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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2009)Número Original: 9Código: 10113

Discursivo

Democracias modernas.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2009
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Tanto mar Sei que estás em festa, pá Sei que há léguas a nos separar Fico contente Tanto mar, tanto mar E enquanto estou ausente Sei também quanto é preciso, pá Guarda um cravo para mim Navegar, navegar Eu queria estar na festa, pá Lá faz primavera, pá Com a tua gente Cá estou doente E colher pessoalmente Manda urgentemente Uma flor no teu jardim Algum cheirinho de alecrim CHICO BUARQUE DE HOLLANDA Tantas palavras. São Paulo: Companhia das Leras, 2006. A canção de Chico Buarque de Hollanda refere-se à Revolução dos Cravos, ocorrida em Portugal em 1974. Aponte duas razões que levaram o exército português a liderar o processo revolucionário e explicite a principal consequência da Revolução dos Cravos para a política portuguesa na África


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Nível de Semelhança

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Democracias modernas.g

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Questões Parecidas

1(UNESP - 2022)Número Original: 27Código: 11574154

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Portugal.b Debates sobre as contradições políticas no processo histórico de desenvolvimento da democracia portuguesa a partir da segunda metade do século XX .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Ainda não é possível a um português falar, sem estreme- cer de indignação, do regime que oprimiu Portugal durante quase meio século e que é responsável pelo seu imobilis- mo e pelo seu atraso em relação à Europa, assim como das guerras coloniais sem saída que tão fortemente marcaram o último decênio, conduzindo-o ao mais completo isolamento. [..] O Portugal democrático, progressista, aberto à Europa, que estamos em vias de construir, coletivamente, depois da revolução libertadora de 25 de Abril, no seio de inúmeras contradições e de grandes dificuldades, tem necessidade de possuir uma visão clara do seu passado recente que tanto o marcou e continua a marcar. É o único meio de exorcizar os demônios desses anos [...]. (Mário Soares. “Prefácio”. In: Jacques Georgel. O salazarismo, 1985.) O texto contrapõe (A) a dificuldade de Portugal participar de organismos inter- nacionais durante o salazarismo ao ingresso, nos anos 1980, na Organização das Nações Unidas. (B) a experiência comunista que paralisou a economia portu- guesa por meio século ao esforço de redemocratização e industrialização do chamado Estado Novo. (C) o passado de conquistas e possessões no além-mar às lutas de independência nas colônias da África e Ásia, en- tre as décadas de 1930 e 1980. (D) a autonomia política e econômica durante a fase dita- torial à submissão portuguesa, no período democrático, aos interesses britânicos e franceses. (E) o período de regime fascista ao projeto da chamada Re- volução dos Cravos que, entre outras ações, contribuiu para o fim do domínio colonial português.


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2(UECE - 2020)Número Original: 33Código: 11427936

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Portugal.b Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos que implantaram o regime democrático moderno em Portugal na segunda metade do século XX .f
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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O Capitão Salgueiro Maia mobilizou as tropas que saíram dos quarteis, sinalizando que a revolução estava em curso. Esse evento da história de Portugal marcou a implantação do regime democrático que ficou conhecido como A) Revolução de 05 de Outubro — Primeira República. B) Revolução do Estado Novo — Segunda República. C) Revolução do Integralismo português — aliança Católica. D) Revolução de 25 de abril — Revolução dos Cravos.


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3(UFPR- aa - 2016)Número Original: 26Código: 6388558

Primeira Fase

Interdisciplinar Mundo.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a luta pela conquista da cidadania nas sociedades contemporâneas .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2016
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Segundo o Departamento de Direitos Humanos e Cidadania do governo estadual paranaense, “ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranquila”. (disponível em:


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4(UERJ- RJ - 2015)Número Original: 49Código: 5880199

Primeiro exame de qualificação

Portugal.b Sentido da Revolução dos Cravos para a sociedade portuguesa em 1974 .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2015
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O aniversário dos quarenta anos da Revolução dos Cravos está sendo comemorado com uma série de conferências, debates e eventos culturais. A agência turística Lisbon Movie Tour lançou um roteiro inspirado no filme Capitães de abril. Os turistas visitam os locais onde foram filmadas as principais cenas, em uma mistura de passeio cinéfilo e aula de História. Em cada parada, a guia conta detalhes do famoso 25 de abril de 1974 e do movimento político que derrubou o regime salazarista. O giro termina no Largo do Carmo onde, há quarenta anos, uma barraca de flores deu origem ao nome dessa revolução. Adaptado de portugues.rfifr, 21/04/2014. As diversas comemorações do aniversário da Revolução dos Cravos, em Portugal, indicam a importância dessa data para o país. Devido à conjuntura em que ocorreu, a Revolução dos Cravos tem para a sociedade portuguesa o seguinte significado: (A) instauração da ordem democrática (B) diversificação dos espaços culturais (C) integração do setor financeiro europeu (D) internacionalização do desenvolvimento econômico


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5(UNICAMP - 2021)Número Original: 11Código: 9157313

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes

Rupturas e continuidades políticas e culturais históricas no desenvolvimento das democracias contemporâneas.f Funções sociais e políticas atribuídas ao universo masculino e feminino na Antiguidade Clássica .f Interdisciplinar
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Milhões de mulheres vivem algumas frustações derivadas de mecanismos que as silenciam e que as afastam dos centros de poder. O mundo dos antigos gregos e romanos pode nos ajudar a compreender a construção desses mecanismos. Na fundação da tradição literária ocidental temos o primeiro exemplo registrado de um homem mandando uma mulher “calar a boca”. Refiro-me à Odisseia de Homero, escrita há quase 3 mil anos. Tendemos, hoje, a pensar na Odisseia apenas como a épica história de Ulisses e seu retorno para casa após a Guerra de Troia. Mas a Odisseia é também a história de Telêmaco, filho de Ulisses e Penélope. É a história do seu crescimento, e de como, ao longo do texto, ele amadurece, passando de menino a homem. Esse processo surge no primeiro livro do poema, quando Penélope desce de seus aposentos e vai ao grande saguão do palácio, onde um poeta se apresenta perante a multidão; ele canta as dificuldades encontradas pelos heróis gregos ao voltar para casa. A música não a agrada, e ela, diante de todos, pede-lhe que escolha outro tema, mais feliz. Nesse momento, intervém Telêmaco: *— Mãe, volte para seus aposentos e retome seu próprio trabalho, o tear e a roca. Discursos são coisas de homens, de todos os homens, e minhas, mais que de qualquer outro, pois meu é o poder nesta casa.” (Adaptado de Mary Beard, Mulheres e Poder. São Paulo: Planeta. 2018. Edição do Kindle: de Posição 51, 52, 63 e 64.) Com base na leitura atenta do texto e em seus conhecimentos, responda às questões. a) Explique um papel social atribuído ao universo masculino e outro atribuído ao universo feminino na Antiguidade Clássica. b) De acordo com o texto, por que a Odisseia pode ser revisitada para a compreensão do mundo contemporâneo?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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