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Resultados

1(PUC-CAMPINAS - 2018)Número Original: 23Código: 7040433

Inverno - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais

Características da meiose II durante a formação de gametas.t Características da meiose I durante a formação de gametas.t
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2018
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A formação de gametas é muito importante para transmissão da informação genética nos organismos de reprodução sexuada. Durante a formação dos gametas (A) na meiose T as cromátides irmãs são separadas durante a anáfase. (B) nameiose TI a formação de quiasmas indica a ocorrência de crossing over. (C) na meiose T ocorre a duplicação do material genético e sua condensação. (D) na meiose I acontece a separação dos cromossomos homólogos. (E) nameiose TI as placas metafásicas não são formadas.


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     B     
     C     
     D     
     E     




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2(FAMEMA - 2017)Número Original: 5Código: 7818066

Prova 1

Critérios morfológicos utilizados para identificar os pares de cromossomos homólogos Identificação (Biologia) Determinação da quantidade de DNA presente em uma célula animal durante a meiose I Uso de figuras (Biologia).t Importância do posicionamento dos cromossomos homólogos na região mediana durante a meiose I para o aumento da variabilidade genética dos gametas
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
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A figura representa uma célula animal com os pares de cromossomos homólogos na região mediana durante a meiose 1. a) Quantas moléculas de DNA existem na célula representada? Justifique sua resposta. b) Cite um critério morfológico utilizado para identificar os pares de cromossomos homólogos. Explique a importância da fase representada no aumento da variabilidade genética dos gametas.


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3(UNESP- SP - 2020)Número Original: 14Código: 7506089

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Identificação do número de cromossomos de diferentes espécies.t Uso de figuras (Biologia).t Características dos cromossomos na fase da metáfase .f Motivos das diferenças fenotípicas entre espécies com cariótipos semelhantes .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
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As figuras de 1 a 3 apresentam os conjuntos cromossômicos (cariótipos) de machos de três espécies de mamíferos: Homo sapiens (homem), Canis familiaris (cão) e Felis catus (gato), não necessariamente nessa ordem. As figuras 4 e 5 apresen- tam, respectivamente, os cariótipos de machos de Bos taurus (boi) e de Capra hircus (bode). Para a elaboração de cariótipos, os cromossomos em metáfase são fotografados e organizados lado a lado, segundo seus pares homólogos. if " at 8 6 15 at 22 “a 29 ae 36 ii 9 af 16 8: 23 ae 30 as 37 Nessa sequência (de 1 a 5), os cariótipos estão em escalas diferentes. FIGURA 1 hM 3 tê 10 ia 17 ae 24 ae 31 sé 38 if 4 ie 11 at 18 ag 25 ee 32 at 5 ah 12 of 19 4 26 as 33 aa 13 ae 20 14 27 ae 34 (www.cbra.org. br) tt 14 as 21 as 28 45 35 XY NA 1 aa aa 11 a 16 Ba 21 a * 26 FIGURA 2 KM ú 2 3 Md o KE M 6 7 8 Ae ba Na 13 14 15 ». x: “a 19 20 21 (www. stoodi.com.br) FIGURA 4 Va 04 Oo an 2 3 4 5 RE A ha 4a 7 8 9 10 Ao As da Ba 12 13 14 15 Sê nA aa da 17 18 19 20 a 4 a “a 22 23 24 a 2 A db & na 27 28 29 xX


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4(FGV - SP - 2015)Número Original: 44Código: 6348506

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Consequências da não disjunção de cromossomos na primeira divisão meiótica.f Consequências da não disjunção de cromossomos na segunda divisão meiótica.f Uso de figuras (Biologia).t Características gerais das anomalias cromossômicas .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
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As células numeradas de 1 a 4 da figura representam game- tas masculinos resultantes de uma divisão meiótica anômala em que não ocorreu disjunção dos cromossomos homólogos vermelhos na anáfase I. As células numeradas de 5 a 8 da figura representam gametas masculinos resultantes de outra divisão meiótica anômala em que não ocorreu a disjunção das cromátides vermelhas na anáfase Il. Os cromossomos azuis representam o processo sem anomalias em todos os demais pares de cromossomos humanos. olla mão dos gametas Não disjunção na primeira Não disjunção na segunda divisão “visão meióica: Anatase! | 4-4 Andtase | oe (il h [] E i i — (www.uel.br. Adaptado) É correto afirmar que os gametas indicados pelos números (A) 1,266, ao fecundarem óvulos normais, formarão pessoas com 47 cromossomos, portadoras de uma nulissomia. (B) 3,4€5, ao fecundarem óvulos normais, formarão pessoas com 48 cromossomos, portadoras de uma tetrassomia. (C) 7 e 8, ao fecundarem óvulos normais, formarão pessoas com 45 cromossomos, portadoras de uma monossomia. (D) 1,26, ao fecundarem óvulos normais, formarão pessoas “com 46 cromossomos, não portadoras de sindromes cro- mossômicas. (E) 3,4€5, ao fecundarem óvulos normais, formarão pessoas com 47 cromossomos, portadoras de uma trissomia.


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     B     
     C     
     D     
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5(UEA - 2015)Número Original: 35Código: 7830695

SIS - Segunda Série

Consequências da não disjunção de cromossomos na primeira divisão meiótica.f Características do processo de gametogênese.t Consequências da não disjunção de cromossomos na segunda divisão meiótica.f Com diagrama (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UEA 2015
Questão de Vestibular - UEA 2015
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O esquema mostra dois erros que podem ocorrer durante a gametogênese de uma célula diploide. Al I ER não disjunção na primeira não disjunção na segunda divisão meiótica: divisão meiótica: 4 (H) (www.uel.br) r (G) (A) (B) (C) (D) (E) (F) Considerando o esquema, conclui-se que a não disjunção na (A) primeira divisão meiótica levará à formação de 50% de gametas normais e 50% de gametas anormais. (B) segunda divisão meiótica levará à formação apenas de gametas anormais. (C) primeira divisão meiótica levará à formação de 25% de gametas normais e 75% de gametas anormais. (D) segunda divisão meiótica levará à formação de 50% de gametas normais e 50% de gametas anormais. (E) primeira divisão meiótica levará à formação de 75% de gametas normais e 25% de gametas anormais.


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