Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Declínio do Império Romano
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(PUC-CAMPINAS - 2022)Número Original: 33Código: 11760366

Prova geral - Conhecimentos Gerais e Redação - Verde (Demais Cursos)

Questões com causas ou consequências (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a desarticulação do Império Romano do Ocidente .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2022
Exibir texto da questão

A desintegração do Império Romano, entre os vários fatores históricos que a explicam, (A) (B) (C) (D) (E) ocorreu de forma acelerada após a divisão em Império Romano do Oriente e Império Romano do Ocidente, os quais não resistiram às chamadas “invasões bárbaras”. foi um processo lento, ao longo de quatro séculos, que se deu de forma desigual em seu território e com relação direta com a crise do sistema escravista e o enfraquecimento do poderio militar. resultou da tentativa de o imperador Constantino preservar a unidade do território a qualquer custo, impondo pesados impostos à população e centralizando na capital, Roma, toda a máquina administrativa. foi acompanhada da rápida expansão do cristianismo popular e da contestação pelos cristãos dos valores e práticas políti- cas que marcavam o Império até então, como o cesaropapismo. derivou do rápido expansionismo e da falta de controle das fronteiras na parte ocidental, após a transferência da sede administrativa para Bizâncio, uma vez que as principais ameaças bélicas provinham do Oriente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UPE - 2019)Número Original: 26Código: 10006396

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Visões culturais sobre bárbaros e romanos nas expressões artísticas do século XIX .f Interdisciplinar Questões com imagens (Hist.) Itália.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

Observe o quadro a seguir: "O Saque de Roma em 410 pelos Vândalos" (1890), do pintor francês Joseph-NoélSylvestre. Musée Paul-Valéry. Qual compreensão sobre romanos e bárbaros o artista quis transmitir? Os vândalos são preservadores da civilização. São pessoas iguais, sem grandes distinções. Os vândalos vêm destruir a civilização, representada por Roma. A civilização está ameaçada pelos romanos, sendo salva pelos vândalos. Os romanos foram bárbaros por terem conquistado vários territórios.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPR - 2019)Número Original: 4Código: 7928793

Primeira Fase

Contexto e fatos históricos sobre o Império Romano nos séculos IV e V d.C
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2019
Exibir texto da questão

Leia o trecho abaixo, escrito por Agostinho de Hipona (354-430) em 410, sobre a devastação de Roma: Não, irmãos, não nego o que ocorreu em Roma. Coisas horríveis nos são anunciadas: devastação, incêndios, rapinas, mortes e tormentos de homens. E verdade. Ouvimos muitos relatos, gememos e muito choramos por tudo isso, não podemos consolar- nos ante tantas desgraças que se abateram sobre a cidade. (Santo Agostinho. Sermão sobre a devastação de Roma. Tradução de Jean Lauand. Disponível em: . Acesso em 11 de agosto de 2018.) Considerando os conhecimentos sobre a história do Império Romano (27 a.C. — 476 d.C.) e as informações do trecho acima, assinale a alternativa que situa o contexto histórico em que ocorreram os problemas relatados sobre Roma e a sua consequência para o Império, entre os séculos IV e V. Trata-se do contexto das invasões dos povos visigodos, sendo uma das causas do final do Império Romano do Oriente. Trata-se do contexto dos saques de povos vândalos, sendo uma das causas do final do Sacro Império Romano-Germáânico. Trata-se do contexto das pilhagens de povos ostrogodos, sendo uma das causas do final do Império Bizantino. Trata-se do contexto das incorporações de povos vikings, sendo uma das causas do final do Sacro Império Romano do Oriente. Trata-se do contexto das invasões de povos bárbaros, sendo uma das causas do final do Império Romano do Ocidente. sos D


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNITAU - 2017)Número Original: 6Código: 10577063

Vestibular de Verão - Cursos

Aspectos das reformas administrativas de Diocleciano no contexto da crise do Império Romano .f Itália.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Exibir texto da questão

“[...] havia as feridas internas, que foram tratadas por Diocleciano (285/305), que dividiu a administração imperial em quatro partes, cada uma delas governada por um general: dois principais com o título de Augusto e dois com o título de Cesar.” EYLER, F.M.sS. História antiga - Grécia e Roma: a formação do ocidente. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014, p. 202. Sobre as reformas de Diocleciano, ocorridas após a crise do século III d.C., é CORRETO afirmar: a) Internamente, a tetrarquia procurou reorganizar a administração, aumentando a eficiência da máquina pública e da cobrança de impostos, de forma que pôde fortalecer o Império e resolver, indefinidamente, os problemas da crise. b) Para diminuir a inquietação social, foram elaboradas leis que melhoravam as condições dos escravos e dos devedores, de maneira a, institucionalmente, acabar com a escravidão em todo o Império. c) Estabeleceram leis que liberavam os preços dos produtos agrícolas, como uma tentativa de conter a crise e a inflação. d) Depois de 25 anos de governo, Diocleciano renunciou, após ter reorganizado a administração pública. Essa fase da História ficou conhecida como "Alto Império Romano". e) A crise do Império não foi solucionada, e o grande fato novo ocorrido com o advento da difusão do cristianismo ocasionou a formação da "Alta Idade Média".


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UEL - 2018)Número Original: 34Código: 9450264

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Processos e fatos históricos sobre a desarticulação do Império Romano do Ocidente .f Itália.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2018
Questão de Vestibular - UEL 2018
Exibir texto da questão

Durante o século Il, o Império Romano atingiu sua máxima extensão territorial, dominando quase toda a atual Europa, o norte da África e partes do Oriente Médio. No final do século IV, porém, essa unidade co- meçaria a ser desfeita com a divisão do império em duas porções: a ocidental, com a capital em Roma, e a oriental, com a capital em Bizâncio. Nos sécu- los IV e V, a fragmentação territorial se aprofundou ainda mais e o Império Romano do Ocidente acabou desaparecendo para dar lugar a diversos reinos ger- mânicos. Quanto a desagregação e queda do Império Romano do Ocidente, assinale a alternativa correta. a) O êxodo rural causado pelos ataques dos povos ger- mânicos resultou num crescimento desordenado das cidades, criando instabilidade e desordem política nos centros urbanos e forçando a abdicação do último im- perador romano. b) O paganismo introduzido no Império Romano pelas tri- bos germânicas enfraqueceu o cristianismo e causou a divisão entre cristãos católicos e ortodoxos, encer- rando o apoio da Igreja ao imperador e consequente- mente fazendo ruir o império. c) A língua oficial do Império Romano, o latim, ao se fundir com os idiomas falados pelos invasores, deu origem as línguas germânicas, dificultando a adminis- tração dos territórios que se tornaram cada vez mais autônomos até se separarem de Roma. d) A disputa entre os patrícios romanos e a plebe pelas terras férteis facilitou a invasão do império pelos “po- vos bárbaros”, pois o exército romano foi obrigado a deixar as fronteiras desguarnecidas para defender os proprietários das terras das constantes rebeliões. e) Com o fim das conquistas territoriais, o escravismo e a produção entraram em declínio, somado às “invasões bárbaras” e à ascensão do cristianismo, que acelera- ram a fragmentação e queda de Roma.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?