Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Progressismo na América Latina.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(PUC-CAMPINAS - 2021)Número Original: 42Código: 12988880

Prova Geral - Direito

Processos e fatos históricos sobre o governo Perón e o peronismo na Argentina do século XX .f Argentina.b Errata (Gabarito)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2021
Exibir texto da questão

O estilo populista de Juan Domingo Perón tinha como base um discurso político de caráter (A) (B) (C) (D) (E) carismático, em defesa dos chamados “descamisados”, e baseado na justiça social que inspirou a sua proclamada doutrina política do justicialismo. anticlerical, uma vez que ele e sua esposa, Evita, estimulavam o culto ao peronismo em substituição às práticas católicas, por meio de cartilhas de catequese e celebrações messiânicas. ultranacionalista, permeado por ideias e instituições fascistas, a exemplo da criação de milícias paramilitares como os “camisas negras” e a incorporação do símbolo semelhante ao fascio mussoliniano (feixe). humanista, marcado pela filantropia e pregação da tolerância às crenças e tendências políticas diversas, uma vez que seu governo se ancorava em princípios socialistas e democráticos. terceiro-mundista, uma vez que Perón defendia a união dos latino-americanos com outros países subdesenvolvidos, princi- palmente os africanos, para a formação de um bloco peronista mundial, sob sua liderança.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UPE - 2019)Número Original: 33Código: 10127520

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

América Latina.b Questões com causas ou consequências (Hist.) Efeitos da crise dos governos progressistas na América Latina do século XXI para a UNASUL .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

Diante da vontade dos países sul-americanos em ampliar a cooperação e aprofundar a integração perante seus objetivos comuns, visando formar um grande bloco para defender seus interesses inalienáveis de aceleração do desenvolvimento econômico, da autonomia política e da identidade cultural, foi criada a UNASUL em 2008. Análise do processo de desenvolvimento do CDS/UNASUL em tempos de austeridade. In: https://www .defesa.gov.br/arquivos/ensino e pesquisa/defesa academia/cadn/artigos/xiv cadn/analise do - processo de desenvolvimento do cdsunasul em tempos de austeridade.pdf. Acesso em: 03/05/2018. A principal consequência da crise dos governos sociais democratas na América do Sul para a instituição em destaque foi a a) contração das ações econômicas do MERCOSUL. b) efetivação do processo de integração no continente. c) cooperação com a Associação Bolivariana das Américas. d) diminuição da sua importância enquanto ator político regional. e) aproximação com a China e a África do Sul para assuntos de defesa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFRGS - 2020)Número Original: 17Código: 7887676

Quarto Dia

Aspectos e características políticas, sociais e econômicas dos governos progressistas que atuaram nos países da América Latina durante o século XX. Questões de identificações (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2020
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. [...] Ele retira sua força de sua própria mobilização, do laço de fraternidade (hermandad) que une seus membros, e de sua devoção ao chefe. Mas a recusa necessária de uma concepção parlamentar dos partidos políticos não deve levar a ver neles somente os instrumentos de uma ambição ou de um culto pessoal. A força do lider vem do fato de que só ele consegue unir demandas muito diversas, que se unem apenas por meio da prioridade dada às forças fundamentais da vida pública: primeiro a Nação, afirmada em suas lutas contra o imperialismo ianque e contra a oligarquia nacional a serviço dos mercados estrangeiros; também a cidade, no momento em que aparecem as grandes metrópoles; enfim, e sempre, o Povo. TOURAINE, Alain. Pa/avra e sangue: política e sociedade na América Latina. São Paulo: Trajetória Cultural: Editora da Universidade de Campinas, 1989. p. 196. Sobre o texto, é correto afirmar que (A) explica as ideias das elites oligárquicas latino-americanas, comprometidas com a modernização nacional e a vontade popular. (B) analisa a luta de classes e os movimentos revolucionários de caráter socialista na América Latina dos anos 1970. (C) faz referência à ideologia que caracterizou diversos governos da América Latina no século XX, chamada de populismo. (D) faz referência ao alinhamento da social democracia latino-americana com o pensamento oligárquico, com a defesa do Estado mínimo e com a ampliação da participação política popular. (E) examina as caracteristicas dos partidos políticos liberais que, na década de 1990, defendiam a integração da América Latina à Area de Livre Comércio das Américas (ALCA).


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPR- aa - 2016)Número Original: 10Código: 6388184

Segunda Fase

Aspectos do governo Perón e as relações entre Eva Duarte e o peronismo na Argentina do século XX .f Argentina.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2016
Exibir texto da questão

Leia o seguinte excerto da autobiografia da primeira-dama argentina, Eva Perón: Quando escolhi ser “Evita”, escolhi o caminho do meu povo [..] Ninguém senão o povo me chama de “Evita”. Somente aprenderam a me chamar assim os ‘descamisados’. [..] Sim, confesso que tenho uma ambição [..] queria que o nome de Evita figurasse na história de minha Pátria . (PERÓN, Eva. La razón de mi vida. 1951, p. 47-50) Explique duas características político-econômicas do período de governo de Juan Domingo Perón (1946-1952; 1952- 1955) e comente a atuação de sua esposa, Eva Perón, nesse contexto.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UNITAU - 2023)Número Original: 18Código: 13041017

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

América Latina.b Questões com causas ou consequências (Hist.) Processos e fatos históricos sobre o surgimento de governos progressistas na América Latina na primeira metade do século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2023
Questão de Vestibular - UNITAU 2023
Exibir texto da questão

Entre as décadas de 1910 e 1930, diversos países da América Latina vivem a ascensão de governos reformistas ao poder, que contavam com o apoio das camadas médias urbanas que não se identificavam com as oligarquias. Percebendo que as classes médias e a classe trabalhadora urbana podiam ser ameaças às oligarquias, esses grupos reformistas buscaram atrair e controlar ambos: as classes médias, por meio de um discurso progressista de modernização, e a classe trabalhadora, através de legislações trabalhistas. Uma vez alcançado o poder, os grupos reformistas adotavam uma postura ditatorial, com o apoio dos exércitos locais. BETHEL, L. (org.). História da América Latina: de 1870 a 1930. Vol. V. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado; Editora da Universidade de São Paulo; Fundação Alexandre de Gusmão, 2002. Adaptado. Uma das consequências dos governos reformistas e dos radicalismos políticos das décadas de 1910-1930 na América Latina foi a) o surgimento das políticas populistas na década de 1930, implantando um estilo de governo no qual o poder pessoal do líder se confunde com o Estado, como no México, Argentina e Brasil. b) o enfraquecimento das classes médias e dos proletariados, como na Argentina, que não conseguiram se organizar contra as antigas oligarquias no poder. c) o surgimento de ditadores que se sucedem no poder, até a década de 1990, organizando os países latino- americanos nos moldes do neoliberalismo econômico, como a Venezuela. d) a organização dos movimentos estudantis como partidos políticos, que lutavam desde 1910 por reformas educacionais, como a gestão da universidade compartilhada com alunos, como no Peru. e) a intensa participação do Estado na economia, com a nacionalização dos bancos e estradas de ferro estrangeiras e a secularização da relação entre Estado e Igreja, como no Brasil.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?