Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Plantas e polinização
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM - 2020)Número Original: 101Código: 9060627

Digital - Segundo Dia - Prova Amarela

Identificação da estrutura vegetal carregada pelos insetos que contribui para a variabilidade genéticas das plantas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

A ampla diversidade genética é uma característica presente nas plantas fanerógamas, que ocorreu em razão da presença de estruturas reprodutivas que lhes garantiram o sucesso adaptativo. Os insetos contribuem para a manutenção e o aumento da variabilidade genética, ao transportarem diretamente para o órgão reprodutivo da flor uma importante estrutura desse grupo vegetal. Qual estrutura vegetal carregada pelos insetos está diretamente relacionada ao incremento do referido processo nesse grupo vegetal”? (A) Arquegônio, que protege o embrião multicelular Broto, que propaga vegetativamente as plantas (C) Fruto, que garante uma maior eficiéncia na dispersao (D) Grão de pólen, que favorece a fecundação cruzada Semente alada, que favorece a dispersão aérea


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFU - 2017)Número Original: 7Código: 7818512

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Identificação por tabelas (Biologia).t Espécies de plantas com melhor resposta a diminuição populacional de aves polinizadoras
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2017
Exibir texto da questão

Pesquisadores examinaram como quatro espécies do gênero Mimulus utilizam seus recursos para as reproduções sexuadas e assexuadas. Determinaram, para cada espécie, dados tais como: médias do volume de néctar, concentração de néciar, produção de sementes por flores, número de vezes que as flores foram visitadas por uma ave polinizadora e número médio de ramos enraizados (reprodução assexuada nas partes aéreas horizontais que desenvolvem raízes). Volume de | Concentração de néctar | Sementes | Visitas Ramos enraizados Espécie néctar (% da massa de por flor por flor por grama de (uL) sacarose/massa total) massa da parte aérea A 4,93 16,6 2,2 0,22 0,673 B 38,96 16,9 155,1 1,26 0,091 C 50,00 19,9 283,/ 1,75 0,069 D 20,25 17,1 102,5 1,08 0,139 Qual espécie responderia melhor se um patógeno causasse diminuição de populações da ave polinizadora? A) B B) A C) C D) D


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM - 2018)Número Original: 105Código: 6983949

Primeira Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Estratégias evolutivas das plantas para aumentar a eficácia da polinização pelo vento(anemofilia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
Exibir texto da questão

A polinização, que viabiliza o transporte do grão de pólen de uma planta até o estigma de outra, pode ser realizada biótica ou abioticamente. Nos processos abióticos, as plantas dependem de fatores como o vento e a água. A estratégia evolutiva que resulta em polinização mais eficiente quando esta depende do vento é o(a) diminuição do cálice. alongamento do ovário. disponibilização do néctar. intensificação da cor das pétalas. aumento do número de estames. VODOS


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(FAMEMA - 2020)Número Original: 7Código: 7818127

Prova 1

Estratégias utilizadas pelas plantas para atração dos agentes polinizadores.t Relação entre a produção de sementes com tamanho dos frutos .f Uso de figuras (Biologia).t Importância dos agentes polinizadores na formação de frutos .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMEMA 2020
Exibir texto da questão

Um pesquisador realizou um experimento com flores de uma espécie de tomateiro. Ele dividiu as plantas em dois lotes. No lote 1, as flores ficaram expostas, sem nenhuma cobertura. No lote 2, cada flor foi coberta com gaze porosa e opaca, de forma que as abelhas podiam pousar sobre a gaze, mas nunca sobre a flor. O número de abelhas que visitaram as flores dos dois lotes foi contabilizado durante um determinado período de tempo. As flores continuaram cobertas até o início da formação dos frutos. Como resultado do experimento, obteve-se que o número de abelhas que visitou as flores do lote 1 foi significativamen- te maior do que o número de abelhas que visitou as do lote 2. O pesquisador notou, ainda, que no lote 2 foram formados pou- cos frutos e que estes eram menores e com menor número de sementes quando comparados aos frutos das plantas do lote 1. LOTE 1 LOTE 2 1 cm (www.semabelhasemalimento.com.br) a) Qual o papel das abelhas na formação dos tomates? O que provavelmente atraiu as abelhas até as flores do lote 2, que estavam cobertas? b) Explique o mecanismo fisiológico que relaciona a formação de frutos maiores à formação de um maior número de sementes.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UFU - 2020)Número Original: 1Código: 9157188

Dois - Fase Única - Segundo Dia - Tipo 1

Estratégias utilizadas pelas plantas para atração dos agentes polinizadores.t Características gerais das monocotiledôneas .f Identificação dos grupos botânicos das espécies de plantas .f Características gerais das eudicotiledôneas.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

Em uma aula de Botânica sobre determinado grupo vegetal, a professora apresentou algumas das principais características de monocotiledôneas e eudicotiledôneas a partir de dois conjuntos de exemplares: Conjunto 1: ipê, mogno, abacateiro e goiabeira; Conjunto 2: arroz, cebola, trigo e grama. A) De que forma as espécies desse grupo vegetal se relacionam com os animais polinizadores”? B) Considerando-se que os conjuntos 1 e 2 descritos no texto referem-se a uma subclassificação do grupo vegetal em questão, identifique seus nomes e descreva as características dos vasos nos caules presentes no conjunto 2. C) Descreva as características da venação foliar que diferenciam o conjunto 1 do conjunto 2.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?