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1(UNESP- SP - 2009)Número Original: 54Código: 14267

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Companhia de Jesus no Período Colonial Escravidão no Período Colonial (Política e Sociedade)
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Sobre o tratamento dispensado aos índios no período colonial, pode-se afirmar que (A) B) © ©) © os colonos de várias regiões do Brasil e os representantes das ordens religiosas. especialmente os jesuítas, entra- ram em conflitos. pois defendiam formas diversas nas relações com as sociedades indígenas. as ordens religiosas de origem portuguesa e os grandes proprietários rurais defendiam a escravização indiscri- minada dos povos indígenas. mesmo para aqueles que fossem catequizados. com o início do tráfico negreiro para o Brasil em fins do século XVI. uma ampla legislação do Estado português de proteção aos índios passou a vigorar, cessando de imediato a escravidão indígena. para a Igreja Católica e para os senhores de escravo. árduos defensores do sentido religioso da colonização do Brasil, a escravização indígena deveria ser um ins- trumento de conversão religiosa. a experiência de escravização dos povos indígenas no Brasil foi efetiva em poucas regiões do nordeste. em atividades de menor importância econômica. e apenas nas primeiras décadas da presença lusa.


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2(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 48Código: 17192

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Processo de dominação dos indígenas no Brasil Instituições administrativas no Período Colonial.g Companhia de Jesus no Período Colonial
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
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Após a criação desse sistema, estabeleceu-se um centro que serviria como o “coração” do território nacional. Segundo Rodolfo Garcia, o regimento de 1548 introduziu uma alteração significativa no caráter da legislação metropolitana editada no Brasil, na medida em que o principal meio pelo qual o rei mandava povoar o Brasil era o da redução da população indígena à fé católica. Não por acaso, os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil na comitiva de Tomé de Souza. Adaptado de Ronaldo Vainfas. Dicionário do Brasil Colonial. O texto trata de um sistema conhecido como a) Provedor-mor. b) Capitanias Hereditárias. c) Período Pré-colonial. d) Intendente das Minas. e) Governo Geral.


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3(ESPCEX - 2018)Número Original: 35Código: 9257665

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Aspectos do sistema administrativo das Capitanias Hereditárias implementadas pela metrópole portuguesa no Brasil do século XVI .f
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2018
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Do ponto de vista econômico, o sistema de capitanias, implantado em 1534, não alcançou os resultados esperados pelos portugueses. Entre as poucas capitanias que progrediram e obtive- ram lucros, principalmente com a produção de açúcar, estavam as de [A] Rio Grande e Itamaracá. [B] São Vicente e Rio Grande. [C] Santana e Ilhéus. [D] Maranhão e Pernambuco. [E] São Vicente e Pernambuco.


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4(UERJ - 2023)Número Original: 55Código: 12850972

Exame Único - Questões Objetivas

Escravidão no Período Colonial (Política e Sociedade)
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Questão de Vestibular - UERJ 2023
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Tereza de Benguela é um dos nomes esquecidos pela historiografia nacional. Nos últimos anos, passou a ser mais “TEREZA DE BENGUELA reconhecida, na busca de multiplicar as narrativas que revelam a formação sociopolítica brasileira. Tereza, que viveu no século XVIII, pode ter nascido no continente africano ou no Brasil. Ela chefiou o Quilombo do Quariterê, que se localizava na atual fronteira entre Mato Grosso e Bolívia. O Quilombo resistiu até 1770, quando foi destruído. Em homenagem a Tereza de Benguela, o dia 25 de julho é oficialmente, no Brasil, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Be Adaptado de ufrb.edu.br. O reconhecimento de Tereza de Benguela e a celebração do dia 25 de julho indicam uma mudança com o intuito de multiplicar narrativas sobre a formação social brasileira. Essa mudança tem como objetivo: (A (B (C (D oa naturalizar a inclusão de personalidades marginais a garantir a homogeneização de hierarquias étnicas promover a reparação de dívidas estruturais eS wa valorizar a ação de protagonistas plurais


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5(UNESP - 2021)Número Original: 24Código: 13024547

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Brasil.b Processos e fatos históricos sobre a formação e desenvolvimento dos quilombos no período de escravidão no Brasil .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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O quilombo significou uma alternativa concreta à ordem escravista — e, por isso, tornou-se um problema real e bas- tante amedrontador para a sociedade colonial e para as autoridades, que precisavam combatê-lo de modo sistemá- tico. Mas, ao mesmo tempo, o quilombo era parte da socie- dade que o reprimia, em função dos diversos vínculos que tinha com os diferentes setores desta. Tais vínculos, de natu- reza muito variada, incluíam a criação de toda sorte de rela- ções comerciais com as populações vizinhas, a formação de redes mais ou menos complexas para obtenção de informa- ções e, como não poderia deixar de ser, o cultivo de um sem- -número de laços afetivos e amorosos que se entrecruzavam nas periferias urbanas e nas fazendas. (Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2018.) Os quilombos existentes no Brasil colonial podem ser carac- terizados como espaços (A) de permanência provisória, a que os fugitivos recorriam até que conseguissem alforria ou pudessem escapar para países vizinhos, onde a escravidão já havia sido abolida. (B) tolerados pelos organismos policiais e repressivos da colônia, pois continham áreas importantes de produção de alimentos, que contribuíam para alimentação dos escravizados. (C) articulados à ordem estabelecida da sociedade colonial, pois resultavam da lógica do escravismo e, ao mesmo tempo, mantinham conexões regulares com comunida- des e cidades próximas. (D) de refúgio, que conseguiam sustentar-se e garantir a sobrevivência daqueles que neles se abrigavam, a partir da autossuficiência econômica e do completo isolamento. (E) de extrema violência, cujos moradores sofriam tanto com os ataques sistemáticos de bandeirantes quanto com a tirania dos chefes, que reproduziam internamente a lógi- ca escravista da sociedade.


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