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1(UFU - 2020)Número Original: 17Código: 9141128

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Identificação das direções e sentidos dos vetores aceleração e (ou) velocidade em um movimento circular horizontal .f
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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Um episódio impressionante passou despercebido durante o treino oficial do GP da Austrália de Fórmula 1. Durante a volta rápida que lhe rendeu a pole position, Lewis Hamilton foi submetido a uma força g de surreais 6,5 g na curva 11 do circuito de rua de Melbourne. O gráfico comparativo da transmissão indicou um aumento de 1,2 g em relação ao pico registrado na mesma prova da temporada anterior, conforme indicado no canto inferior esquerdo da figura. E E, EE Disponível em: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/o-aumento-na-forca-g-nos-carros-de-f-1-pode-afetar-a- saude-dos-pilotos/. Acesso em: 20 fev. 2020. Considerando-se o trecho da pista plano e horizontal e um observador em repouso no solo e na lateral da pista, é correto afirmar que a força de 6,5 g possui A) sentido para cima e sua reação está localizada entre os pneus e o solo. B) sentido para o centro do planeta Terra e tem sua origem na ação da gravidade. C) sentido para fora da curva e recebe o nome de força centrípeia. D) sentido para dentro da curva e resulta da ação de partes do carro sobre o piloto.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(FAMERP - 2017)Número Original: 16Código: 7890770

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Fórmula da aceleração centrípeta dados o raio e o período do mcu (Estilo simples) .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2017
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A figura representa um satélite artificial girando ao redor da Terra em movimento circular e uniforme com período de rotação de 140 minutos. O gráfico representa como varia o módulo da aceleração da gravidade terrestre para pontos situados até uma distância 2R do centro da Terra, onde R = 6400 km é o raio da Terra. g (m/s2)A \ 9,8- i 3 1 i 5,0- 3,85 / 3,04 I I I I I I I r I I I - I I L I L I r i Eai R distância ao centro da Terra 0—----- [6 fora de escala Considere a Terra perfeitamente esférica e as informações contidas na figura e no gráfico. a) Calcule o menor intervalo de tempo, em minutos, para que o satélite se movimente da posição A para a posição B. b) Determine o módulo da aceleração da gravidade terrestre, em m/s”, na posição em que se encontra o satélite.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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3(FGV - SP - 2013)Número Original: 92Código: 6341435

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Tarde

Cálculo da velocidade vetorial média em um deslocamento apenas no plano cartesiano
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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Um avião decola de um aeroporto e voa 100 km durante 18 min no sentido leste; a seguir, seu piloto aponta para o norte e voa mais 400 km durante 1 h; por fim, aponta para o oeste e voa os últimos 50 km, sempre em linha reta, em 12 min, até pousar no aeroporto de destino. O módulo de sua velocidade vetorial média nesse percurso todo terá sido, em km, de aproximadamente (A) 200. (B) 230. (© 270. (D) 300. (E) 400.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(UFRGS- aa - 2016)Número Original: 4Código: 6396855

Primeiro Dia

Identificação das direções e sentidos dos vetores aceleração e (ou) velocidade em um movimento circular vertical
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Questão de Vestibular - UFRGS 2016
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A figura abaixo representa um móvel m que descreve um movimento circular uniforme de raio R, no sentido horário, com velocidade de módulo V. Assinale a alternativa que melhor representa, respectivamente, os vetores velocidade V e aceleração a do móvel quando passa pelo ponto I, assinalado na figura. (a) vs fa @) 4 a=0 © Ms Ja (D) A fa ©) ts —


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     A     
     B     
     C     
     D     
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5(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 20Código: 4492

Primeira Fase - Prova Q e Z

Rec Decomposição da velocidade nos eixos x e y
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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Quando um carro não se move diretamente na direção do radar, é preciso fazer uma correção da velocidade medida pelo aparelho (V,.) para obter a velocidade real do veículo (V). Essa correção pode ser calculada a partir da fórmula Vm = V -cos(a.), em que a é o ângulo formado entre a direção de tráfego da rua e o segmento de reta que liga o radar ao ponto da via que ele mira. Suponha que o radar tenha sido instalado a uma distância de 50 m do centro da faixa na qual o carro trafegava, e tenha detectado a velocidade do carro quando este estava a 130 m de distância, como mostra a figura abaixo. Bh I I Radar g I Se o radar detectou que o carro trafegava a 72 km/h, sua velocidade real era igual a a) 66,5 km/h. b) 78 kmth. o 3643 km/h. d) 144/43 km/h.


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