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  • Estratégias das plantas para a polinização
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1(ENEM - 2018)Número Original: 105Código: 6983949

Primeira Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Estratégias evolutivas das plantas para aumentar a eficácia da polinização pelo vento(anemofilia).t
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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A polinização, que viabiliza o transporte do grão de pólen de uma planta até o estigma de outra, pode ser realizada biótica ou abioticamente. Nos processos abióticos, as plantas dependem de fatores como o vento e a água. A estratégia evolutiva que resulta em polinização mais eficiente quando esta depende do vento é o(a) diminuição do cálice. alongamento do ovário. disponibilização do néctar. intensificação da cor das pétalas. aumento do número de estames. VODOS


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     B     
     C     
     D     
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2(FAMEMA - 2020)Número Original: 7Código: 7818127

Prova 1

Estratégias utilizadas pelas plantas para atração dos agentes polinizadores.t Relação entre a produção de sementes com tamanho dos frutos .f Uso de figuras (Biologia).t Importância dos agentes polinizadores na formação de frutos .f
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2020
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Um pesquisador realizou um experimento com flores de uma espécie de tomateiro. Ele dividiu as plantas em dois lotes. No lote 1, as flores ficaram expostas, sem nenhuma cobertura. No lote 2, cada flor foi coberta com gaze porosa e opaca, de forma que as abelhas podiam pousar sobre a gaze, mas nunca sobre a flor. O número de abelhas que visitaram as flores dos dois lotes foi contabilizado durante um determinado período de tempo. As flores continuaram cobertas até o início da formação dos frutos. Como resultado do experimento, obteve-se que o número de abelhas que visitou as flores do lote 1 foi significativamen- te maior do que o número de abelhas que visitou as do lote 2. O pesquisador notou, ainda, que no lote 2 foram formados pou- cos frutos e que estes eram menores e com menor número de sementes quando comparados aos frutos das plantas do lote 1. LOTE 1 LOTE 2 1 cm (www.semabelhasemalimento.com.br) a) Qual o papel das abelhas na formação dos tomates? O que provavelmente atraiu as abelhas até as flores do lote 2, que estavam cobertas? b) Explique o mecanismo fisiológico que relaciona a formação de frutos maiores à formação de um maior número de sementes.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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3(UFU - 2020)Número Original: 1Código: 9157188

Dois - Fase Única - Segundo Dia - Tipo 1

Estratégias utilizadas pelas plantas para atração dos agentes polinizadores.t Características gerais das monocotiledôneas .f Identificação dos grupos botânicos das espécies de plantas .f Características gerais das eudicotiledôneas.f
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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Em uma aula de Botânica sobre determinado grupo vegetal, a professora apresentou algumas das principais características de monocotiledôneas e eudicotiledôneas a partir de dois conjuntos de exemplares: Conjunto 1: ipê, mogno, abacateiro e goiabeira; Conjunto 2: arroz, cebola, trigo e grama. A) De que forma as espécies desse grupo vegetal se relacionam com os animais polinizadores”? B) Considerando-se que os conjuntos 1 e 2 descritos no texto referem-se a uma subclassificação do grupo vegetal em questão, identifique seus nomes e descreva as características dos vasos nos caules presentes no conjunto 2. C) Descreva as características da venação foliar que diferenciam o conjunto 1 do conjunto 2.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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