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  • Política, economia e cultura no Primeiro Reinado
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1(PUC-CAMPINAS - 2021)Número Original: 39Código: 12988868

Prova Geral - Direito

Questões de identificações (Hist.) Aspectos da instabilidade política e social durante o governo de D. Pedro I.f Brasil.b

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2021
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Durante seu governo, Dom Pedro I enfrentou conflitos políticos e teve sua popularidade desgastada. Um episódio que exem- plifica esse desgaste é (A) a Noite das Garrafadas, rebelião urbana ocorrida na capital, em que se confrontaram simpatizantes do Partido Português favoráveis a D. Pedro I e opositores, simpatizantes do Partido Brasileiro. (B) a Guerra dos Mascastes, desencadeada por comerciantes brasileiros, do Rio de Janeiro, que exigiam mais liberdade co- mercial, o fim dos privilégios dos portugueses, e não reconheciam Pedro I como imperador. (C) a Constituição da Mandioca, apelido dado à Constituição de 1824, que foi anulada pelo imperador em discordância à instituição do Poder Moderador. (D) o Dia do Fico, momento em que o Partido Brasileiro clamou pela renúncia de D. Pedro IT, cuja presença era solicitada em Portugal, e este declarou que permaneceria no Brasil. (E) a Revolta do Vintém, provocada pela imposição, por parte de D. Pedro I, de taxas e impostos às famílias abastadas do Rio de Janeiro, como forma de sustentar os gastos imperiais.


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2(UFRGS - 2023)Número Original: 36Código: 13024403

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Aspectos da primeira Constituição do Brasil no contexto do Primeiro Reinado .f Brasil.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)

Questão de Vestibular - UFRGS 2023
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Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre o contexto de elaboração da Constituição, outorgada pelo Império Brasileiro em 1824, e as suas características. () D. Pedro I, em meio aos debates da Assembleia Constituinte, dissolveu a Assembleia e ordenou a prisão de diversos deputados, instituindo um Conselho de Estado que passou a ser responsável pela elaboração do texto constitucional. ( ) A constituição de 1824 estabeleceu um sistema de voto que permitia a participação de todos os homens livres nas eleições, porém nada falava acerca do voto feminino. () A constituição, influenciada pelos debates abolicionistas, definiu o fim do tráfico internacional de escravos e a abolição gradual da escravidão no Império, garantindo indenizações aos proprietários. ( )A nova constituição notabilizou-se pela centralização política e administrativa nas mãos do Imperador, principalmente através da criação do Poder Moderador. A sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) F-F-F-V (B) V-F-F-V (C) F-V-V-F (D) V-V-F-V (E) V-V-V-F


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3(FGV - SP - 2013)Número Original: 55Código: 6341391

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

Brasil.b Aspectos do Poder Moderador instituído pela Constituição de 1824 no primeiro reinado .f

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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A independência, porém, pregou uma peça nessas elites. Um ano após ser convocada, a Assembleia Constituinte foi dissol- vida e em seu lugar, o imperador designou um pequeno grupo para redigir uma Constituição “digna dele”, ou seja, que lhe garantisse poderes semelhantes aos dos reis absolutistas. Um exemplo disso foi a criação do Poder Moderador (..) (Mary del Priore e Renato Venancio, Uma breve história do Brasil) Esse poder (A) ampliava os direitos das Assembleias Provinciais, res- tringia a ação do Imperador no tocante à administração pública e a ação do Senado. (B) permitia que o Imperador reformasse a Constituição por decreto-lei e que escolhesse parte dos deputados pro- vinciais. (C) sofria de uma única limitação institucional, pois o Estado brasileiro não tinha direito de interferir nos assuntos re- lacionados com a Igreja Católica (D) proporcionava ao soberano poderes limitados, o que per- mitiu alargamento da autonomia política e econômica das províncias do Império. (E) oferecia importantes prerrogativas ao Imperador, como indicar presidentes de províncias, nomear senadores e suspender magistrados.


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4(FAMEMA - 2017)Número Original: 28Código: 7817741

Prova 2

Descrições da paisagem e do cotidiano no Brasil nas imagens e textos de Rugendas a partir do século XIX .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)

Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
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Johann Moritz Rugendas esteve no Brasil entre 1821 e 1825, inicialmente como membro da Expedição Langsdorff. Dese- nhista e documentarista, produziu obras sobre paisagens, cenas cotidianas e tipos humanos, como a representada a seguir, denominada Família de fazendeiros (1825). (Www.portugues.seed.pr.gov.br) Nessa obra, observam-se (A) a influência da arquitetura colonial portuguesa e a simpli- cidade dos trajes usados em público. (B) a presença de símbolo religioso e a convivência de se- nhores e escravos em um mesmo espaço. (C) as relações escravistas de produção e a riqueza e diver- sidade do mobiliário das casas de fazendeiros. (D) o patriarcalismo na organização familiar e a importância da educação para a ascensão social. (E) o vestuário como forma de eliminação das distinções sociais e a incorporação de costumes alimentares indí- genas.


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5(UECE - 2020)Número Original: 24Código: 11427681

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Processos e fatos históricos sobre a Guerra da Cisplatina no período do Primeiro Reinado .f Questões com causas ou consequências (Hist.) América do Sul.b

Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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A Guerra da Cisplatina, ocorrida entre 1825 e 1828, durante o Primeiro Reinado, foi um elemento político importante e teve como consequência A) a inclusão do território que hoje é o Uruguai como província do império após a invasão das tropas brasileiras determinada por D. Pedro I. B) o aumento do apoio popular ao Imperador D. Pedro I, pois a anexação da província de São Pedro foi fator de desenvolvimento, devido a sua industrialização. C) a criação de condições políticas positivas para garantir um acréscimo de tempo ao governo de D. Pedro I até a maioridade de seu filho, D. Pedro II, em 1840. D) a formação da República do Uruguai após intervenção inglesa no conflito para garantir o equilíbrio entre o império brasileiro e as Províncias Unidas do Prata, hoje Argentina.


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