No início de 2017, o Brasil registrou uma das maiores epidemias de febre amarela de sua história. Em uma aula de
Biologia, a professora dividiu a classe em dois grupos, solicitando que discutissem previamente e apresentassem seus
conhecimentos sobre a doença. Os grupos trouxeram as seguintes informações:
Grupo 1 — Trata-se de doença associada ao saneamento precário, à falta de banheiros e ao consumo de alimentos con-
taminados. Na zona urbana, a transmissão da febre amarela é feita pelo mesmo transmissor de outras doenças, o que
potencializa a propagação de várias enfermidades.
Grupo 2 — A forma silvestre da febre amarela encontra-se associada a ambientes abertos e secos, e a expansão da
fronteira agrícola contribui para que a doença se espalhe pelas áreas urbanas. A vacinação é a forma mais eficaz para
combater a disseminação da doença.
a) Com relação às informações apresentadas pelo Grupo 1, identifique a informação que está correta, complemen-
tando-a com detalhamentos que confirmem sua veracidade.
b) Com relação às informações apresentadas pelo Grupo 2, identifique a informação que está errada, reescrevendo-a
de modo correto.