Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Aspectos da descolonização da África e da Ásia.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFRGS - 2023)Número Original: 37Código: 13024404

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Processos e fatos históricos sobre os movimentos de independência das colônias africanas e asiáticas no século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2023
Exibir texto da questão

Leia o segmento abaixo. O imperialismo não acabou, não virou de repente 'passado” ao se iniciar, com a descolonização, a desmontagem dos impérios clássicos. Toda uma herança de vínculos ainda liga países como Argélia e Índia à França e Inglaterra, respectivamente. Um novo e imenso contingente de muçulmanos, africanos e centro-americanos dos antigos territórios coloniais agora reside na Europa metropolitana; mesmo Itália, Alemanha e Escandinávia têm, hoje, de enfrentar esses movimentos populacionais, que em larga medida resultam do imperialismo e da descolonização, bem como da expansão da população europeia. Ademais, o fim da Guerra Fria e da União Soviética alterou definitivamente o mapa mundial. O triunfo dos Estados Unidos como a última superpotência sugere que um novo arranjo de linhas de força irá estruturar o mundo, e elas já começavam a se evidenciar desde as décadas de 1960 e 1970. Adaptado de: SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Cia das Letras, 1999. p. 349. A partir do segmento, assinale a alternativa correta. (A) O processo de independência da Argélia foi pacífico. (B) Paquistaneses e hindus não entraram em conflito, no processo de independência da Índia. (C) A ação política de Mahatma Gandhi é caracterizada pela resistência violenta. (D) A alteração do mapa mundo com o fim da União Soviética é caracterizada pelo surgimento de repúblicas europeias de maioria muçulmana. (E) As migrações de populações oriundas de ex-colônias europeias podem ser entendidas como elementos das heranças do imperialismo no presente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(FAMEMA - 2019)Número Original: 29Código: 7817932

Prova 2

Processos e fatos históricos sobre os movimentos de independência das colônias africanas e asiáticas no século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMEMA 2019
Questão de Vestibular - FAMEMA 2019
Exibir texto da questão

Os anos de 1945 a 1960 foram marcados pela explosão do sentimento nacional nas dezenas de países da Ásia, da África e do Oriente Médio. É na modificação das relações de força no seio de cada colônia ou em cada grupo de colônias que se devem procurar as causas do enfraquecimento do ve- lho sistema de dominação. Nenhum movimento de libertação nacional podia esperar a vitória se não contasse com o apoio total de sua população. Uma das consequências da Segunda Guerra Mundial foi o enfraquecimento da Europa e a emergência de duas grandes potências: a União Soviética e os Estados Unidos da América. As duas tomaram posições anticolonialistas. (Carlos Serrano e Kabengele Munanga. A revolta dos colonizados, 1995. Adaptado.) De acordo com o excerto, esses movimentos de independên- cia conjugavam (A) a unificação política das colônias e a ascensão de parti- dos comunistas. (B) a conscientização dos povos coloniais e as tensões da Guerra Fria. (C) o pacifismo nas colônias e o desenvolvimento dos países capitalistas. (D) a ação de elites coloniais e os confrontos militares entre as superpotências. (E) o nacionalismo dos dominados e a hegemonia das potên- cias europeias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(URCA - 2018)Número Original: 7Código: 10191421

Segundo Semestre - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre os movimentos de independência das colônias africanas e asiáticas no século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2018
Exibir texto da questão

