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1(FGV - SP - 2014)Número Original: 53Código: 6347941

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Projeto político que ganhou força a partir do final do período regencial brasileiro .f Região Sudeste.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
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Em contraste com a estagnação e mesmo a decadência de outras regiões do Império, o vale do Paraíba do Sul apresentava- -se em franco progresso, especialmente a partir da década de 1830-1840. Em torno dos novos-ricos dessa região, formar-se-ia um novo bloco de poder, cuja hegemonia, durante muitos anos, não seria contestada. (Hamilton M. Monteiro, Brasil Império. p. 36. Adaptado) Sobre o projeto político hegemônico, é correto considerá-lo como (A) o resultado de uma ampla negociação entre as elites do Centro-Sul e as nordestinas, pela qual o modelo político- -administrativo descentralizado era aceito por todos os grupos regionais, desde que o modelo agroexportador fosse protegido em Minas Gerais, a província mais rica do Segundo Reinado. cias ampliou-se a autonomia das províncias e houve um alargamento dos direitos políticos, com a concessão do voto universal masculino desde 1837. (C) uma articulação bem costurada entre liberais e conservado- res, desde a aprovação da Reinterpretação do Ato Adicional em 1841, que garantiu a estabilidade do poder a partir do reforço do papel do Parlamento, especialmente do Senado, e o isolamento político do imperador Dom Pedro II. (D) um processo desencadeado com o chamado Regresso Con- servador, que defendia a anulação das medidas liberais pre- sentes no Ato Adicional de 1834, o que resultou em uma série de práticas centralizadoras do poder, como a restaura- ção do Conselho de Estado em 1841. (E) uma ação decisiva das elites nordestinas e sulinas, muito preocupadas com a possibilidade de fragmentação político- «territorial em função das rebeliões regenciais, colaborando decisivamente para a reforma constitucional de 1840, que trouxe princípios federalistas.


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2(UFRGS- aa - 2014)Número Original: 13Código: 6396125

Quarto Dia

Instituições políticas e culturais criadas no Brasil durante a regência de Araújo Lima .f Questões de identificações (Hist.) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFRGS 2014
Questão de Vestibular - UFRGS 2014
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Durante a regência de Araújo Lima (1837- 1840), foram criadas algumas instituições político-culturais, com o objetivo de produzir uma história da nação, que conferisse aos brasileiros um sentimento de pertencimento e de nacionalidade, e assim de auxiliar na centralização e fortalecimento do Estado. Uma dessas instituições foi (A) a Guarda Nacional. (B) o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. (C) a Academia Imperial de Belas Artes. (D) a Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional. (E) a Academia Brasileira de Letras.


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3(UNICAMP- aa - 2017)Número Original: 51Código: 6627618

Primeira Fase - Prova Q e Y

Aspectos políticos e sociais do Golpe da Maioridade que pôs fim ao período regencial .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
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O escritor José de Alencar relata como ocorriam as reuniões do Clube da Maioridade, realizadas na casa de seu pai em 1840. Discutiase nessas ocasiões a antecipação da maioridade do imperador D. Pedro II, então com apenas 14 anos, para que ele pudesse assumir o trono antes do tempo determinado pela Constituição. No fim da vida, José de Alencar rememora os episódios de sua infância e chega a uma surpreendente conclusão: os políticos que frequentavam sua casa na ocasião iam lá não porque estavam pensando no futuro do país, mas apenas para devorar tabletes e bombons de chocolate. Conforme o relato do escritor, os membros do Clube da Maioridade, discutindo altos assuntos na sala de sua casa, pareciam realmente gente séria e preocupada com os destinos do Brasil, até que chegava a hora do chocolate. Para Alencar, a discussão política no Brasil se resumia a um “devorar de chocolate”, isto é, cada um defendia apenas seus interesses particulares e nada mais. (Adaptado de Daniel Pinha Siva, “O império do chocolate", em hp: revistadenitoria com brisecaneiturasioimperio do chocolate. “Acessado em 01/08/2016.) ‘Sobre o Golpe da Maioridade e a visão de José de Alencar a esse respeito, é correto afirmar que: a) O golpe foi uma manobra das elites políticas, que criaram uma forma de alterar a Constituição e contemplar os seus interesses durante o periodo regencial, fato criticado por Alencar ao fazer uma anedota com o chocolate. b) Ao entregar o poder a um jovem de 14 anos, alegando ser maior de 18, os políticos do Império manifestavam uma ousada visão política para evitar a influência da Inglaterra nos assuntos brasileiros, preservando seus interesses como donos de escravos. €) O golpe foi uma resposta dos conservadores às propostas liberais que pretendiam estabelecer a República no país, e Alencar apontou uma prática política dos parlamentares que é recorrente na história do pais. d) José de Alencar expressou sua decepção com os políticos e, ao registrar sua visão sobre o Clube da Maioridade, o escritor contribuiu para inibir procedimentos semelhantes durante o Império, assegurando uma transição pacífica e legal para a República, em 1889.


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4(UNICAMP- SP - 2012)Número Original: 4Código: 4292

Segunda Fase

Golpe da Maioridade Confederação do Equador
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
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Passar de Reino a Colônia É desar [derrota] É humilhação que sofrer jamais podia brasileiro de coração. A quadrinha acima reflete o temor vivido no Brasil depois do retorno de D. João Vl a Portugal em 1821. Apesar de seu filho Pedro ter ficado como regente, acirrou-se o antagonismo entre "brasileiros" e "portugueses" até que, em dezembro de 1821, as Cortes de Portugal determinaram o retorno do príncipe. Se ele acatasse, tudo poderia acontecer. Inclusive, dizia d. Leopoldina, "uma Confederação de Povos no sistema democrático como nos Estados Livres da América do Norte". (Adaptado de Eduardo Schnoor, "Senhores do Brasil", Revista de História da Biblioteca Nacional, nº. 48. Rio de Janeiro, set. 2009, p. 36.) a) Identifique os riscos temidos pelas elites do centro-sul do Brasil com o retorno de D. Joao VI a Lisboa e a pressão das Cortes para que D. Pedro | retornasse a Portugal. b) Explique o que foi a Confederação do Equador.


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