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1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 77Código: 7456186

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Questões com imagens (sociologia).g Aspectos das manifestações artísticas de rua nas cidades urbanas contemporâneas
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Fala-se aqui de uma arte criada nas ruas e para as ruas, marcadas antes de tudo pela vida cotidiana, seus conflitos e suas possibilidades, que poderiam envolver técnicas, agentes e temas que não fossem encontrados nas instituições mais tradicionais e formais. VALVERDE, R. R. H. F. Os limites da inversão: a heterotopia do Beco do Batman. Boletim Goiano de Geografia (Online). Goiânia, v. 37, n. 2, maio/ago. 2017 (adaptado). A manifestação artística expressa na imagem e apresentada no texto integra um movimento contemporâneo de regulação das relações sociais. apropriação dos espaços públicos. padronização das culturas urbanas. valorização dos formalismos estéticos. revitalização dos patrimônios históricos. VOVDO)


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2(ENEM- BR - 2012)Número Original: 11Código: 10927

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Processos políticos, sociais e culturais nas relações entre o Estado e as expressões dinâmicas de indivíduos e grupos na sociedade.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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Na regulação de matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada — em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria. MABERMAS, 1 A Inclusão do outro: estudos do teoria política, São Pauio: Loyoia, 2002 A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias contemporâneas, na medida em que se alcança O a secessão, pela qual a minoria discriminada obteria a igualdade de direitos na condição da sua concentração espacial, num tipo de independência nacional. O a reunificação da sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades étnicas, confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma cultura política nacional. O a coexistência das diferenças, considerando a possibilidade de os discursos de autoentendimento se submeterem ao debate público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento. O a autonomia dos indivíduos que,-ao chegarem à vida adulta, tenham condições de se libertar das tradições de suas origens em nome da harmonia da política nacional. @ o desaparecimento de quaisquer limitações, tais como linguagem política ou distintas convenções de comportamento, para compor a arena política a ser compartilhada.


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3(UERJ- RJ - 2014)Número Original: 53Código: 18019

Primeiro exame de qualificação

Processos políticos, sociais e culturais nas relações entre o Estado e as expressões dinâmicas de indivíduos e grupos na sociedade.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2014
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É som de preto de favelado mas quando toca ninguém fica parado (e) O nosso som não tem idade, não tem raça E não tem cor Mas a sociedade pra gente não dá valor Só querem nos criticar pensam que somos animais Se existia o lado ruim hoje não existe mais Porque o funkeiro de hoje em dia caiu na real (e) MAC Amilcka letras.mus.br Projeto de lei 4124/2008 O movimento funk do Brasil constitui-se, hoje, em atividade das mais relevantes. Consagrado como voz da periferia, o funk põe em evidência, mais do que um mero estilo musical, um modo de vida — a linguagem, os signos e os emblemas — de uma parte da juventude brasileira que até então foi praticamente invisível aos olhos da nossa sociedade. Adaptado de camara.gov.br. A lei que transforma o funk em patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro foi aprovada em 2009. A principal razão para esse reconhecimento legal está associada à política de: (A) defesa de ritmos brasileiros (B) inclusão de grupos políticos (C) projeção de jovens intérpretes (D) valorização de manifestações populares


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4(UEMA - 2018)Número Original: 37Código: 7892292

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Considerações sociológicas sobre os movimentos contraculturais desenvolvidos nas sociedades contemporâneas .f Questões de identificações (Sociologia)
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
Questão de Vestibular - UEMA 2018
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wT Contracultura é caracterizada como um movimento de ideário libertário, profundamente crítico ao sistema capitalista (consumismo), aos meios de comunicação de massa (sobretudo a televisão) e aos valores morais e estéticos impostos pela cultura dominante. Pautado sob os pilares da valorização da natureza, da vida comunitária, da luta pela paz (contrário às guerras e todos os tipos de repressão), do respeito as minorias, do anticonsumismo e das práticas religiosas orientais (especialmente o budismo), tendo, portanto, teor social, artístico, filosófico e cultural com pretensão de mudar o comportamento e os valores vigentes. Disponível em: www. revistacontemporaneos.com.br Questão 37 Os movimentos que representam a contracultura são a) Punk e Vem Pra Rua. b) Hippie e Tropicalismo. c) Ku klux klan e Anarquista. d) Beainiks e Movimento Brasil Livre. e) Black Bloc e Marcha da Família com Deus pela Liberdade.


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5(ENEM- BR - 2009)Número Original: 47Código: 3746

Prova Fraudada - Primeiro Dia

Processos políticos, sociais e culturais nas relações entre o Estado e as expressões dinâmicas de indivíduos e grupos na sociedade.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Quatro olhos, quatro mãos e duas cabeças formam a dupla de grafiteiros “Osgemeos”. Eles cresceram pintando muros do bairro Cambuci, em São Paulo, e agora têm suas obras expostas na conceituada , em Nova lorque, prova de que o grafite feito no Brasil é apreciado por outras culturas. Muitos lugares abandonados e sem manutenção pelas prefeituras das cidades tornam-se mais agradáveis e humanos com os grafites pintados nos muros. Atualmente, instituições públicas educativas recorrem ao grafite como forma de expressão artística, o que propicia a inclusão social de adolescentes carentes, demonstrando que o grafite é considerado uma categoria de arte aceita e reconhecida pelo campo da cultura e pela sociedade local e internacional. Disponivel em: http://www-flickr.com. Acesso em: 10 set. 2008 (adaptado). No processo social de reconhecimento de valores culturais, considera-se que (A) grafite é o mesmo que pichação e suja a cidade, sendo diferente da obra dos artistas. (B) apopulação das grandes metrópoles depara-se com muitos problemas sociais, como os grafites e as pichações. (C) atualmente, a arte não pode ser usada para inclusão social, ao contrário do grafite. (D) os grafiteiros podem conseguir projeção intemacional, demonstrando que a arte do grafite não tem fronteiras culturais. (E) lugares abandonados e sem manutenção tornam-se ainda mais desagradáveis com a aplicação do grafite.


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