“A terra contava com dois bilhões de habitantes, ou seja, 500 milhões de homens e um bilhão e meio de indígenas. Os primeiros dispunham do Verbo, os outros o pediam emprestado. Entre uns e outros, reis de fancaria, feudais, uma burguesia inteiramente falsa, serviam de intermediários. Perante colônias, a verdade se mostrava nua: as “metrópoles” queriam que ela se apresentasse vestida; era preciso que o indígena as amasse. Como se, de algum modo, fossem mães. A elite europeia procurou fabricar um indigenato de elite; selecionavam-se adolescentes que tinham sobre a testa, marcados a ferro, os princípios da cultura ocidental e a boca recheada de mordaças sonoras, belas palavras pastosas que se colavam aos dentes; após uma breve estada na metrópole eram enviados de volta, truncados. Mentiras ambulantes, nada mais tinham a dizer a seus irmãos. Lançávamos as palavras “Partenon! Fraternidade” e, abriam: *...tenon! nidade!’ Era a idade de outro”. (Jean-Paul Sartre, 1961, citado por LINHARES, Maria Yeda. A luta contra a Metrópole. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 52). O filósofo Jean-Paul Sartre, citado acima, tornou-se uma das principais vozes anticolonialistas da Europa. Sobre os processos de descolonização no século XX é CORRETO afirmar que: A) A Europa criou mecanismos humanitários para implementar a rápida descolonização de suas antigas colônias ainda existentes na África, a exemplo da Argélia, antiga colônia francesa que recebeu total apoio em suas lutas de libertação. B) Os povos africanos e asiáticos aceitaram pacificamente a dominação colonial posto que o contato com o europeu proporcionava grandes benefícios econômicos e sociais, além do intercâmbio cultural entre colônias e metrópoles. C) Mahatma Gandhi, considerado o idealizador e fundador do moderno estado indiano, foi um contundente defensor a luta armada como meio para se realizar a revolução e libertação de seu povo. D) A partir do texto de Sartre depreende-se que, de forma geral, a posição do europeu, no processo de colonização, foi de aceitação dos povos colonizados, valorizando-se as trocas culturais entre colônias e metrópoles. E) A Segunda Guerra Mundial foi um fator relevante para os processos de descolonização contemporâneos, uma vez que a crise econômica, política e social instaurada nos países europeus colonizadores enfraqueceu seu controle sobre suas colônias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UDESC - 2019)Número Original: 37Código: 9717114

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Tarde

África.b Processos e fatos históricos sobre os movimentos de independência das colônias africanas e asiáticas no século XX .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Ásia.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UDESC 2019
Exibir texto da questão

"Mobutu Sese Seko foi o último dos líderes que dominaram o continente durante a Guerra Fria. No Zaire, a ascensão de Mobutu, em 1965, representou a consolidação da vitória do Ocidente capitalista, quatro anos depois do assassinato de Patrice Lumumba, pró-soviético. Lumumba foi líder do movimento pela independência do então Congo Belga e seu primeiro-ministro, depois da independência, em 1960. Em outros países da África negra, a geração de líderes nacionalistas que lutaram contra o colonialismo conseguiu, de um modo geral, se manter no poder." (Folha Mundo, 17 de maio de 1997) A partir do texto acima e de seus conhecimento sobre processo de descolonização na África e Ásia, analise as proposições. | - Foi de grande relevância para os movimentos de descolonização a transferência de uma ideologia humanista e antinacionalista, expressa na organização das nações colonizadoras. Il - Os movimentos de descolonização iniciaram a partir dos anos 1960, incitados, especialmente, pela oficialização do fim do discurso que apregoava a inferioridade dos povos afro-asiáticos. . Ill - Nos paises da Africa Negra, as independéncias foram sempre obtidas por meio de negociações, na medida em que as lutas e os combates armados eram inacessíveis aos que reivindicavam independência. IV - O enfraquecimento das potências coloniais europeias, após a Segunda Guerra mundial, pode ser considerado como um dos fatores possibilitadores dos processos de descolonização. Assinale a alternativa correta. Somente a afirmativa III é verdadeira. Somente a afirmativa II é verdadeira. Somente a afirmativa IV é verdadeira. Somente a afirmativa | é verdadeira. Somente as afirmativas | e IV são verdadeiras. moom >


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFRGS- aa - 2012)Número Original: 21Código: 6393527

Quarto Dia

Portugal.b Processo histórico da desocupação de Portugal das suas colônias na África na segunda metade do século XX .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2012
Questão de Vestibular - UFRGS 2012
Exibir texto da questão

O processo de descolonização das possessões portuguesas, ocorrido no último quartel do século XX, teve início com a chamada Revolução dos Cravos, que marcou a retirada lusitana da África. A esse respeito, considere as seguintes afirmações. 1 - Na Guiné-Bissau, em Angola e em Moçambique, os movimentos nacionalistas que chegaram ao poder tiveram apoio soviético e cubano. II - Na maioria dos novos países, houve guerras civis pela disputa do poder, com exceção de Angola, onde os diferentes movimentos nacionalistas implantaram um governo de coalizão, marcado pela conciliação política. III- A descolonização provocou o retorno a Portugal de cerca de meio milhão de pessoas, agravando a situação de crise no pais. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas Ie HI. (D) Apenas II e II. (E) 1, Well.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?