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Resultados

1(ENEM - 2018)Número Original: 131Código: 6984001

Primeira Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Relação entre as forças internas de um sistema e sua aceleração (Terceira lei de Newton) Teoria
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Em desenhos animados é comum vermos a personagem tentando impulsionar um barco soprando ar contra a vela para compensar a falta de vento. Algumas vezes usam o próprio fôlego, foles ou ventiladores. Estudantes de um laboratório didático resolveram investigar essa possibilidade. Para isso, usaram dois pequenos carros de plástico, A e B, instalaram sobre estes pequenas ventoinhas e fixaram verticalmente uma cartolina de curvatura parabólica para desempenhar uma função análoga à vela de um barco. No carro B inverteu-se o sentido da ventoinha e manteve-se a vela, a fim de manter as características físicas do barco, massa e formato da cartolina. As figuras representam os carros produzidos. A montagem do carro À busca simular a situação dos desenhos animados, pois a ventoinha está direcionada para a vela. Carro A Carro B Com os carros orientados de acordo com as figuras, os estudantes ligaram as ventoinhas, aguardaram o fluxo de ar ficar permanente e determinaram os módulos das velocidades médias dos carros A (V,) e B (V,) para o mesmo intervalo de tempo. A respeito das intensidades das velocidades médias e do sentido de movimento do carro À, os estudantes observaram que: V,=0; V, > 0; o carro À não se move. O< V, < V,; 0 carro A se move para a direita. O< V,< V,; 0 carro A se move para a esquerda. O< V, < V,; o carro A se move para a direita. 0 < V, < V,; 0 carro A se move para a esquerda. YO@OSO


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