Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Abelhas (Polinização)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UERJ - 2020)Número Original: 45Código: 7505415

Primeiro Exame de Qualificação

Consequências da diminuição de abelhas na polinização de plantas.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2020
Exibir texto da questão

APICULTORES BRASILEIROS ENCONTRAM MEIO BILHÃO DE ABELHAS MORTAS EM TRÊS MESES Nos últimos três meses, mais de 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas por apicultores apenas em quatro estados brasileiros, segundo levantamento da Agência Pública e Repórter Brasil. Adaptado de sul21.com.br, março/2019. Alguns ecossistemas são gravemente afetados por desequilíbrios como o relatado na reportagem. Nesse caso, uma consequência para as plantas polinizadas por abelhas é: (A) (B) (C (D diminuição da necessidade de água redução da dispersão de sementes ) perda da variabilidade genética ) limitação da taxa de fotossíntese


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEG - 2020)Número Original: 35Código: 9632832

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Análise da importância biológica das abelhas em relação ao homem .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2020
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir para responder à questão. SO CDU ERRA O Ill CONEDU Ven CONGRESSO NACIONAL DE O DESPERTAR PARA AS ABELHAS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTO ESCOLAR Raissa Vitoria Vieira Leite’; Jessica Patricia Cavalcante Vicente?; Thiago Felipe Fonseca Nunes de Oliveira?; Priscilla Kelly da Silva Barros* Universidade do Estado do Rio Grande do Norte — UERN, raissaleiteO@hotmail.com | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte — UERN, jessipatic(Dhotmail.com ? Universidade Federal Rural do Semiárido — UFERSA, thiagoffno(D gmail.com 3 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte — UERN, priksb? (O gmail.com * Resumo: As abelhas são de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, todavia, esses insetos estão em um processo acelerado de desaparecimento. Esse processo acaba afetando a prestação de serviços da polinização e indicando uma maior atenção para ações sustentáveis. Uma forma de minimizar esse problema é a educação ambiental no ambiente escolar. O presente trabalho teve como objetivo a sensibilização dos alunos de ensino fundamental com relação à importância biológica das abelhas e sua relação com o homem. Os alunos do 6º ano participaram de três etapas: 1) verificação dos conhecimentos prévios, 2) aula de campo e 3) apresentação de filme e aplicação de questionário final. Os resultados mostraram que inicialmente a maioria dos sujeitos investigados desconheciam a importância das abelhas, bem como sobre o seu desaparecimento. No entanto, as atividades realizadas mostraram um efeito relevante sobre a percepção e conhecimento dos alunos com relação ao tema abordado. Palavras-chave: polinização, sensibilização, desaparecimento. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO EV056 MD1 SA10O ID8774 15082016113727.pdf Acesso em: 1º nov. 2019. O trabalho transposto na imagem teve como objetivo sensibilizar pessoas quanto à importância biológica das abelhas e a relação delas com o homem. Sobre isso, verifica-se que: a) b) Cc) d) e) a principal importância das abelhas é na cadeia de produção melifera. a educação ambiental objetiva a formação de biólogos mais atuantes. o ferrão e as listras pretas caracterizam a estrutura corporal desses insetos. a migração intercontinental ocorre sazonalmente por estação climática. o uso agrícola indiscriminado de pesticidas agride polinizadores naturais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(FAMEMA - 2020)Número Original: 7Código: 7818127

Prova 1

Estratégias utilizadas pelas plantas para atração dos agentes polinizadores.t Relação entre a produção de sementes com tamanho dos frutos .f Uso de figuras (Biologia).t Importância dos agentes polinizadores na formação de frutos .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMEMA 2020
Exibir texto da questão

Um pesquisador realizou um experimento com flores de uma espécie de tomateiro. Ele dividiu as plantas em dois lotes. No lote 1, as flores ficaram expostas, sem nenhuma cobertura. No lote 2, cada flor foi coberta com gaze porosa e opaca, de forma que as abelhas podiam pousar sobre a gaze, mas nunca sobre a flor. O número de abelhas que visitaram as flores dos dois lotes foi contabilizado durante um determinado período de tempo. As flores continuaram cobertas até o início da formação dos frutos. Como resultado do experimento, obteve-se que o número de abelhas que visitou as flores do lote 1 foi significativamen- te maior do que o número de abelhas que visitou as do lote 2. O pesquisador notou, ainda, que no lote 2 foram formados pou- cos frutos e que estes eram menores e com menor número de sementes quando comparados aos frutos das plantas do lote 1. LOTE 1 LOTE 2 1 cm (www.semabelhasemalimento.com.br) a) Qual o papel das abelhas na formação dos tomates? O que provavelmente atraiu as abelhas até as flores do lote 2, que estavam cobertas? b) Explique o mecanismo fisiológico que relaciona a formação de frutos maiores à formação de um maior número de sementes.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?