Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Hipótese Heterotrófica (Origem da vida)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UPE - 2018)Número Original: 3Código: 10127259

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Resposta no nome do tópico .f Características dos processos presentes na hipótese heterotrófica .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2018
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir: As bactérias empregaram o oxigênio reativo para aprimorar os processos celulares de transformação de energia, no que talvez constitua o maior exemplo de reciclagem de todos os tempos, cumprindo as seguintes etapas: oxidando o material que produziam, ao aprisionarem a energia da luz, as bactérias fotossintéticas roxas aumentaram sua capacidade de metabolizar ATP, o composto de armazenagem de energia usado por todas as células de todos os seres vivos. Decompondo as moléculas orgânicas e produzindo dióxido de carbono e água, as bactérias desviaram a combustão natural do oxigênio para seus próprios fins. Os organismos fermentadores foram atacados por bactérias, que usavam oxigênio e se multiplicaram em seu interior. E provável que os invasores - linhagem roxa — tenham sido as protomitocôndrias, que, alimentadas e protegidas num meio ambiente vivo, poderiam sair-se melhor, não destruindo seus hospedeiros, intolerantes ao oxigênio. Fonte: MARGULIS, L.; SAGAN, D. O que é vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2002. (Adaptado). Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA. a) Os quatro processos celulares de transformação de energia nos seres vivos envolvem a luz do sol. São divididos em dois grupos: os de incorporação de energia, a exemplo da respiração e fermentação, e os de liberação de energia, tais como fotossíntese e quimiossíntese. Em média, duas moléculas de ATP são produzidas pela respiração de uma molécula de glicose, enquanto essa mesma quantidade de glicose, com a evolução da fermentação, passou a gerar até 36 moléculas de ATP. Admitir uma hipótese heterotrófica para explicar a origem dos seres vivos implica a aceitação da ocorrência de reações químicas muito mais complexas, pois o metabolismo dependia da presença de oxigênio, com rendimento energético menor e, consequentemente, menor descendência. Por causa de mutações no material genético de seres heterótrofos, surgiram células autótrofas com a capacidade de produzir o seu próprio alimento a partir do uso de gás carbônico e de água do ambiente, utilizando a luz solar como fonte de energia para a síntese de matéria orgânica. Atualmente, apesar de as mitocôndrias possuírem o seu próprio DNA linear e continuarem a se reproduzir como bactérias, o parasitismo se tornou permanente. Assim, ela não pode sobreviver sozinha, embora sua hospedeira o faça.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(MACKENZIE - 2020)Número Original: 43Código: 7505112

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Características da hipótese heterotrófica sobre o início da vida no planeta Terra .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2020
Exibir texto da questão

A hipótese heterotrófica sobre o início da vida no planeta Terra propõe que a) b) a vida se diversificou a partir do surgimento dos seres heterotróficos que se alimentavam dos pioneiros autotróficos, pois permitiu o surgimento de uma maior variedade de nichos ecológicos. o primeiro ser vivo obtinha energia através de processos semelhantes à quimiossintese realizada por bactérias atuais, processo mais simples do que a fotossíntese realizada pelos seres clorofilados. a produção de alimentos envolve processos bioquímicos complexos, o que sugere que o primeiro ser vivo fosse heterotrófico, alimentando-se de moléculas orgânicas produzidas por processos abióticos no oceano primitivo. o primeiro ser vivo era heterótrofo, aeróbico e procarionte, proposta que se justifica pela provável simplicidade da célula primitiva. a vida surgiu de reações químicas complexas, as quais ocorriam nas condições da Terra primitiva, permitindo à célula primitiva a capacidade de sintetizar seu alimento a partir das substâncias presentes na atmosfera e no oceano.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UEA - 2016)Número Original: 1Código: 7830137

Macro - Conhecimentos Específicos - Biológicas

Características da hipótese heterotrófica sobre o início da vida no planeta Terra .f Características da hipótese autotrófica sobre o início da vida no planeta Terra .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
Exibir texto da questão

Embora não se tenha um retrato exato dos primeiros seres vivos a aparecerem na Terra, é provável que tives- sem tamanho microscópico e fossem delimitados por uma membrana. Mas, do que se alimentavam os primeiros seres vivos? Duas hipóteses dominam as discussões: a hipótese heterotrófica e a hipótese autotrófica. (José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho. Biologia das células, 2004. Adaptado.) Segundo a hipótese (A) autotrófica, os primeiros organismos sintetizavam suas próprias substâncias alimentares a partir da energia liberada por reações químicas entre compos- tos inorgânicos da crosta terrestre. (B) heterotrófica, os primeiros organismos sintetizavam moléculas orgânicas a partir das moléculas inorgâni- cas que naturalmente se formavam no ambiente, utili- zando a energia da luz. (C) autotrófica, os primeiros organismos sintetizavam mo- léculas orgânicas a partir de substâncias inorgânicas simples, utilizando a energia produzida em reações de fermentação. (D) heterotrófica, os primeiros organismos se alimenta- vam de moléculas orgânicas naturalmente produzidas no ambiente e das quais obtinham energia através da respiração celular. (E) autotrófica, os primeiros organismos se alimentavam de protocélulas ricas em moléculas orgânicas e abun- dantes nos mares primitivos, das quais obtinham a energia para a síntese de suas próprias moléculas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?