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  • Ciclo do Nitrogênio e a Produção Agrícola
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1(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 6Código: 6991228

Exame Discursivo

Características das plantas utilizadas na adubação verde que contribui para o enriquecimento do solo com nitrogênio.t Identificação do tipo de planta adequada para a adubação verde.t
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Questão de Vestibular - UERJ 2018
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A adubação verde é uma prática de fertilização agrícola que consiste na adição de determinadas plantas à superfície do solo, favorecendo a produção de biomassa vegetal. As plantas utilizadas nesse tipo de adubação também proporcionam a incorporação ao solo do nitrogênio, essencial à produção de aminoácidos e proteínas. Indique o tipo de planta mais adequado para a adubação verde e aponte uma característica desse tipo de planta que contribui para o enriquecimento do solo com nitrogênio.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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2(UDESC - 2016)Número Original: 16Código: 9725579

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Manhã

Identificação de plantas utilizadas para aumentar a quantidade de nitrogênio no solo .f
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Questão de Vestibular - UDESC 2016
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Os átomos de nitrogênio entram na composição das proteínas e dos ácidos nucleicos. Pode- se, deliberadamente, interferir no Ciclo do Nitrogênio na natureza com a finalidade de aumentar a produtividade de certas culturas. Assinale a alternativa que contém exemplos de plantas, usualmente, utilizadas para aumentar a quantidade de nitrogênio no solo. A. ( ) morango — alface — cebola B. () milho — batata — arroz C. ( ) algodão — batata — milho D. ( ) soja — feijão — ervilha E. ( ) gergelim - milho — castanhas


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(ETEC - 2016)Número Original: 5Código: 7808525

Primeiro semestre

Uso de figuras (Biologia).t Processos realizados pelos organismos associados à prática de adubação verde
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Questão de Vestibular - ETEC 2016
Questão de Vestibular - ETEC 2016
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A adubação verde é uma prática utilizada pelos agricultores, em várias regiões do mundo, para recuperar os solos degradados pelo cultivo, melhorar aqueles que são naturalmente pobres ou conservar os que já são produtivos. Consiste no plantio de espécies de plantas, como as leguminosas (soja, feijão, alfafa) tanto em conjunto com outras plantas (plantações consorciadas), como em períodos alternados (rotações de culturas). As leguminosas são muito utilizadas como adubo verde, pois suas raízes são capazes de se associar a bactérias, que fixam o gás nitrogênio diretamente do ar presente no solo e com ele produzem compostos nitrogenados que, incorporados ao solo, atuam na sua adubação natural. Além disso, esses compostos nitrogenados são compartilhados com as plantas leguminosas, contribuindo assim para um melhor desenvolvimento desses vegetais que, em troca, fornecem compostos orgânicos as bactérias. A figura ilustra o sistema radicular de uma planta de soja com bactérias fixadoras de nitrogênio. As bactérias estão nas “bolinhas” que aparecem na raiz. David M.Dennis Acesso em: 11.09.2015. Original colorido. x A Sobre a adubação verde, é correto afirmar que (A) o cultivo de leguminosas contamina o solo com substâncias tóxicas produzidas pelas bactérias. (B) a concentração de compostos nitrogenados no solo diminui, devido à atividade das bactérias que vivem associadas às plantas leguminosas. (C) o cultivo de leguminosas aumenta o custo da produção agrícola, pois será preciso comprar adubo nitrogenado para suprir a falta desse elemento químico no solo. (D) as plantas leguminosas aproveitam diretamente o gás nitrogênio do ar, fornecendo-o para as bactérias que fazem fotossíntese e produzem compostos nitrogenados. (E) as bactérias que vivem nas raízes das leguminosas fixam o gás nitrogênio, transformando-o em compostos nitrogenados, os quais podem ser utilizados por essas plantas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(UNIFESP - 2021)Número Original: 4Código: 9494768

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Relação entre o ciclo do nitrogênio e a produção agrícola .f Consequências do fogo nas etapas do ciclo do nitrogênio .f Identificação das relações ecológicas a partir da interação de diferentes espécies .f Identificação dos níveis tróficos em uma teia alimentar .f
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Questão de Vestibular - UNIFESP 2021
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O incêndio no Pantanal está devastando a fazenda São Francisco do Perigara, santuário que concentra 15% da população livre da espécie de arara-azul Anodorhynchus hyacinthinus, ameaçada de extinção. A propriedade já perdeu 70% dos cerca de 25 mil hectares, quase tudo vegetação nativa. O motivo da concentração de araras na fazenda era a associação entre esses animais, o acuri (Attalea phalerata, tipo de palmeira que produz frutos com polpa) e os bois. Antes das queimadas era comum ver as araras perto dos bois para se alimentar. O gado vai para a mata, come a polpa do acuri e deixa o fruto disperso no chão, que é comido pelas araras-azuis. O incêndio está provocando um impacto enorme sobre a flora e a fauna do Pantanal e poderá comprometer a fertili- dade do solo, com prejuízo à produção agrícola local e à produção das plantas forrageiras que alimentam o gado. (Folha de S.Paulo, 17.08.2020. Adaptado.) a) Cite a relação ecológica que ocorre entre o gado e as araras-azuis. Na teia alimentar da qual essas espécies fazem parte, qual é o nível trófico ocupado pelas araras-azuis”? b) O fogo interrompe drasticamente quase todas as etapas do ciclo do nitrogênio e, consequentemente, reduz a produ- ção agrícola. Explique como o fogo interrompe as etapas do ciclo do nitrogênio e qual a relação disso com a baixa produção agrícola.


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