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1(UFU - 2018)Número Original: 1Código: 7818674

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Identificação de situações onde ocorre uma barreira reprodutiva pré-zigótica.t Identificação de situações onde ocorre uma barreira reprodutiva pós-zigótica.t
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Questão de Vestibular - UFU 2018
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Moscas não podem cruzar com rãs ou samambaias, mas as barreiras reprodutivas entre espécies afins também existem, como descrito nas situações a seguir. |- Duas espécies de cobra do gênero Thamnophis ocorrem na mesma área geográfica, mas uma delas vive principalmente na água, e a outra é terrestre. ||- Algumas subespécies de salamandra do gênero Ensatina vivem nas mesmas regiões e hábitats, onde talvez elas possam ocasionalmente hibridizar. No entanto, a maioria dos híbridos não completa o desenvolvimento, e aqueles que conseguem são frágeis. I- Os atobás-de-pés-azuis, habitantes das ilhas Galápagos, acasalam-se apenas depois de uma corte exclusiva da espécie. Parte do “roteiro” manda o macho levantar a pata azul, comportamento que chama a atenção da fêmea. IV- Na América do Norte, as áreas geográficas de uma espécie de gambáã que ocorre no Leste (Spilogale putorius) e no Oeste (Spilogale gracilis) se sobrepõem, mas S. putorius se reproduz no fim do inverno, e S. gracilis se reproduz no fim do verão. Quais situações indicam, respectivamente, uma barreira pós-zigótica e uma barreira pré- zigótica comportamental”? A) Hell. B) le ll C) IVell. D) lle lV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UFRGS- aa - 2013)Número Original: 19Código: 6393945

Terceiro Dia

Características gerais dos mecanismos de isolamento reprodutivo .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2013
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Analise as informações abaixo, relacionadas aos mecanismos de isolamento reprodutivo. - Os sapos do gênero Scaphiopus vivem em diferentes tipos de solo. 2 - Existem insetos que se acasalam em diferentes horários, durante a noite. 3 - As fêmeas de vagalumes não respondem aos sinais de luz emitidos pelos machos de outras espécies. 4 - O pólen de uma espécie de angiosperma é transferido ao estigma de outra espécie, mas os tubos polínicos não atingem os óvulos, por crescerem lentamente. Com relação às informações apresentadas, assinale a alternativa correta. (A) Em 1, o mecanismo de isolamento é mecânico, e os parceiros potenciais encontram-se. (B) Em 1 e 2, os mecanismos de isolamento são, respectivamente, de habitat e de tempo, e os parceiros potenciais não se encontram. (C) Em 2 e 3, os mecanismos de isolamento são etológicos, e os parceiros potenciais encontram-se, mas não copulam. (D) Em 3, o mecanismo de isolamento é mecânico, e os parceiros potenciais não se encontram. (E) Em 4, o mecanismo de isolamento reprodutivo é pós-zigótico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(ENEM- BR - 2020)Número Original: 115Código: 8950558

Aplicação Regular - Segundo Dia - Prova Cinza

Com diagrama (Biologia).t Análise de diferentes populações após o desaparecimento de um fator de isolamento
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
Questão de Vestibular - ENEM 2020
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Uma população (momento A) sofre isolamento em duas subpopulações (momento B) por um fator de isolamento (I). Passado um tempo, essas subpopulações apresentam características fenotípicas e genotípicas que as distinguem (momento C), representadas na figura pelas tonalidades de cor. O posterior desaparecimento do fator de isolamento | pode levar, no momento D, às situações Dl e D2. A 1» TE Lv Tempo A representação indica que, no momento D, na situação D1 ocorre um novo fator de isolamento geográfico. D1 existe uma única população distribuída em gradiente. Dl ocorrem duas populações separadas por isolamento reprodutivo. D2 coexistem duas populações com características fenotípicas distintas. D2 foram preservadas as mesmas características fenotípicas da população original A. v O VAO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(PUC - RIO DE JANEIRO - 2013)Número Original: 3Código: 6462592

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Identificação do tipo de barreira reprodutiva entre espécies .f
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2013
Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2013
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Duas espécies de plantas intimamente relacionadas (do mesmo gênero) são encontradas em uma floresta, pro- duzem flores na mesma época e partilham os mesmos polinizadores. No entanto, mesmo que ocorra polinização entre indivíduos das espécies, não haverá produção de frutos e sementes. Que tipo de barr reprodutiva mantém essas espécies separadas na natureza? (A) Barreira pré-zigótica de isolamento temporal. (B) Barreira pré-zigótica de isolamento gamético. (E) Barreira pós-zigótica de isolamento temporal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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5(UEA - 2017)Número Original: 1Código: 7830166

Macro - Conhecimentos Específicos - Biológicas

Identificação (Biologia) Uso de figuras (Biologia).t Processos relacionados a má formação dos descendentes entre espécies diferentes .f
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Questão de Vestibular - UEA 2017
Questão de Vestibular - UEA 2017
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À imagem mostra a cópula entre um macho e uma fêmea de sapos de espécies diferentes. (http://brasil.elpais.com) O animal maior é uma fêmea de Bufo bufo e o menor é um macho de Bufotes balearicus, especies evolutiva- mente separadas há 30 milhões de anos. Por conta das recentes mudanças climáticas, a distribuição geográfica dessas espécies voltou a se sobrepor. A reprodução entre essas espécies resultou em girinos híbridos que não completaram o processo de metamor- fose em decorrência de malformações. Tais informações indicam que as duas espécies de sapos (A) pertencem ao mesmo gênero. (B) apresentam isolamento reprodutivo pós-zigótico. (C) pertencem à mesma subespécie. (D) apresentam processo incompleto de especiação. (E) apresentam isolamento reprodutivo pré-zigótico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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