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1(ESPCEX - 2017)Número Original: 38Código: 9257167

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Processos e fatos históricos sobre a figura histórica do Duque de Caxias entre o primeiro e o segundo reinado .f
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2017
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“... Caxias tinha visão certa de que pacificar é um esforço por costurar... de concessões reci- procas, de vontade sincera, tudo voltado para a conciliação... “ Neto, Jonas Correia em Revista Militar / Edição comemorativa do Bicentenário de Caxias, 2003, pág 9 O fragmento de texto acima ressalta uma das características marcantes de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, evidenciada durante sua carreira militar: ser um pacificador. Das rebeliões listadas abaixo, ocorridas no Brasil durante os 1º e 2º Reinados, as que tiveram participação efetiva de Caxias foram a [A] Revolta dos Malês; e Questão Religiosa. [B] Sabinada; e Guerra dos Farrapos. [C] Cabanagem; e Revolução Praieira. [D] Conjuração baiana; e Sabinada. [E] Balaiada; e Guerra dos Farrapos.


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2(FAMERP - 2023)Número Original: 24Código: 12988597

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Versão 1

Fatos e processos históricos relacionados com o tráfico de escravos africanos para o Brasil no contexto político e econômico brasileiro do século XIX.g Brasil.b Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g
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Questão de Vestibular - FAMERP 2023
Questão de Vestibular - FAMERP 2023
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Observe os dois gráficos, que indicam a quantidade de afri- canos que entraram no território brasileiro, respectivamente, nos períodos de 1798-1821 e 1822-1831. 60 000 50 000 40 000 30 000 20 000 10 000 0 1798 1799 1800 1801 1802 1803 1804 1805 1806 1807 1808 1809 1810 1814 1815 1816 1817 1818 1819 1820 1821 1811 1812 1813 80 000 70 000 60 000 50 000 40 000 30 000 20 000 10 000 0 1822 1823 1824 1825 1826 1827 1828 1829 1830 1831 (Alain El Youssef. “Escravidão e tráfico negreiro na Independência”. In: João Paulo Pimenta (org.). E deixou de ser colônia: uma história da independência do Brasil, 2022.) Os gráficos indicam que houve, em relação à entrada de afri- canos no território brasileiro, (A) forte declínio durante o período em que a Corte portu- guesa esteve no Brasil. (B) queda abrupta próxima do final da década de 1820 devi- do à proibição do tráfico. (C) tendência contínua de redução na primeira década do século XIX. (D) grandes oscilações na primeira metade da década de 1810. (E) aumento imediato após a conquista da independência.


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3(ENEM - 2022)Número Original: 64Código: 12794899

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Amarela

Brasil.b Aspectos dos movimentos de transformação política e social ocorridos ao longo do século XIX .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2022
Questão de Vestibular - ENEM 2022
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Os caixeiros do comércio a retalho do Rio de Janeiro estiveram entre as primeiras categorias de trabalhadores a se organizar em associações e a exigir a intervenção dos poderes públicos na mediação de suas lutas por direitos. Na década de 1880, os caixeiros participaram da arena política e ganharam as ruas com vários outros, como os republicanos e os abolicionistas. POPINIGIS, F. “Todas as liberdades são irmãs”: os caixeiros e as lutas dos trabalhadores por direitos entre o Império e a República. Estudos Históricos, n. 59, set.-dez. 2016 (adaptado). A atuação dos trabalhadores mencionados no texto representou, na capital do Império, um momento de manutenção das regras patronais. desprendimento das ideias liberais. fortalecimento dos contratos laborais. consolidação das estruturas sindicais. contestação dos princípios monárquicos. VOVOO


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4(UNICAMP - 2022)Número Original: 53Código: 11674888

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e X

Construção política, social e econômica do Estado imperial brasileiro no século XIX.g Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
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Não parece ser obra do acaso a preservação da unidade territorial do Império do Brasil, quando comparada à fragmentação política experimentada pelos antigos vice- reinos hispano-americanos, entre 1810 e 1825. Em Lisboa, no âmbito da Sociedade Real Marítima e Militar (1798- 1807), foram preparadas memórias históricas, corográficas e roteiros hidrográficos redigidos pelos engenheiros militares e navais. Esta documentação serviu à diplomacia do Império brasileiro nos tribunais internacionais; mas também, muniu, internamente, a organização das expedições de conquista territorial, levadas ao cabo pelas elites regionais antes e após a Independência. (Adaptado de Iris Kantor, Mapas em trânsito: projeções cartográficas e processo de emancipação política do Brasil (1779-1822). Araucaria. Ver. Iberoamericana de Filos., Polít. y Humanidades. 2010, 12, n. 24. p. 110.) Considerando o excerto acima e seus estudos, pode-se afirmar que a) o processo de fragmentação política da América hispânica durante o período da independência foi similar ao processo histórico da independência no Brasil. b) na Sociedade Real Marítima e Militar, os estudos dos engenheiros militares e navais eram documentos públicos amplamente divulgados em livros didáticos da época. c) a documentação da Sociedade Real Marítima e Militar foi usada, no Brasil, na fundação do Estado e no reconhecimento territorial da nação. d) as elites regionais, formadas em Direito, atuaram na formação do território brasileiro, pouco dialogando com os estudos de engenharia militar.


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5(UPE - 2022)Número Original: 30Código: 11716488

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Brasil.b Aspectos dos movimentos de transformação política e social ocorridos ao longo do século XIX .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UPE 2022
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Leia os quadrinhos a seguir: QUE COISA! Os 1 PI + “EM 1836, 4 REI jo FARROUPILHA "E, EM 1839, DAVID CANABARRO E FUNDA Á REPÚBLICA DE PIRATINI'NO GABERPE CARIBALE) ENDS EM RIO GRANDE DO SUL!" p= SANTA CATARINA, À 1BLICA JULIANA “MAS AS DUAS SERIAM, DERROTADAS PELO IMPÉRIO. EO REGIME MONARQUICO CONTINUAVA NO PAIS!" ES E me, EM ESTAVA NUMA REPÚBLICA ESTUDANTES *! a. “REPÚBLICA DE ESTUDANTES: INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS ONDE ESTUDANTES MORAM JUNTOS, COMO UMA FAMÉLIA, DURANTE O PERÍODO QUE ESTUDAM LONGE DE CASA Eles retratam com bom humor as seguidas e frustradas tentativas de implantação de uma forma de governo no Brasil do século XIX. Entre os principais anseios dos seus defensores, encontram-se o ciclo econômico e a imigração. a escravidão e o parlamentarismo. o federalismo e a centralização política. o militarismo e a delimitação de território. a modernização e o desenvolvimento do país. 2280258 o Referência: SOUZA, Maurício de. Turma da Mônica. Proclamação da República. Rio de Janeiro. Editora Globo, p. 04.


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