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1(UEA - 2016)Número Original: 33Código: 7831197

SIS - Terceira Série

Uso de figuras (Biologia).t Conceito de órgãos homólogos .f Conceito de órgãos análogos .f
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Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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Observe os membros locomotores do tubarão, do golfinho, do morcego e da ave representados na figura. No que se refere aos conceitos de homologia e analogia, é correto afirmar que os membros anteriores de (A) tubarões e golfinhos são homólogos, têm a mesma função, o nado, e origem embrionária diferente. (B) tubarões e morcegos são análogos, têm diferentes funções, o nado e o voo, e mesma origem embrionária. (C) golfinhos e morcegos são homólogos, têm diferentes funções, o nado e o voo, e mesma origem embrionária. (D) golfinhos e aves são análogos, têm diferentes fun- ções, o nado e o voo, e mesma origem embrionária. (E) morcegos e aves são homólogos, têm a mesma fun- ção, O VOo, e origem embrionária diferente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 21Código: 6401348

Terceiro Dia

Características da evolução convergente .f Conceito de órgãos homólogos .f Classificação dos órgãos de diferentes animais quanto à origem embrionária. .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Questão de Vestibular - UFRGS 2015
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Quando são realizadas comparações entre espécies, constata-se que muitas características são compartilhadas. Considere as afirmações abaixo, sobre os processos evolutivos relacionados a esse fato. 1 - Características homólogas são aquelas compartilhadas por diferentes espécies, herdadas de um ancestral comum. II- As estruturas ósseas das asas de morcegos e aves são derivadas de um ancestral comum de quatro membros. II-A evolução convergente refere-se a características similares que evoluíram, de forma independente, em diferentes espécies sujeitas a pressões seletivas semelhantes. Quais estão corretas? (A) Apenas II. (B) Apenas II. (C) Apenas Ie II. (D) Apenas I e HI. (E) I, ell.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 8Código: 6991236

Exame Discursivo

Identificação (Biologia) Conceito de órgãos homólogos .f Classificação do padrão de origem dos neurônios em diferentes grupos de animais a partir de hipóteses.t Conceito de órgãos análogos .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UERJ 2018
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De acordo com resultados de estudos moleculares recentes, os Ctenóforos seriam o grupo mais distante de todos os outros animais. Esses resultados diferem das visões tradicionais sobre momentos importantes na evolução animal, como, por exemplo, o da origem dos neurônios e do sistema nervoso. Observe os cladogramas a seguir, que representam duas hipóteses para a origem dos neurônios e do sistema nervoso nos animais. HIPÓTESE II HIPOTESE I Possuem Possuem Possuem Possuem neurônios neurônios neurônios neurônios | | rr" I 1 eos a apt fii fe O! oe i Cnidarios Bilatérios Poriferos Placozoas | Cnidarios Bilatérios É ———>—- Poriferos —><—Placozoas Eri . yo. a, th ————(9— Ctendforos Nn O O q ‘Oo o O _ O O presença de neurônios X perda de neurônios Adaptado de RYAN, J. Zoology. Elsevier, 2014. Com base nos dados dos cladogramas, indique se a presença dos neurônios nos Ctenóforos, Cnidários e Bilatérios é classificada como homologia ou como analogia nas hipóteses I e II, respectivamente. Justifique sua resposta em cada caso.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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     Acertei     
     Errei     




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4(UEL - 2020)Número Original: 4Código: 9473119

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Características do sistema respiratório dos insetos .f Uso de figuras (Biologia).t Conceito de órgãos homólogos .f Conceito de órgãos análogos .f Classificação dos órgãos de diferentes animais quanto à origem embrionária. .f
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Questão de Vestibular - UEL 2020
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Com base na observação das figuras e das estruturas indicadas, responda aos itens a seguir. a) É possível afirmar que I) os animais A e B apresentam asas com estruturas homólogas. II) os animais A e C apresentam asas com estruturas homólogas. Explique se as afirmativas estão corretas ou não e justifique sua resposta com base no conceito de homo- logia e analogia. b) Os animais representados em C e D apresentam uma intensa atividade muscular para voar, requerendo alto consumo de oxigênio. Qual é o nome do sistema respiratório desses animais e qual sua eficiência para a demanda de oxigênio para 0 voo?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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     Acertei     
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5(PUC - RIO DE JANEIRO - 2016)Número Original: 1Código: 6464817

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 5

Formas do uso das características homólogas no agrupamento de táxons .f Características dos grupos monofiléticos .f Conceito de órgãos homólogos .f Características dos grupos parafiléticos .f
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2016
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Trabalhos recentes têm mostrado que a classe Reptilia, como conhecida tradicionalmente, não constitui um grupo monofi- lético. Esses estudos indicam que, para ser monofilético, Reptilia precisaria incluir também as aves (classe Aves). Ou seja, se considerarmos como répteis apenas tartarugas, lagartos, serpentes e crocodilianos, e não incluirmos as aves nesse grupo, o táxon Reptilia seria considerado como um taxon parafilético. Com base nesse exemplo, responda às seguintes perguntas. a) O que são grupos parafiléticos e monofiléticos? b) O que são caracteristicas homólogas e como elas podem ser usadas para agrupar diferentes táxons?


Veja a resolução para saber se acertou!

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