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1(USP - 2017)Número Original: 29Código: 6978166

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g Processos e fatos históricos das revoluções industriais e seus impactos nas formas tradicionais de sociedade e de produção .f
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Questão de Vestibular - USP 2017
Questão de Vestibular - USP 2017
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Níveis per capita de industrialização, 1750-1913 (Reino Unido em 1900 = 100) País 1750 1800 1860 1913 Alemanha 8 8 15 85 Bélgica 9 10 28 88 China 8 6 4 3 Espanha 7 7 11 22 EUA 4 9 21 126 França 9 9 20 59 Índia 7 6 3 2 Itália 8 8 10 26 Japão 7 7 7 20 Reino Unido 10 16 64 115 Rússia 6 6 8 20 Ronald Findlay e Kevin O'Rourke. Power and Plenty: Trade, War, and the World Economy in the Second Millennium. Princeton: Princeton University Press, 2007. Adaptado. Com base na tabela, é correto afirmar: a) b) C) d) e) A industrialização acelerada da Alemanha e dos Estados Unidos ocorreu durante a Primeira Revolução Industrial, mantendo-se relativamente inalterada durante a Segunda Revolução Industrial. Os países do Sul e do Leste da Europa apresentaram níveis de industrialização equivalentes aos dos países do Norte da Europa e dos Estados Unidos durante a Segunda Revolução Industrial. A Primeira Revolução Industrial teve por epicentro o Reino Unido, acompanhado em menor grau pela Bélgica, ambos mantendo níveis elevados durante a Segunda Revolução Industrial. Os níveis de industrialização verificados na Ásia em meados do século XVIIl acompanharam o movimento geral de industrialização do Atlântico Norte ocorrido na segunda metade do século XIX. O Japão se destacou como o país asiático de mais rápida industrialização no curso da Primeira Revolução Industrial, perdendo força, no entanto, durante a Segunda Revolução Industrial.


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     D     
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2(FAMEMA - 2017)Número Original: 29Código: 7817743

Prova 2

Aspectos e características do processo de desenvolvimento industrial na Inglaterra do século XIX.g Inglaterra.b
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
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Nassau Senior, economista de renome, passou por Man- chester em 1837, e assim descreveu o que viu: “Num lugar encontramos toda uma rua seguindo o curso de um canal, porque dessa forma era possível conseguir porões mais pro- fundos, sem o custo de escavações, porões destinados não ao armazenamento de mercadorias ou de lixo, mas à resi- dência de seres humanos. Nenhuma das casas dessa rua esteve isenta do cólera”. A média de vida era determinada pelo lugar onde se mo- rava — segundo o relatório do Dr. P. H. Holland, que realizou uma investigação num subúrbio de Manchester, em 1844. “Quando verificamos ser a taxa de mortalidade quatro ve- zes maior em algumas ruas do que em outras, e duas vezes maior em grupos de ruas do que em outros, não podemos deixar de concluir que multidões de nossos irmãos, centenas de vizinhos próximos, são anualmente destruídos por falta das precauções mais simples”. (Leo Huberman. História da riqueza do homem, 1986. Adaptado.) O relatório alude (A) aos efeitos sociais da industrialização, com a formação de bairros operários onde as condições de habitação e higiene eram precárias. (B) às causas das epidemias nas áreas rurais da Inglaterra, devido à concentração dos camponeses em aldeias sob condições degradantes. (C) aos ideais do socialismo científico, que formulava críticas a organização industrial da produção, mas não oferecia meios práticos de mudança. (D) aos resultados do planejamento urbano das metrópoles, cujo objetivo principal foi integrar socialmente a popula- ção trabalhadora das periferias. (E) aos motivos da distribuição de renda na economia britã- nica, devido ao aumento da massa salarial e da produtivi- dade proporcionada pelas fábricas.


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3(UNESP - 2014)Número Original: 1Código: 6984373

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Errata (Tamanho) Processos e fatos históricos das revoluções industriais e seus impactos nas formas tradicionais de sociedade e de produção .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental. (Eric Hobsbawm. 4 era das revoluções: 1789-1848, 1986.) Aponte dois fatores que justifiquem a importância dada pelo texto à Revolução Industrial e indique dois motivos do pio- neirismo britânico.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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4(UECE - 2023)Número Original: 37Código: 12798068

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

Processos e fatos históricos das revoluções industriais e seus impactos nas formas tradicionais de sociedade e de produção .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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A segunda metade do século XIX foi palco do movimento que ficou conhecido como a segunda revolução industrial. Sobre a sociedade derivada desse processo, podemos afirmar corretamente que A) B) a grande caraterística desse movimento foi a primazia do setor têxtil sobre os outros setores da economia. as invenções técnicas do período, apesar de terem provocado uma revolução na produção, foram bastante modestas. os movimentos luditas eclodiram exatamente nesse período como uma reação a introdução das máquinas no processo de produção. a classe média, formada por profissionais liberais, pequenos proprietários e funcionários públicos, cresceu e prosperou.


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5(ENEM - 2022)Número Original: 90Código: 12794928

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Amarela

França.b Processos e fatos históricos sobre o Dia do Trabalhador no contexto do movimento operário internacional do século XIX .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2022
Questão de Vestibular - ENEM 2022
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Anhistória do Primeiro de Maio de 1890 — na França e na Europa, o primeiro de todos os Primeiros de Maio — é, sob vários aspectos, exemplar. Resultante de um ato político deliberado, essa manifestação ilustra o lado voluntário da construção de uma classe — a classe operária — à qual os socialistas tentam dar uma unidade política e cultural através daquela pedagogia da festa cujo princípio, eficácia e limites há muito tempo tinham sido experimentados pela Revolução Francesa. PERROT, M. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. Com base no texto, a fixação dessa data comemorativa tinha por objetivo valorizar um sentimento burguês. afirmar uma identidade coletiva. edificar uma memória nacional. criar uma comunidade cívica. definir uma tradição popular. VOVOO


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