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1(URCA - 2016)Número Original: 14Código: 10033362

Segundo Semestre - Segundo Dia

Características gerais das relações ecológicas interespecíficas .f Características gerais das relações ecológicas intraespecíficas .f
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Questão de Vestibular - URCA 2016
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DOC” - Na Biologia, as relações ecológicas são divididas em relações ecológicas interespecíficas e relações ecológicas intra-específicas. As relações ecológicas interespecíficas se estabelecem entre indivíduos de espécies diferentes, enquanto que as relações ecológicas intra-específicas se estabelecem entre indivíduos da mesma espécie. Inquilinismo, herbivoria, parasitismo e mutualismo são exemplos de relações ecológicas interespecíficas, ou seja, ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. Sociedade, colônia e competição são exemplos de relações ecológicas intra-específicas. As relações ecológicas abaixo descritas são classificadas, respectivamente, como: A caravela é um cnidário que vive flutuando no mar e é formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem fisicamente juntos, dividindo o trabalho. A associação entre certos fungos e algas clorofíceas ou cianobactérias formam um novo tipo de organismo, o líquen. Entre alguns insetos da mesma espécie, os animais mais fracos ou doentes são devorados pelos sadios; Várias espécies de abelhas formam agrupamentos altamente organizados, nas quais, de modo instintivo, cada indivíduo coloca a sobrevivência da colmeia acima de sua própria. Sociedade, colônia, canibalismo e mutualismo. Mutualismo, sociedade, canibalismo e colônia. Comensalismo, sociedade, predatismo e colônia. Colônia, Mutualismo, canibalismo e sociedade. Protocooperação, colônia, predatismo e sociedade.


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2(UEL - 2019)Número Original: 3Código: 9457741

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Características gerais das relações ecológicas interespecíficas .f Características gerais das relações ecológicas intraespecíficas .f
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Questão de Vestibular - UEL 2019
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Variações nos índices das colmeias de abelhas produtoras de mel no mundo A polinização por abelhas é vital para ecossistemas terrestres e para a produção de culturas. A chance de enfrentarmos uma crise de polinização, na qual o rendimento das culturas comece a cair em virtude da polinização inadequada, tem gerado debates e estimulado muitas pesquisas nas últimas décadas. As melhores estimativas em relação aos índices de colmeias são provenientes de dados de pesquisas sobre as abelhas produtoras de mel domesticadas. As pesquisas sugerem que o número de colmeias de abelhas produtoras de mel diminuiu na Europa (uma perda de 25% das colmeias na Europa Central que, em 1961, apresentava cerca de 21 milhões de colmeias) e na América do Norte (perda de 59% das 6 milhões de colmeias existentes em 1961). Entretanto, de maneira geral, os estoques globais aumentaram cerca de 45%, entre 1961 e 2015, devido ao grande aumento no número de colmeias na Ásia e América do Sul. Em 1961, a Ásia apresentava cerca de 11 milhões de colmeias e teve um aumento de 230% até os dias atuais. Adaptado de BAYER BEE CARE CENTER. Learnings from the past: a short history of bee mortality. S.l., 2015. Disponível em beecare.bayer.com. GOULSON, D.; NICHOLLS, E.; BOTIAS, C.; ROTHERAY, E. |. Bee declines driven by combined stress from parasites pesticides, and lack of flowers. Science, vol. 347, issue 6229, pp. 1255975-1 — 1255975-7, 2015. Com base no texto, construa um gráfico de linhas ou de barras que demonstre as variações nos números de colmeias na Asia e na Europa, de 1961 até 2015. A organização das abelhas em uma colmeia caracteriza-se como uma relação ecológica intraespecífica, já a polinização caracteriza-se como uma relação ecológica interespecífica. Cite o nome e defina essas duas relações ecológicas.


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3(UFU - 2017)Número Original: 1Código: 7818460

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Identificação (Biologia) Representação simbólica do tipo de relações ecológicas entre diferentes organismos
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Questão de Vestibular - UFU 2017
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As relações/interações ecológicas estabelecidas entre duas espécies podem ser benéficas, prejudiciais ou neutras, e uma das formas de representação é o uso dos símbolos +, - e 0, respectivamente. Observe as seguintes interações: |. A fixação de nitrogênio por bactérias presentes nos nódulos das raízes de plantas leguminosas. |. Uma cadeia alimentar na qual os gafanhotos se alimentam das plantas. Il. Os vermes que vivem no intestino de uma criança. As interações descritas são representadas, respectivamente, por: A) +/0; +/-; ++ B) +/+; +4/-; 4/- O) +/+; +/0; +/- D) +/-; ++; ++


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4(UFU - 2019)Número Original: 7Código: 7818803

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Caracterização de uma espécie com base na sua relação com o meio
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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Em uma expedição ao Parque Estadual do Rio Preto, na região central de Minas, biólogos descobriram uma nova espécie de inseto, a Plectromacronema solaris. Em sua fase imatura, os indivíduos da espécie são exclusivamente aquáticos, habitando riachos de montanhas encachoeirados. Já os adultos se assemelham a pequenas mariposas e voam nas margens de córregos, nas montanhas do Espinhaço meridional. A larva da espécie é sensível a distúrbios no meio aquático e tem sua incidência comprometida em ambientes devastados pela ação do homem, o que facilita a detecção e a definição dos padrões de potabilidade da água. Jornal do Biólogo — CRBio-04, ed. 72, fevereiro de 2019. (Adaptado). A identificação da nova espécie e sua relação com a água abrem caminhos para sua caracterização como um bom A B C D predador. bioindicador. dispersor. polinizador. Nee Ne ee eee”


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5(UECE - 2024)Número Original: 62Código: 14140037

Um - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Características das gerais relações ecológicas.t
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Questão de Vestibular - UECE 2024
Questão de Vestibular - UECE 2024

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