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Resultados

1(USP - 2022)Número Original: 81Código: 11677453

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Região Nordeste.b Processos e fatos históricos relacionados com a figura de Antônio Conselheiro na Primeira República .f
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Questão de Vestibular - USP 2022
Questão de Vestibular - USP 2022
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Antônio Vicente Mendes Maciel, Conselheiro de alcunha, (...) era cearense e nasceu (...)a 13 de março de 1830. (...) Aprendeu a ler, escrever e contar. (...) Andou estudando latim, enxertando frases da língua de Horácio nos seus longos “conselhos”, geralmente baseados na Bíblia sagrada, que conhecia razoavelmente. (...) Era apenas um peregrino, acompanhado de numeroso séquito; pequenos agricultores, negros 13 de Maio, caboclos de aldeamentos, gente sem recursos, doentes. (...) Em 1893 (...) Antônio Vicente se estabeleceu em Canudos (...). Rebatizou a localidade, dando-lhe o nome de Belo Monte. Criou um clima de tranquilidade local. Respeitavam-no. Seu monarquismo era utopia. De vários pontos do sertão apareciam os conselheiristas (...). Caminhavam para lá movidos pela fé. Queriam morar ali sem pensar em conquistar novas terras. Nem restaurar a monarquia. Cá de fora, não entenderam assim. Interesses políticos e patrimoniais deram novos rumos e destino sangrento ao sertão do Conselheiro. (...) José Calazans. “O Bom Jesus do sertão”. Caderno Mais, Folha de S. Paulo. São Paulo, 21/09/1997. O texto sugere que Antonio Conselheiro (A) representou a luta da Igreja Católica contra o regime republicano recém-instaurado no Brasil. (B) fez uso da sua educação formal para colocar em xeque os dogmas do catolicismo no Brasil. (C) defendeu a restauração da Monarquia por identificar-se com os interesses políticos e patrimoniais das elites locais. (D)atraiu pessoas pobres do sertão nordestino com mensagens de fé e de acolhimento na comunidade. (E) liderou uma insurreição contra as estruturas sociais e políticas implementadas pela República.


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2(UNESP - 2021)Número Original: 11Código: 9314147

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Questões de identificações (Hist.) Região Nordeste.b Sentido das representações literárias sobre os combatentes na Guerra de Canudos .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Considerando o contexto histórico de produção do texto, o soldado abandonado e seu “adversário possante” podem ser identificados, em termos políticos, como A) militarista e civilista, respectivamente. B) abolicionista e escravista, respectivamente. ( ( (C) escravista e abolicionista, respectivamente. (D) republicano e monarquista, respectivamente. ( E) monarquista e republicano, respectivamente.


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3(ENEM - 2015)Número Original: 30Código: 6346533

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Guerra de Canudos
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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TEXTO I Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Vencido palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados. CUNHA, E. Os sertões. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987. TEXTO II Na trincheira, no centro do reduto, permaneciam quatro fanáticos sobreviventes do extermínio. Era um velho, coxo por ferimento e usando uniforme da Guarda Católica, um rapaz de 16 a 18 anos, um preto alto e magro, e um caboclo. Ao serem intimados para deporem as armas, investiram com enorme fúria. Assim estava terminada e de maneira tão trágica a sanguinosa guerra, que o banditismo e o fanatismo traziam acesa por longos meses, naquele recanto do território nacional. SOARES, H. M. A Guerra de Canudos. Rio de Janeiro: Altina, 1902. Os relatos do último ato da Guerra de Canudos fazem uso de representações que se perpetuariam na memória construída sobre o conflito. Nesse sentido, cada autor caracterizou a atitude dos sertanejos, respectivamente, O manipulação e incompetência. O ignorância e solidariedade. O hesitação e obstinação. O esperança e valentia. & bravura e loucura.


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4(ENEM- BR - 2010)Número Original: 24Código: 3568

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Guerra de Canudos
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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As runas do povoado de Canudos, no sertão norte da Bahia, além de significativas para a identidade cultural dessa região, são úteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos. Essas ruínas foram reconhecidas como patrimônio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de O objetos arqueológicos e paisagísticos. © acervos museológicos e bibliográficos. & núcleos urbanos e etnográficos. O práticas e representações de uma sociedade. & expressões e técnicas de uma sociedade extinta.


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5(USP- SP - 2008)Número Original: 8Código: 6135

Segunda Fase

Brasil.b Sentido político, econômico e social da Guerra de Canudos na Primeira República .f
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Questão de Vestibular - USP 2008
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“Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a História, resistiu até ao esgotamento completo. [...] Caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.” Euclides da Cunha, Os Sertões. Relacione o movimento de Canudos com a) os problemas econômico-sociais da região. b) a crença religiosa e a luta política da população.


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