Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Movimento da contrarreforma.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(USP- SP - 2013)Número Original: 48Código: 4970

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Sentidos das fontes históricas que indicam aspectos da sociedade europeia no contexto da contrarreforma .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
Exibir texto da questão

“O senhor acredita, então”, insistiu o inquisidor, “que não se saiba qual a melhor lei?” Menocchio respondeu: “Senhor, eu penso que cada um acha que sua fé seja a melhor, mas não se sabe qual é a melhor; mas, porque meu avô, meu pai e os meus são cristãos, eu quero continuar cristão e acreditar que essa seja a melhor fé”. Carlo Ginzburg. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 113. O texto apresenta o diálogo de um inquisidor com um homem (Menocchio) processado, em 1599, pelo Santo Ofício. A posição de Menocchio indica a) uma percepção da variedade de crenças, passíveis de serem consideradas, pela Igreja Católica, como heréticas. b) uma crítica à incapacidade da Igreja Católica de combater e eliminar suas dissidências internas. c) um interesse de conhecer outras religiões e formas de culto, atitude estimulada, à época, pela Igreja Católica. d) um apoio às iniciativas reformistas dos protestantes, que defendiam a completa liberdade de opção religiosa. e) uma perspectiva ateísta, baseada na sua experiência familar.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFU - 2022)Número Original: 40Código: 12917769

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Medidas políticas, sociais e econômicas adotadas pela Igreja Católica no contexto da Contrarreforma religiosa a partir do século XVI.f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2022
Exibir texto da questão

Tradicionalmente, Reforma Católica — ou Contrarreforma — é o conceito utilizado pelos historiadores para descrever o conjunto de reações da Igreja Católica contra a Reforma Protestante (1517), iniciada por Martinho Lutero. Essas respostas ao avanço do protestantismo se tornaram mais efetivas a partir do Concílio de Trento, convocado em 1545. Acerca desse concílio, considere as medidas abaixo. Criação do Index Librorum Prohibitorum, estabelecendo uma lista de livros proibidos pela Igreja Católica. Incentivo da catequese aos povos do Novo Mundo, por meio de ordens religiosas, como a Companhia de Jesus. Manutenção e maior fiscalização da proibição de casamentos por parte de padres, bispos e cardeais. IV. Adoção da tradução da Bíblia realizada por Santo Agostinho, na qual o texto grego seria a única versão autorizada pela Igreja Católica para toda a cristandade. V. —Destituição final e definitiva do Tribunal do Santo Ofício, que até então havia condenado à fogueira aqueles considerados hereges. VI. Suspensão da cobrança indiscriminada de Indulgências, que vinculavam à população a possibilidade de compra de salvação de suas almas. Quais das medidas listadas acima NÃO foram adotadas a partir do Concílio de Trento? A) Apenas le ll. B) Apenas Ill e VI. C) Apenas IV e V. D) Apenas Ile VI.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFU - 2020)Número Original: 34Código: 9141159

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Aspectos e características do movimento contrarreformista da igreja católica no contexto das reformas religiosas.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

Com a polarização teológica e política surgida a partir do protestantismo em princípios do séc.16, a Igreja Católica viu-se diante da necessidade de examinar suas próprias doutrinas e liturgias, tendo como evento máximo o Concílio de Trento; no sínodo, tanto a doutrina quanto as relações políticas nos locais de domínio católicos são reafirmadas, porém com a constatação de que seu ensinamento e manutenção devessem ocorrer de maneira mais “eficiente”, constatação essa que ia ao encontro de um campo fundamental da filosofia e da cultura, isto é, o campo da Retórica. Saviani, Benjamim. Mecanismos de linguagem nas artes durante a contrarreforma. Pós v.22 n.38. São Paulo: dezembro, 2015. p. 194. Dentre as principais decisões tomadas no contexto da chamada Reforma Católica ou Contrarreforma, é INCORRETO afirmar que houve A) reafirmação da necessidade das boas obras como meio para se alcançar a salvação. confirmação de sete sacramentos. , reafirmação da infalibilidade papal e a constituição do índice de livros proibidos (Index). adoção das línguas vernáculas como línguas oficiais da igreja. Ce” e” e” a” B C D


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UECE - 2018)Número Original: 24Código: 7859353

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Aspectos e características da Inquisição na Idade Moderna .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2018
Questão de Vestibular - UECE 2018
Exibir texto da questão

Leia atentamente o seguinte excerto: “Escrita no ambiente da Congregação Romana do Santo Oficio, a Instructio fazia eco às recentes polêmicas de origem tanto católica quanto protestante, bem como a atitude mais do que moderada adotada, nos casos de feitiçaria, pela Inquisição espanhola”. GINZBURG, C. Os andarilhos do bem: feitiçaria e cultos agrários nos séculos XVI e XVII. Trad. Jônatas Batista Neto. Sao Paulo: Companhia das Letras, 2010, p.173. Atente às seguintes afirmações sobre a Inquisição espanhola: I. Foi criada por Fernando II de Aragão e Isabel de Castela em 1478 para manter a ortodoxia católica. IH. A Inquisição espanhola não teve precedentes similares na Europa desde o século XII d.C. III. A abolição da Inquisição espanhola foi aprovada em 1812, mas passou a vigorar definitivamente a partir de 1834, no reinado de Isabel II. É correto o que se afirma em A) I, Ile III. B) IelII apenas. C) Ile III apenas. D) IeTIII apenas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(FGV - SP - 2013)Número Original: 49Código: 6341383

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

A inquisição católica como ferramenta política na Europa do século XVI.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Exibir texto da questão

Leia o fragmento. Um famoso escândalo político foi o de Antônio Perez, que em 1571 era secretário de Estado de Felipe II, tendo alcançado um dos postos mais importantes na monarquia. Por rivalidades, viu-se envolvido em intrigas internacionais. Conhecia todos os segredos da coroa, tendo absoluto con- trole sobre o Tesouro. Foi acusado de vender cargos, de subomo e de trair segredos do Estado. Felipe viu um caminho para atingi-lo: a Inquisição. Tinha de ser acusado de heresia. Foi difícil encontrar provas contra seu catolicismo, “mas 0 confessor do rei conseguiu-as. Mesmo sendo íntimo amigo do inquisidor-mor e tendo o apoio da população de Saragoça, Perez foi acusado de herege. Conseguiu fugir e “morreu em Paris, e, conforme testemunhou o núncio apostó- lico da região, sempre viveu como fiel católico. (Anita Novinsky, 4 inquisição) A partir do texto, é correto concluir que a Inquisição espa- nhola (A) ampliou as suas prerrogativas nas nações europeias menos fiéis ao poder do papado, com o intuito de ampliar o número de seguidores. (B) perdeu parte de suas atribuições e poderes a partir da Contrarreforma católica, conforme deliberação do Con- cílio de Trento. (C) manteve, durante a sua existência secular, vínculos essenciais com a questão religiosa, excepcionalmente confundindo-se com a questão política. (D) resumiu sua atuação a alguns poucos casos exemplares, com o intuito de evitar a propagação do islamismo e das igrejas reformadas. (E) apesar de sua fundamentação religiosa, esteve vincu- lada ao Estado e serviu aos interesses de grupos ligados ao poder.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?