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Resultados

1(UNIFESP - 2015)Número Original: 12Código: 9482540

Segunda Fase - Provas Complementares - Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Relação entre o atrito estático e o ângulo de inclinação do plano.f Cálculo da relação entre a normal na horizontal e no plano inclinado em um objeto na iminência do movimento (Atrito estático) .f
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Questão de Vestibular - UNIFESP 2015
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Um abajur está apoiado sobre a superfície plana e horizontal de uma mesa em repouso em relação ao solo. Ele é acionado por meio de um cordão que pende verticalmente, paralelo à haste do abajur, conforme a figura 1. Para mudar a mesa de posição, duas pessoas a transportam inclinada, em movimento retilíneo e uniforme na direção horizontal, de modo que o cordão mantém-se vertical, agora inclinado de um ângulo 0 = 30º, constante em relação à haste do abajur, de acordo com a figura 2. Nessa situação, o abajur continua apoiado sobre a mesa, mas na iminência de escorregar em relação a ela, ou seja, qualquer pequena inclinação a mais da mesa provo- caria o deslizamento do abajur. FIGURA 1 FIGURA 2 _ «—haste cordão — vertical Calcule: ~ N , , , - a) o valor da relação NS sendo N, o módulo da força normal que a mesa exerce sobre o abajur na situação da 2 figura 1 e N, o módulo da mesma força na situação da figura 2. b) o valor do coeficiente de atrito estático entre a base do abajur e a superfície da mesa.


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2(ENEM- BR - 2012)Número Original: 86Código: 10885

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Força de Atrito Dinâmico Força de Atrito Estático Esboçar (Gráficos) Teoria Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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Os freios ABS são uma importante medida de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético. As representações esquemáticas da força de atrito f, entre os pneus e a pista, em função da pressão p aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e com ABS, respectivamente, são: 4 td — PL o Yo EA EA ° LT. Po Tr PB sy td . o CB Ê tf tf A Sy o ss -——s& f, à , ft . , Dr OF


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3(ENEM - 2021)Número Original: 93Código: 11199242

Aplicação Regular - Segundo Dia - Prova Rosa

Estudos e explicações de fenômenos naturais relacionados à resistência do ar na queda livre dos corpos .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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No seu estudo sobre a queda dos corpos, Aristóteles afirmava que se abandonamos corpos leves e pesados de uma mesma altura, o mais pesado chegaria mais rápido ao solo. Essa ideia está apoiada em algo que é difícil de refutar, a observação direta da realidade baseada no senso comum. Após uma aula de física, dois colegas estavam discutindo sobre a queda dos corpos, e um tentava convencer o outro de que tinha razão: Colega A: “O corpo mais pesado cai mais rápido que um menos pesado, quando largado de uma mesma altura. Eu provo, largando uma pedra e uma rolha. A pedra chega antes. Pronto! Tá provado! Colega B: “Eu não acho! Peguei uma folha de papel esticado e deixei cair. Quando amassei, ela caiu mais rápido. Como isso é possível? Se era a mesma folha de papel, deveria cair do mesmo jeito. Tem que ter outra explicação! HOLSENDEGER, M Uma enálo das concepçõei ds alunos aobre a queda cos corpos. Caderno Braslelro de Ensino de Física, n. , dez. 2004 (adoptado) O aspecto físico comum que explica a diferença de comportamento dos corpos em queda nessa discussão é o(a) O peso dos corpos. resistência do ar. massa dos corpos. densidade dos corpos. 000 aceleração da gravidade.


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4(UFPR - 2014)Número Original: 56Código: 7927969

Primeira Fase

Fórmula da força de atrito estática máxima em um objeto na horizontal (Aplicação simples) .f Teoria
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Questão de Vestibular - UFPR 2014
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56 - Um avião voa numa trajetória retilínea e horizontal próximo à superfície da Terra. No interior da aeronave, uma maleta está apoiada no chão. O coeficiente de atrito estático entre a maleta e o chão do avião é qu e a aceleração da gravidade no local do voo é g. Considerando esta situação, analise as seguintes afirmativas: 1. Sea maleta não se mover em relação ao chão do avião, então um passageiro pode concluir corretamente, sem acesso a qualquer outra informação, que o avião está se deslocando com velocidade constante em relação ao solo. 2. Seo avião for acelerado com uma aceleração superior a ug, então o passageiro verá a maleta se mover para trás do avião, enquanto um observador externo ao avião, em repouso em relação à superfície da Terra, verá a maleta se mover no mesmo sentido em que o avião se desloca. 3. Para um mesmo valor da aceleração da aeronave em relação à Terra, com módulo maior que ug, maletas feitas de mesmo material e mesmo tamanho, mas com massas diferentes, escorregarão no interior do avião com o mesmo valor da aceleração em relação ao chão da aeronave. Assinale a alternativa correta. ) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. ) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. ) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. ) ) oo obs Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. (D


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5(FAMERP - 2018)Número Original: 62Código: 7892150

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Relação entre o atrito estático e o ângulo de inclinação do plano.f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2018
Questão de Vestibular - FAMERP 2018
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Um caminhão transporta em sua carroceria um bloco de peso 5000 N. Após estacionar, o motorista aciona o mecanismo que inclina a carroceria. Sabendo que o ângulo máximo em relação à horizontal que a carroceria pode atingir sem que o bloco deslize é 0, tal que sen 0 = 0,60 e cos 0 = 0,80, o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a superfície da carroceria do caminhão vale (A) 0,55. (B) 0,15. (C) 0,30. (D) 0,40. (E) E) 0,75.


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