A professora distribuiu aos alunos algumas fichas conten-
do, cada uma delas, uma descrição de características de
uma organela celular.
Abaixo, as fichas recebidas por sete alunos.
Auxílio na formação de | | Associação ao RNAm
cílios e flagelos. para desempenhar sua
função.
Sintese de proteinas que || Sintese de alguns glici-
serão exportadas pela || dios e modificação de
célula. proteinas, preparando-as.
para secreção.
Digestão dos componen- | | Presença de equipamen-
tes desgastados da pró-| | to próprio para a síntese
pria célula. de proteinas.
Sintese de ácidos nuclei-
cos.
A professora também desenhou na quadra de esportes da
escola uma grande célula animal, com algumas de suas
organelas (fora de escala), conforme mostra a figura.
Ao comando da professora, os alunos deveriam correr
para a organela cuja característica estava descrita na fi-
cha em seu poder.
Carlos e Mayara correram para a organela indicada pela
seta 7; Femando e Rodrigo correram para a organela indi-
cada pela seta 5; Giovana e Gustavo correram para a or-
ganela indicada pela seta 4; Lígia correu para a organela
indicada pela seta 6.
Os alunos que ocuparam o lugar correto na célula dese-
nhada foram
(A) Mayara, Gustavo e Li
(B) Rodrigo, Mayara e Giovana.
(C) Gustavo, Rodrigo e Femando.
(D) Carios, Giovana e Mayara
(E) Femando, Carlos e Lígia.