Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Guerras e revoltas no Período Regencial
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FGV - SP - 2013)Número Original: 56Código: 6341389

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

Aspectos da revoltada Sabinada que eclodiu na Bahia do Período Regencial .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Exibir texto da questão

A independência oficial do Brasil, prevalecendo sobre a libertação sonhada pelos patriotas — para usar uma palavra em voga na época — frustrou grande parte da população. A independência oficial sedimentou uma estrutura econômica e política herdada da Colônia, pouco alterando a situação das massas e, por adotar um centralismo autoritário, pressio- nava também o sistema político nas províncias. A oportunidade perdida de democratizar a prática política, de um lado, e a insistência em manter inalterado o instituto da escravidão, de outro, praticamente fizeram aflorar todo o anacronismo do Estado brasileiro, provocando várias rea- ções. Entre elas a Sabinada (...) (Júlio José Chiavenato, As lutas do povo brasileiro) É correto caracterizar essa rebelião como (A) um movimento apoiado pelas camadas médias e baixas de Salvador, que tomou o poder da cidade e separou a província da Bahia do resto do Império do Brasil provi- soriamente até a maioridade de D. Pedro de Alcântara. (B) a mais radical revolução social ocorrida no Brasil do século XIX, já que o governo sabino foi efetivamente revolucionário, tendo como uma das primeiras ações a extinção do trabalho cativo em terras baianas. (C) um episódio marcado pelo ingênuo republicanismo dos rebeldes baianos, derivado das reformas políticas ocor- tidas nos Estados Unidos do presidente Monroe e que defendia o poder advindo das classes populares. (D) umarebelião elitista, apoiada nos setores da elite baiana— brancos, proprietários e letrados —, que defendia o sepa- tatismo como forma de preservar os interesses econô- micos da mais rica província nordestina. (E) uma revolução liberal radical, inspirada no parlamenta- tismo inglês, que exigia a imediata convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte e a proclamação de uma república federalista.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(PUC-CAMPINAS - 2023)Número Original: 22Código: 12989054

Prova geral - Conhecimentos Gerais e Redação - Direito

Brasil.b Processos e fatos históricos em torno das guerras e revoltas do Período Regencial brasileiro .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2023
Exibir texto da questão

Durante o período regencial no Brasil, eclodiram diversas revoltas e entre elas, a Farroupilha e a Cabanagem, que têm em comum (A) facções internas em disputa pelo controle de cada uma dessas províncias e em busca de autonomia, em um contexto de grande instabilidade política que marcou o período regencial. (B) insatisfações das elites locais com a abdicação de Dom Pedro | ao trono, provocando a decretação de uma guerra civil contra a Regência Trina Provisória. (C) questões econômicas e sociais envolvendo dificuldades de comércio, intensa pobreza e a ação da maçonaria nessas regiões, insatisfeita com o governo do príncipe regente, Pedro II. (D) motivações relacionadas ao Poder Moderador então decretado, que havia minado a autonomia das províncias por meio de forte centralização política e econômica. (E) adesões amplas, envolvendo tanto as elites locais como trabalhadores livres e os escravizados, em torno de uma pauta que incluía a abolição e a proclamação da República.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(FGV - SP - 2013)Número Original: 2Código: 6341325

Primeira Semestre - Primeira Fase - Direito

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Processos e fatos históricos em torno das guerras e revoltas do Período Regencial brasileiro .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Exibir texto da questão

Entre 1831 e 1845, estouraram revoltas em diversas províncias brasileiras. A Revolta dos Malês (1835) teve por base a cidade de Salvador, na Bahia. A Balaiada (1838-1841) alastrou-se pelo Maranhão e Piauí. A Farroupilha (1835-1845) desenrolou-se no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. a) Aponte uma característica de cada revolta indicada no enunciado. b) Do ponto de vista das propostas sociais, qual a grande diferença entre os projetos da Balaiada, em sua fase final, e os da Farroupilha? c) Em que contexto da política brasileira ocorreram tais revoltas?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(PUC-CAMPINAS - 2022)Número Original: 35Código: 11760361

Prova geral - Conhecimentos Gerais e Redação - Verde (Demais Cursos)

Região Sul.b Questões com causas ou consequências (Hist.) Aspectos políticos, sociais e econômicos envolvidos na Revolução Farroupilha no início do segundo reinado .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2022
Exibir texto da questão

A Guerra dos Farrapos, uma das mais longas revoltas ocorridas no período imperial e em região com ampla atividade pecuária, teve, entre suas causas, o problema econômico decorrente (A) (B) (C) (0) (E) dos altos impostos que incidiam sobre o comércio do charque e do couro no mercado interno, favorecendo produtores estrangeiros. da avassaladora invasão, na região fronteiriça entre Rio Grande do Sul e Argentina, de fazendeiros estrangeiros, que passaram a criar e a vender gado no mercado brasileiro. das dificuldades de se manter a exportação de carne bovina brasileira para os países europeus, uma vez que esse mercado era monopolizado pela produção argentina. da pobreza que atingia a população na região, isolada dos centros econômicos importantes do Império, situados na Bahia e em São Paulo. da proibição do comércio de charque com os países fronteiriços do Cone Sul, pelo império brasileiro, por razões políticas decorrentes da Guerra do Paraguai.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(USP - 2022)Número Original: 83Código: 11677456

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Bahia.b Aspectos políticos e sociais da Revolta dos Malês no período imperial .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2022
Questão de Vestibular - USP 2022
Exibir texto da questão

A revolta dos Malês, ocorrida em Salvador em 1835, (A) foi uma revolta organizada por escravizados e libertos, contra a escravidão e a imposição da religião católica. (B) expressava as aspirações de liberdade dos escravos urbanos impedidos de comprar as suas cartas de alforria. (C) externava a indignação da população urbana branca com as práticas da violência e dos castigos públicos. (D) reivindicava mais autonomia para as províncias, contrapondo-se à política centralizadora empregada pelos gestores imperiais. (E) fracassou em decorrência das dificuldades encontradas na arregimentação de escravos dos engenhos do Recôncavo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?