Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Progressismo na América Latina.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(PUC-CAMPINAS - 2021)Número Original: 42Código: 12988880

Prova Geral - Direito

Processos e fatos históricos sobre o governo Perón e o peronismo na Argentina do século XX .f Argentina.b Errata (Gabarito)

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2021
Exibir texto da questão

O estilo populista de Juan Domingo Perón tinha como base um discurso político de caráter (A) (B) (C) (D) (E) carismático, em defesa dos chamados “descamisados”, e baseado na justiça social que inspirou a sua proclamada doutrina política do justicialismo. anticlerical, uma vez que ele e sua esposa, Evita, estimulavam o culto ao peronismo em substituição às práticas católicas, por meio de cartilhas de catequese e celebrações messiânicas. ultranacionalista, permeado por ideias e instituições fascistas, a exemplo da criação de milícias paramilitares como os “camisas negras” e a incorporação do símbolo semelhante ao fascio mussoliniano (feixe). humanista, marcado pela filantropia e pregação da tolerância às crenças e tendências políticas diversas, uma vez que seu governo se ancorava em princípios socialistas e democráticos. terceiro-mundista, uma vez que Perón defendia a união dos latino-americanos com outros países subdesenvolvidos, princi- palmente os africanos, para a formação de um bloco peronista mundial, sob sua liderança.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UPE - 2019)Número Original: 33Código: 10127520

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

América Latina.b Questões com causas ou consequências (Hist.) Efeitos da crise dos governos progressistas na América Latina do século XXI para a UNASUL .f

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

Diante da vontade dos países sul-americanos em ampliar a cooperação e aprofundar a integração perante seus objetivos comuns, visando formar um grande bloco para defender seus interesses inalienáveis de aceleração do desenvolvimento econômico, da autonomia política e da identidade cultural, foi criada a UNASUL em 2008. Análise do processo de desenvolvimento do CDS/UNASUL em tempos de austeridade. In: https://www .defesa.gov.br/arquivos/ensino e pesquisa/defesa academia/cadn/artigos/xiv cadn/analise do - processo de desenvolvimento do cdsunasul em tempos de austeridade.pdf. Acesso em: 03/05/2018. A principal consequência da crise dos governos sociais democratas na América do Sul para a instituição em destaque foi a a) contração das ações econômicas do MERCOSUL. b) efetivação do processo de integração no continente. c) cooperação com a Associação Bolivariana das Américas. d) diminuição da sua importância enquanto ator político regional. e) aproximação com a China e a África do Sul para assuntos de defesa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFRGS - 2020)Número Original: 17Código: 7887676

Quarto Dia

Aspectos e características políticas, sociais e econômicas dos governos progressistas que atuaram nos países da América Latina durante o século XX. Questões de identificações (Hist.)

Questão de Vestibular - UFRGS 2020
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. [...] Ele retira sua força de sua própria mobilização, do laço de fraternidade (hermandad) que une seus membros, e de sua devoção ao chefe. Mas a recusa necessária de uma concepção parlamentar dos partidos políticos não deve levar a ver neles somente os instrumentos de uma ambição ou de um culto pessoal. A força do lider vem do fato de que só ele consegue unir demandas muito diversas, que se unem apenas por meio da prioridade dada às forças fundamentais da vida pública: primeiro a Nação, afirmada em suas lutas contra o imperialismo ianque e contra a oligarquia nacional a serviço dos mercados estrangeiros; também a cidade, no momento em que aparecem as grandes metrópoles; enfim, e sempre, o Povo. TOURAINE, Alain. Pa/avra e sangue: política e sociedade na América Latina. São Paulo: Trajetória Cultural: Editora da Universidade de Campinas, 1989. p. 196. Sobre o texto, é correto afirmar que (A) explica as ideias das elites oligárquicas latino-americanas, comprometidas com a modernização nacional e a vontade popular. (B) analisa a luta de classes e os movimentos revolucionários de caráter socialista na América Latina dos anos 1970. (C) faz referência à ideologia que caracterizou diversos governos da América Latina no século XX, chamada de populismo. (D) faz referência ao alinhamento da social democracia latino-americana com o pensamento oligárquico, com a defesa do Estado mínimo e com a ampliação da participação política popular. (E) examina as caracteristicas dos partidos políticos liberais que, na década de 1990, defendiam a integração da América Latina à Area de Livre Comércio das Américas (ALCA).


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPR- aa - 2016)Número Original: 10Código: 6388184

Segunda Fase

Aspectos do governo Perón e as relações entre Eva Duarte e o peronismo na Argentina do século XX .f Argentina.b

Questão de Vestibular - UFPR 2016
Exibir texto da questão

Leia o seguinte excerto da autobiografia da primeira-dama argentina, Eva Perón: Quando escolhi ser “Evita”, escolhi o caminho do meu povo [..] Ninguém senão o povo me chama de “Evita”. Somente aprenderam a me chamar assim os ‘descamisados’. [..] Sim, confesso que tenho uma ambição [..] queria que o nome de Evita figurasse na história de minha Pátria . (PERÓN, Eva. La razón de mi vida. 1951, p. 47-50) Explique duas características político-econômicas do período de governo de Juan Domingo Perón (1946-1952; 1952- 1955) e comente a atuação de sua esposa, Eva Perón, nesse contexto.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UNITAU - 2023)Número Original: 18Código: 13041017

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

América Latina.b Questões com causas ou consequências (Hist.) Processos e fatos históricos sobre o surgimento de governos progressistas na América Latina na primeira metade do século XX .f

Questão de Vestibular - UNITAU 2023
Questão de Vestibular - UNITAU 2023
Exibir texto da questão

Entre as décadas de 1910 e 1930, diversos países da América Latina vivem a ascensão de governos reformistas ao poder, que contavam com o apoio das camadas médias urbanas que não se identificavam com as oligarquias. Percebendo que as classes médias e a classe trabalhadora urbana podiam ser ameaças às oligarquias, esses grupos reformistas buscaram atrair e controlar ambos: as classes médias, por meio de um discurso progressista de modernização, e a classe trabalhadora, através de legislações trabalhistas. Uma vez alcançado o poder, os grupos reformistas adotavam uma postura ditatorial, com o apoio dos exércitos locais. BETHEL, L. (org.). História da América Latina: de 1870 a 1930. Vol. V. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado; Editora da Universidade de São Paulo; Fundação Alexandre de Gusmão, 2002. Adaptado. Uma das consequências dos governos reformistas e dos radicalismos políticos das décadas de 1910-1930 na América Latina foi a) o surgimento das políticas populistas na década de 1930, implantando um estilo de governo no qual o poder pessoal do líder se confunde com o Estado, como no México, Argentina e Brasil. b) o enfraquecimento das classes médias e dos proletariados, como na Argentina, que não conseguiram se organizar contra as antigas oligarquias no poder. c) o surgimento de ditadores que se sucedem no poder, até a década de 1990, organizando os países latino- americanos nos moldes do neoliberalismo econômico, como a Venezuela. d) a organização dos movimentos estudantis como partidos políticos, que lutavam desde 1910 por reformas educacionais, como a gestão da universidade compartilhada com alunos, como no Peru. e) a intensa participação do Estado na economia, com a nacionalização dos bancos e estradas de ferro estrangeiras e a secularização da relação entre Estado e Igreja, como no Brasil.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.