Em uma aula de biologia sobre conceitos clássicos da genética, uma professora apresentou
duas situações de cruzamentos em ervilha de cheiro (Lathyrus odoratus) — Situação A, e em uma
espécie de tomateiro (Solanum lycopersicum) — Situação B, conforme esquema abaixo.
Situação A
Flor Púrpura/Pólen Alongado X Flor Vermelha/Pólen Redondo
(PpLI) (ppll)
Descendentes
Flor Púrpura/Pólen Alongado (481)
Flor Vermelha/Pólen Alongado (52)
Flor Púrpura/Pólen Redondo (51)
Flor Vermelha/Pólen Redondo (480)
Situação B
Fruto Arredondado/Folha Normal X Fruto Oval/Folha Manchada
(AaMm) (aamm)
Descendentes
Fruto Oval/Folha Manchada (74)
Fruto Arredondado/Folha Manchada (125)
Fruto Oval/Folha Normal (129)
Fruto Arredondado/Folha Normal (/2)
Genética na escola, v. 12, n. 1, 2017 (adaptado).
Considerando-se as situações descritas, pergunta-se:
A) qual mecanismo de herança genética explica as frequências observadas de descendentes na
situação A e B?
B) qual a taxa de permutação entre os genes e qual a posição que eles estão nos cromossomos
na situação Bº?
C) na situação A, quais os tipos de gametas produzidos por uma ervilha de cheiro duplamente
heterozigota para Flor Purpura/Polen Alongado?