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Resultados

1(FAMEMA - 2016)Número Original: 8Código: 7813987

Prova 1

Determinação de genótipos a partir dos fenótipos envolvendo genes com segregação independente .f Determinação dos genótipos dos pais a partir dos genótipos dos descendentes .f Probabilidades envolvendo genes autossômicos de segregação independente .f
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2016
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Em ervilhas, o caule alto é determinado por um alelo A e o caule anão é determinado por um alelo a. As flores axiais são determinadas por um alelo B e as flores terminais são determinadas por um alelo b. Esses pares de alelos (A e a; Be b) apresentam uma relação de dominância e recessividade, estão localizados em cromossomos não homólogos e segregam-se independentemente. a) Suponha que uma planta de caule alto e flores terminais seja colhida. Quais serão os possíveis genótipos dessa planta? b) Caso uma planta duplo-heterozigótica (AaBb) seja autofecundada, qual será a probabilidade dessa autofecundação gerar uma semente que não seja duplo-heterozigota”? Indique dois genótipos diferentes de duas plantas que, quando cruzadas entre si, resultariam em 100% de descendentes com genótipo AaBb.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(UEA - 2016)Número Original: 48Código: 7821900

Macro - Conhecimentos Gerais

Identificação do genótipos dos pais a partir das características fenotípicas dos filhos .f
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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Em uma espécie animal, a cor e o tamanho dos pelos são determinados por genes autossômicos situados em cro- mossomos que se segregam independentemente. Pelos pretos são determinados pelo alelo dominante B e pelos brancos são determinados pelo alelo recessivo b. Já os pelos longos são determinados pelo alelo dominante C, enquanto pelos curtos são determinados pelo alelo reces- sivo c. O cruzamento de um casal dessa espécie animal gerou uma prole cujas proporções dos descendentes foram de 9/16 de animais com pelos pretos e longos, 3/16 de animais com pelos pretos e curtos, 3/16 de animais com pelos brancos e longos, e 1/16 de animais com pelos brancos e curtos. Considerando a proporção da prole, o casal utilizado no cruzamento apresenta o genótipo (A) BBcc. (B) bbCC. (C) bbCc. (D) BbCC. (E) BbCc.


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     C     
     D     
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3(UNESP - 2016)Número Original: 64Código: 6985201

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Uso de figuras (Biologia).t Identificação de genótipos a partir das caraterísticas fenotípicas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Na cobra do milharal, os alelos A/a e B/b regulam a coloração da pele. O pigmento preto é determinado pelo alelo dominan- te 4, enquanto o alelo recessivo a não produz esse pigmento. O pigmento laranja é determinado pelo alelo dominante B, enquanto o alelo b não produz esse pigmento. A cobra sel- vagem produz os pigmentos preto e laranja. Cobras pretas produzem apenas pigmento preto. Cobras laranja produzem apenas pigmento laranja. Existem ainda cobras albinas, que não produzem os dois pigmentos. As figuras apresentam os quatro fenótipos possíveis de coloração da pele. laranja albina (www.reptilesbymack.com) Assinale a alternativa na qual os genótipos representam, res- pectivamente, uma cobra selvagem e uma cobra albina. (A) AaBb e aabb. (B) aaBb e aabb. (C) AaBb e AAbb. (D) aaBB e Aabb. (E) Aabb e aaBb.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(PUC-CAMPINAS - 2016)Número Original: 16Código: 6887124

Inverno - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais

Identificação do genótipo dos filhos a partir das características fenotípica dos pais .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2016
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2016
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Um homem tem surdez congênita devido a um alelo recessivo em homozigose no gene A. Ele se casou com uma mulher com surdez congênita de herança autossômi- ca recessiva devido a um alelo recessivo no gene B. O filho do casal nasceu com audição normal. O genótipo dessa criança é (A) aaBB. (B) aaBb (C) AaBb. (D) Aabb. (E) aabb.


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     A     
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5(USP- SP - 2019)Número Original: 6Código: 6991034

Segunda Fase - Segundo Dia

Com diagrama (Biologia).t Determinação da proporção genotípica dos descendentes de cruzamentos entre plantas com alelos de segregação independente .f Determinação de genótipos a partir dos fenótipos envolvendo genes com segregação independente .f Determinação da proporção fenotípica dos descendentes de cruzamentos entre plantas com alelos de segregação independente .f
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Questão de Vestibular - USP 2019
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Em uma variedade de petúnia, as flores podem ser brancas, róseas ou roxas. Suponha que essas cores de flores resultem de pigmentos cuja síntese é determinada por genes com segregação independente que participam de uma mesma via metabólica, conforme esquematizado abaixo: Precursor (flores brancas) Lócus A | <— Enzimal Produto | (flores róseas) Lócus B <—— Enzima? Produto Il (flores roxas) Apenas a presença de alelos dominantes em cada um dos dois loci determina enzimas ativas capazes de mediar as respectivas etapas de produção dos pigmentos. a) Quais são os possíveis genótipos de uma planta que apresenta flores róseas? b) Quais são as proporções genotípica e fenotípica esperadas entre os descendentes do cruzamento de plantas com genótipos AaBb x aabb? c) Qual é a proporção fenotípica esperada no cruzamento de indivíduos heterozigóticos para os dois loci?


Veja o vídeo para saber a resposta!

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