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1(ENEM - 2017)Número Original: 75Código: 6888946

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Processo civilizatório no cotidiano social das sociedades ao longo da história.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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O garfo muito grande, com dois dentes, que era usado para servir as cames aos convidados, é antigo, mas não o garfo individual. Este data mais ou menos do século XVI e difundiu-se a partir de Veneza e da Itália em geral, mas com lentidão. O uso só se generalizaria por volta de 1750. BRAUDEL, F. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII; as estruturas do cotidiano. São Paulo: Martins Fontes, 1977 (adaptado). No processo de transição para a modernidade, o uso do objeto descrito relaciona-se à construção de hábitos sociais. introdução de medidas sanitárias. ampliação das refeições familiares. valorização da cultura renascentista. incorporação do comportamento laico. VOOS


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2(UFPR - 2021)Número Original: 19Código: 11602569

Primeira Fase

Brasil.b História Comparada.g Diferenças e semelhanças entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2021
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No que diz respeito à Inconfidência Mineira (1789) e à Conjuração Baiana (1798), assinale a alternativa que destaca uma semelhança e uma diferença entre esses dois movimentos. a) b) e) d) e) Ambos os movimentos defendiam a abolição da escravidão, mas na Inconfidência Mineira houve proposta de indenização aos proprietários de escravizados e na Conjuração Baiana houve proposta de indenização aos escravizados. Ambos os movimentos desejavam a mudança do sistema político no Brasil, mas na Inconfidência Mineira houve a defesa de um regime democrático e na Conjuração Baiana houve a defesa de monarquia constitucional. Ambos os movimentos desejavam implantar a industrialização no Brasil, mas na Inconfidência Mineira houve apoio de empresários ingleses e na Conjuração Baiana houve apoio do Marquês de Pombal. Ambos os movimentos pretendiam unir-se a outras rebeliões nas colônias ibéricas na América, mas na Inconfidência Mineira houve apoio de Simón Bolívar e na Conjuração Baiana houve apoio dos haitianos. Ambos os movimentos pregavam a independência regional em relação a Portugal, mas na Inconfidência Mineira houve maior participação da elite e na Conjuração Baiana houve maior participação popular.


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3(UEMA - 2019)Número Original: 2Código: 7893322

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Visões relacionadas ao povo no pensamento político e filosófico de Rousseau e Voltaire no iluminismo do século XVIII .f História Comparada.g
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Questão de Vestibular - UEMA 2019
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O Iluminismo foi um movimento intelectual surgido na Europa no século XVIII, que se apresentava contrário ao Antigo Regime. Leia os trechos reproduzidos das obras de dois filósofos iluministas. Voltaire “O povo tolo e bárbaro precisa de uma canga, de um aguilhão e feno. Se a canalha põe-se a pensar, está tudo perdido” Fonte: VOLTAIRE. Cartas de Voltaire. Obras de Voltaire. Ed. Lefevre, 1828. (adaptado) s Rousseau. “Eu quisera nascer num país em que o soberano e o povo só pudessem ter um único e mesmo interesse, a fim de que todos os movimentos da máquina tendessem sempre e unicamente à felicidade comum; como isso só poderia ser feito se o povo e o soberano fossem a mesma pessoa, resulta que eu quisera nascer sob um governo democrático, sabiamente moderado” ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem da desigualdade, 1754. Considerando o pensamento dos dois filósofos iluministas, compare as visões em relação ao povo.


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4(UEMA - 2018)Número Original: 4Código: 7929626

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

História Comparada.g Aspectos, características e elementos conceituais da democracia contemporânea do século XX aos dias atuais.g
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
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O século V a.C. em Atenas é conhecido como “o século de Péricles”, singularizado pela consolidação da democracia ateniense. O conceito de democracia, cujas origens podem ser localizadas na Grécia Antiga, foi assumindo distintos significados ao longo do tempo. Trecho do Discurso de Péricles "Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos"; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar outros. Seu nome, como tudo depende não de poucos mas da maioria, é democracia. Nela, enquanto no tocante às leis todos são iguais para a solução de suas divergências privadas, quando se trata de escolher (se é preciso distinguir em qualquer setor), não é o fato de pertencer a uma classe, mas o mérito, que dá acesso aos postos mais honrosos; inversamente, a pobreza não é razão para que alguém, sendo capaz de prestar serviços à cidade, seja impedido de fazê-lo pela obscuridade de sua condição. Conduzimo-nos liberalmente em nossa vida publica, e não observamos com uma curiosidade suspicaz a vida privada de nossos concidadãos, pois não nos ressentimos com nosso vizinho se ele age como lhe apraz, nem o olhamos com ares de reprovação que, embora inócuos, lhe causariam desgosto. Ao mesmo tempo que evitamos ofender os outros em nosso convívio privado, em nossa vida pública nos afastamos da ilegalidade principalmente por causa de um temor reverente, pois somos submissos às autoridades e às leis, especialmente aquelas promulgadas para socorrer os oprimidos e às que, embora não escritas, trazem aos transgressores uma desonra visível a todos” (Tucídides, “História da Guerra do Peloponeso”, Livro Il, 34) Brasília: Editora Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001. Tomando como referência o discurso de Péricles, apresente uma característica da democracia ateniense. A seguir, compare-a com o significado atual de democracia nos países ocidentais.


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5(USP - 2019)Número Original: 87Código: 6983285

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Fatos e processos históricos do movimento revolucionário que derrubou o absolutismo francês no final do século XVIII .f História Comparada.g Aspectos ideológicos do movimento de independência dos Estados Unidos no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
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É difícil acreditar que a Revolução Francesa teria sido muito diferente, mesmo que a Revolução Americana nunca tivesse acontecido. É fácil mostrar que os americanos não tentaram uma semelhante ruptura substancial com o passado, como fizeram os franceses. No entanto, (...) as duas revoluções foram muito parecidas. Robert R. Palmer, The Age of The Democratic Revolution: The Challenge, Princeton, Princeton University Presse, vol |, 1959, p.267. Com base no texto e em seus conhecimentos acerca da Revolução Francesa e do revolucionário processo de independência dos Estados Unidos, assinale a afirmação correta. (A) A revolução norte-americana repercutiu pouco nos movimentos liberais da Europa e, mesmo na França da época da Ilustração, seu impacto foi mais de ordem econômica do que política. (B) O processo de independência dos Estados Unidos foi marcado pela ausência de divisões internas entre os colonos e pela exclusão das camadas populares da sociedade no processo político. (C) O processo de independência dos Estados Unidos foi consumado pela redação de uma Constituição, cuja elaboração ficou a cargo de notáveis, que representavam os interesses das classes proprietárias. (D) A guerra da independência norte-americana caracterizou- se pela ausência de radicalismo político e social, o que se deveu à menor penetração dos ideais Ilustrados nos últimos anos do período colonial. (E) A revolução norte-americana repercutiu não só na Ilustração europeia e na Revolução Francesa, como demonstrou de modo teórico e prático a viabilidade de um grande Estado republicano e democrático.


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