Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Fatores Ecológicos (Ecologia)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(USP- SP - 2019)Número Original: 2Código: 6991025

Segunda Fase - Segundo Dia

Características dos fatores abióticos que proporcionam maior diversidade de adaptação dos animais ao clima frio.t Características dos fatores abióticos das áreas com maior produção primária bruta ao longo do ano.t Com gráfico de barras (biologia).t Fatores ambientais que influenciam na complexidade de uma cadeia trófica.t Características dos fatores abióticos das áreas com maior diversidade de seres vivos.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2019
Exibir texto da questão

Os gráficos mostram informações sobre fatores abióticos de quatro locais (L1 a L4), todos eles cobertos por vegetação nativa. A duração do dia é mostrada como o tempo decorrido entre o nascer e o pôr do sol. Pluviosidade anual (mm) Temperatura máxima Duração do dia em junho 3000 + em junho (ºC) (horas:minutos) 30 5 11:55 5 2500 4 Em al. 14) EM E 25 5 11:26 4 2000 + a mo EE 20 5 11:12 4 1500 4 15 + 10:58 4 4 10:43 - 1000 10 10:29 5 500 4 5 | 10:14 5 0 0 10:00 L1 L2 L3 L4 L1 L2 L3 L4 Li L2 L3 L4 a) Considerando L1 e L4, em qual deles se espera encontrar maior variedade de adaptações dos animais a climas frios? b) Considerando L2 e L3, em qual deles será maior a produtividade primária bruta em um campo nativo, ao longo de um ano? Justifique. c) Se houver florestas pluviais em L3 e L4, em qual delas haveria maior diversidade de seres vivos em geral? Com base em seus conhecimentos, em qual destes locais as cadeias tróficas seriam mais complexas? Justifique.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UFPR- aa - 2016)Número Original: 67Código: 6388587

Primeira Fase

Relação entre temperatura e taxa dos processos biológicos de plantas aclimatadas.t Relação entre temperatura e taxa dos processos biológicos de plantas não aclimatadas.t Com gráfico de linhas (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2016
Exibir texto da questão

As mudanças climáticas têm desencadeado processos de aclimatação em comunidades de plantas. Em comu não aclimatadas, quando não há outros fatores limitantes, a taxa dos processos biológicos (por exemplo, fotossintese e respiração) tipicamente dobra a cada aumento de 10 ºC na temperatura ambiente. Quando há aclimatação, ela pode ser de dois tipos: Tipo | - Ocorre uma redução da sensibilidade à temperatura, com diminuição da atividade em temperaturas maiores, mas sem alterações em temperaturas menores. Tipo Il - Há um decréscimo da atividade em todas as temperaturas, mas a taxa dobra a cada aumento de 10 ºC na temperatura da mesma forma que nas plantas não aclimatadas. lades Assinale a alternativa que traz a figura que representa corretamente a relação entre temperatura e taxa dos processos em plantas aclimatadas e não aclimatadas. a) b) c) 2 a g # — morcumamos É — nioncumamos 8 — NÃO ACLIMATADA 2 ACLIMATADATIPO! É ACLIMATADATIPO! É * == = ACLIMATADATIPO 8 + ACLMATADATIPON 3 AOUNAMOATION jp [ACLMATADA TIPO | THERA ORIENT FABRA AMPTP TEMPERATURA AUMENTE a) 8) Ba oe É — noncummos É — NhoacuimaraDA É === ACLIMATADA TIPO! Ê - ACLIMATADA TIPO | 2 ACLMATADATIPON ACLIMATADA TIPO = ê Lo TEMPERATURA AMBIENTE TEMPERATURA AMBIENTE


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2010)Número Original: 56Código: 3588

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Solo (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Rec Salinidade - pH (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

A lavoura arrozeira na planície costeira da região sul do Brasil comumente sofre perdas elevadas devido à salinização da água de irrigação, que ocasiona prejuízos diretos, como a redução de produção da lavoura. Solos com processo de salinização avançado não são indicados, por exemplo, para o cultivo de arroz. As plantas retiram a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores às forças com que a água é retida no solo. WINKEL HL TSCHIEDEL, M Cultura do amor saliização de solos em cultivos Dpsnvei am nto ipa consainen nt Roses ert pr 10 (adiado A presença de sais na solução do solo faz com que seja dificultada a absorção de água pelas plantas, o que provoca o fenômeno conhecido por seca fisiológica, caracterizado pelo(a) O aumento da salinidade, em que a água do solo atinge uma concentração de sais maior que a das células das raízes das plantas, impedindo, assim, que a água seja absorvida. © aumento da salinidade, em que o solo atinge um nível muito baixo de água, e as plantas não têm força de sucção para absorver a água. & diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas não têm força de sucção, fazendo com que a água não seja absorvida. © aumento da salinidade, que atinge um nível em que as plantas têm muita sudação, não tendo força de sucção para superá-la. & diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas ficam túrgidas e não têm força de sudação para superá-la.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(USP- SP - 2011)Número Original: 7Código: 5252

Segunda fase - Segundo dia

Luminosidade (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Dulciaquícola (Limnociclo) Rec Salinidade - pH (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2011
Exibir texto da questão

A solução de azul de bromotimol atua como indicador de pH. Em meio ácido, sua cor fica amarela e, em meio básico, azul. Para valores de pH entre 6 e 7, a solução fica verde. Considere um aquário de água doce, iluminado e montado com peixes e plantas aquáticas. Retirou- se uma amostra de água desse aquário (amostra 1) e a ela adicionou-se solução de azul de bromotimol (indicador de pH), observando-se a cor verde. a) O aquário foi mantido, por certo tempo, em ambiente escuro. Nova amostra de água foi retirada (amostra 2) e, ao se adicionar o indicador de pH, a coloração foi diferente da observada na amostra 1. Explique o que provocou a diferença de pH entre as amostras 1 e 2. b) A adição excessiva de ração para peixes levou ao aumento da população de decompositores no aquário. Que coloração é esperada ao se adicionar o indicador de pH a uma amostra de água do aquário (amostra 3)? Justifique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP- SP - 2008)Número Original: 13Código: 14918

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Pressão Atmosférica - Hidrostática (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Temperatura (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Rec Populações (Ecologia) (Biologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
Exibir texto da questão

Dentre os gráficos de 1 a 5, um deles representa a variação do número de espécies de organismos (eixo y) com relação ao aumento da latitude no planeta (eixo x): outro gráfico repre- senta o crescimento populacional (eixo y) em função do tempo (eixo x) na ausência de restrições ambientais (resistência do meio) e com índice de mortalidade zero. y y a * ° @g * © @ * vt a * ° 6 * Esses gráficos são, respectivamente, (A) 1e2. (B) 2€e3. (C) 3e4. (D) 4e5. (E) Sel.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?