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Resultados

1(PUC - RIO DE JANEIRO - 2016)Número Original: 1Código: 6464817

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 5

Formas do uso das características homólogas no agrupamento de táxons .f Características dos grupos monofiléticos .f Conceito de órgãos homólogos .f Características dos grupos parafiléticos .f
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2016
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Trabalhos recentes têm mostrado que a classe Reptilia, como conhecida tradicionalmente, não constitui um grupo monofi- lético. Esses estudos indicam que, para ser monofilético, Reptilia precisaria incluir também as aves (classe Aves). Ou seja, se considerarmos como répteis apenas tartarugas, lagartos, serpentes e crocodilianos, e não incluirmos as aves nesse grupo, o táxon Reptilia seria considerado como um taxon parafilético. Com base nesse exemplo, responda às seguintes perguntas. a) O que são grupos parafiléticos e monofiléticos? b) O que são caracteristicas homólogas e como elas podem ser usadas para agrupar diferentes táxons?


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2(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 10Código: 6401337

Terceiro Dia

Regras da nomenclatura científica dos seres vivos .f Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas) Características gerais da classificação biológica .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Questão de Vestibular - UFRGS 2015
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Considere as seguintes afirmações em relação à classificação dos seres vivos. 1 - Semelhanças morfológicas entre diferentes grupos de seres vivos implicam uma mesma origem evolutiva. II-A família, hierarquicamente, é uma categoria taxonômica que engloba uma ou mais classes. III- A nomenclatura binária, utilizada para designar os seres vivos, indica seu gênero e sua espécie. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas le II. (D) Apenas II e II. (E) I, Well.


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3(UFRGS- aa - 2016)Número Original: 10Código: 6396672

Terceiro Dia

Regras da nomenclatura científica dos seres vivos .f Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas) Características gerais da classificação biológica .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2016
Questão de Vestibular - UFRGS 2016
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Em relação à classificação dos seres vivos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. (_ ) Plantas que pertencem ao mesmo gênero pertencem também à mesma espécie. ( ) Categorias taxonômicas são utilizadas em sistemas de classificação de animais. ( )Organismos classificados dentro da mesma classe têm maior semelhança entre si do que os classificados dentro da mesma família. ( ) Zea mays, na nomenclatura biológica, é o nome genérico do milho. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) F-F-V-F. (B) V-V-F-V. (©) F-V-F-F. (D) V-V-F-F (E) F-F-V-V


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4(UERJ- RJ - 2019)Número Original: 9Código: 6977382

Exame Discursivo

Vantagens da utilização de cladogramas na busca de espécies para a produção de medicamentos.t Análise da semelhança entre espécies em um cladograma .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UERJ 2019
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Pesquisas identificaram um potente antibiótico produzido pelo fungo Streptomyces sp. 3, mas que possui elevado custo de comercialização. A partir de sequências genéticas de espécies de Streptomyces relacionadas à produção de antibióticos, foi elaborado o cladograma abaixo. Espécies de Streptomyces 4 8 27 3 6 1 10 5 9 Com base no cladograma, identifique as duas outras espécies de fungos que devem ser priorizadas nos estudos para a produção desse antibiótico. Aponte, ainda, a vantagem da utilização do cladograma na busca de espécies para a produção do medicamento.


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5(PUC - RIO DE JANEIRO - 2012)Número Original: 1Código: 6461518

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4

Análise de cladogramas com base nos conceitos da sistemática filogenética .f Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas) Regras utilizadas na nomenclatura científica de espécies de plantas .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2012
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Um cladrograma é uma árvore filogenética que representa a genealogia das espécies considerando a evolução dos organismos a partir de um ancestral comum. Até recentemente, as plantas com flores (angiospermas) eram classificadas em monocotiledôneas e dicotiledôneas. Em consequência da aplicação dos novos conhecimentos científicos da Biologia Molecular, Genética, Embriologia, Anatomia, entre outras áreas, os táxons foram reorganizados. O grupo dicotiledônea, por não ser monofilético, foi desmembrado em eudicotiledôneas e diversos outros grupos. O cladrograma apresentado ao lado apresenta a estruturação atual dos grupos taxonômicos de angiospermas (APG III, 2009). Considerando esta árvore, analise as seguintes afirma- ções: Utilizando a terminologia da Cladistica, monocotile- dôneas formam um grupo polifiético nesse cladro- gram: Utilizando a terminologia da Cladistica, eudicotiledó- neas formam um grupo monofilético nesse cladro- grama; Com base na Nomenclatura Botânica, os nomes nos terminais nesse cladrograma são espécies; Com base na Nomenclatura Botânica, os nomes nos terminais nesse cladrograma são ordens e famílias. = ' De acordo com sua avaliação: (A) apenas le II estão corretas. (B) apenas | e III estão corretas. (C) apenas II e IV estão corretas. (D) apenas III e IV estão corretas. (E) todas as afirmativas estão corretas. seougpa|nosouou yo Ambowilalest Nymphaealest Austobaileyales Pias Caneliãos. Le Nanos Lawales E Como Zingiberaes | Boas |— arecaies L— Dasypogonaceae Asparegales lates Pandanales Dioscorales Peinsavidiest Alismatles. Cajopnyilalasr Ranunculales Sabiaceae Proteales Buclest Trochodendilest Guedes Cucutitales Fagales Rosales Fabales Colastales Oxalideles Mapigriales Zygophylaiest Naivales. Brassicales Husrealest Sapincales Picramnialest Crssasomataes —Myriales LL Gerariales Vitalest Saxitogales Bilenaceae Betbeidopsidaes Santas Caryoohyiales Comaies Ericales Garyales p— Sentiarales: q Lemisles | soandes Bongnecese Aquiles. Escalloialest Asioles Dipsacales Pamoyphialest Apiales Bunialest


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