Leia os dois excertos que seguem. O primeiro refere-se à memória do Holocausto, e outro, a “marcha de supremacistas
brancos” em Charlottesville, ocorrida recentemente nos Estados Unidos da América.
“Tudo foi dito sobre o que faz a especificidade do horror dos campos, dos vagões até as câmaras de gás, dos cães de guarda
aos militares uniformizados, dos miradouros das sentinelas aos arames farpados, da fome ao frio, das agressões as
humilhações [...]. Em compensação, foi mantido o silêncio sobre os convites feitos por esses mesmos homens para que não
seja esquecido e seja levado em consideração o que foi possível aprender lá, de modo a transmitir aqui. Pois o inferno vivido
e habitado torna legítimo e desejável um mundo onde se tentaria evitar o retorno daquilo que de perto e de longe possa
assemelhar-se a ele”.
(Michel Onfray. A Política do Rebelde — tratado de resistência e insubmissão. Rio de Janeiro, Rocco, 2001, p. 36.)
A marcha de supremacistas brancos chegou a ser declarada pela prefeitura como ato ilegal antes de seu início, sem sucesso.
Os radicais racistas, incluindo elementos do velho grupo de extrema direita Ku Klux Klan, portavam bandeiras confederadas,
entoavam slogans nazistas e se armaram de capacetes, escudos e cassetetes. Acredita-se até que tenham utilizado gás
pimenta e lacrimogêneo contra seus oponentes. Antes do meio-dia já se havia desencadeado a situação de violência,
concentrada no campus da Universidade da Virgínia. Entre os contramanifestantes se destacava o agrupamento antirracista
Black Lives Matter (as vidas dos negros importam). Os protestos eram de uma violência desenfreada. E o governo estadual
ativou o estado de emergência e deslocou um forte contingente de unidades antidistúrbios.
(LLANO, Pablo de. Três mortos na jornada de violência provocada por grupos racistas norte-americanos. in.: El País Brasil. 13 agosto 2017.
Disponível em: . Acesso em: 16 ago 2017.)
Relacione os dois textos, tendo como base a importância do cultivo da memória, problematizando cada um dos eventos e
identificando que implicações um traz ao outro.