Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Doping (Sangue e Linfa)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UERJ- RJ - 2020)Número Original: 42Código: 7505595

Segundo exame de qualificação

Identificação do parâmetro sanguíneo aumentado pelo processo de doping sanguíneo .f

Questão de Vestibular - UERJ 2020
Exibir texto da questão

No chamado doping sanguíneo, atletas retiram determinado volume de sangue e o reintroduzem no corpo, em momento próximo ao da competição. Esse procedimento, que melhora o desempenho do atleta, possibilita o aumento do seguinte parâmetro sanguineo: (A) número de eritrócitos (B) capacidade anaeróbia (C) agregação plaquetária (D) concentração de ácido lático


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(FATEC- SP - 2014)Número Original: 7Código: 5976828

Segundo Semestre

Características da detecção de substâncias dopantes por meio do exame de urina .f

Questão de Vestibular - FATEC 2014
Questão de Vestibular - FATEC 2014
Exibir texto da questão

Em grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014, são realizados testes anti-doping nos atletas, em busca de substâncias estimulantes, como as anfetaminas, utilizadas para melhorar o desempenho de forma artifi Essas substâncias são, em geral, ingeridas por via oral ou então injetadas diretamente na corrente sanguínea do ivíduo. O modo mais comum de detectá-las é por meio do exame da urina ou do sangue dos atletas. Considerando as duas formas de utilização dessas substâncias dopantes, o exame de urina pode ser um método eficiente na detecção (A) apenas de substâncias ingeridas, pois a urina contém somente os líquidos e as substâncias que não são absorvidas no intestino. (B) apenas de substâncias injetadas, pois a urina é formada a partir da filtração do sangue e as substâncias ingeridas não passam para esse meio. (C) apenas de substâncias injetadas, pois a urina é formada a partir da filtração do sangue e, apesar das substâncias ingeridas estarem presentes nesse meio, elas não são filtradas. (D) tanto de substâncias ingeridas quanto injetadas, pois a urina é formada a partir da filtração do sangue e as substâncias ingeridas, absorvidas no intestino, estão presentes nesse meio e também podem ser filtradas. (E) tanto de substâncias ingeridas quanto injetadas, pois aurina contém as substâncias que não são absorvidas pelo intestino e também aquelas presentes no sangue efiltradas pelos rins. pelo intestino e também aquelas presentes no sangue efiltradas pelos rins.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2019)Número Original: 101Código: 7456291

Única Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Função desempenhada pelos eritrócitos .f Consequências do doping para o corpo de atletas .f

Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
Exibir texto da questão

A eritropoetina (EPO) é um hormônio endógeno secretado pelos rins que influencia a maturação dos eritrócitos. Suas formas recombinantes, sintetizadas em laboratório, têm sido usadas por alguns atletas em esportes de resistência na busca por melhores resultados. No entanto, a administração da EPO recombinante no esporte foi proibida pelo Comitê Olímpico Internacional e seu uso considerado doping. MARTELLI, A. Eritropoetina: síntese e liberação fisiológica e o uso de sua forma recombinante no esporte. Perspectivas Online: biológicas & saúde, v. 10, n. 3, 2013 (adaptado). Uma influência que esse doping poderá exercer na melhoria da capacidade física desses atletas está relacionada ao transporte de >) lipidios, para aumento do gasto calorico. O ATP, para aumento da síntese hormonal. O oxigênio, para aumento da produção de ATP. O proteínas, para aumento da massa muscular. O vitamina C, para aumento da integridade dos vasos sanguíneos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(FAMERP - 2020)Número Original: 42Código: 7891441

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Consequências do doping para o corpo de atletas .f Classificação bioquímica de um esteroide .f

Questão de Vestibular - FAMERP 2020
Questão de Vestibular - FAMERP 2020
Exibir texto da questão

Um exame antidoping confirmou que Ben Johnson, corre- dor dos 100 metros, utilizou, nos Jogos Olímpicos de 1988, a substância estanozolol, um tipo de esteroide proibido em competições por ter efeito anabolizante na musculatura. A substância utilizada pelo atleta é um tipo de (A) proteína, que acelera o metabolismo das fibras muscu- lares. (B) lipídio, que estimula a síntese proteica nas fibras mus- culares. (C) lipídio, que aumenta a síntese de LDL e melhora a ativi- dade cardíaca. (D) ácido nucleico, que ativa os genes responsáveis pela for- ça muscular. (E) proteína, que favorece a retenção de água utilizada no metabolismo muscular.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.