Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Formação dos Movimentos Trabalhistas (República Oligárquica)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UPE - 2023)Número Original: 31Código: 12842664

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Aspectos políticos, econômicos e sociais do movimento operário brasileiro no contexto da greve geral de 1917 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Leia o trecho a seguir. Em junho de 1917, uma greve de enormes proporções, envolvendo cerca de 100 mil trabalhadores, homens, mulheres e crianças, paralisou São Paulo e, com a violência policial e o agravamento contínuo da situação dos operários, transformou-se a cidade em palco de uma verdadeira revolta urbana. TOLEDO, Edilene. Um ano extraordinário: greves, revoltas e circulação de ideias no Brasil de 1917. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 30, no 61, p. 497-518, maio-agosto 2017, p. 499. Uma das causas sociopolíticas do movimento descrito no texto foi a/o a) ampliação da mão de obra feminina. b) redução da produção de itens automotivos. c) crescimento da demanda de exportação para a URSS. d) desestabilização da economia causada pela guerra. e) desenvolvimento de políticas de saúde para os operários.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(USP- SP - 2013)Número Original: 53Código: 5380

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Brasil.b Lutas, reivindicações e conquistas da classe trabalhadora no Brasil a partir da década de 1920.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
Exibir texto da questão

Durante os primeiros tempos de sua existência, o PCB prosseguiu em seu processo de diferenciação ideológica com o anarquismo, de onde provinha parte significativa de sua liderança e de sua militância. Nesse curso, foi necessário, no que se refere à questão parlamentar, também proceder a uma homogeneização de sua própria militância. Houve algumas tentativas de participação em eleições e de formulação de propostas a serem apresentadas à sociedade que se revelaram infrutíferas por questões conjunturais. A primeira vez em que isso ocorreu foi, em 1925, no município portuário paulista de Santos, onde os comunistas locais, apresentando-se pela legenda da Coligação Operária, tiveram um resultado pífio. No entanto, como todos os atos pioneiros, essa participação deixou uma importante herança: a presença na cena política brasileira dos trabalhadores e suas reivindicações. Estas, em particular, expressavam um acúmulo de anos de lutas do movimento operário brasileiro. Dainis Karepovs. A classe operária vai ao Parlamento. São Paulo: Alameda, 2006, p.169. A partir do texto acima, pode-se afirmar corretamente que a) as eleições de representantes parlamentares advindos de grupos comunistas e anarquistas foram frequentes, desde a Proclamação da República, e provocaram, inclusive, a chamada Revolução de 1930. b) comunistas, anarquistas e outros grupos de representantes de trabalhadores eram formalmente proibidos de participar de eleições no Brasil desde a proclamação da República, cenário que só se modificaria com a Constituição de 1988. c) as primeiras décadas do século XX representam um período de grande diversidade político-partidária no Brasil, o que favoreceu a emergência de variados grupos de esquerda, cuja excessiva divisão impediu- os de obter resultados eleitorais expressivos. d) as experiências parlamentares envolvendo operários e camponeses, no Brasil da década de 1920, resultaram em sua presença dominante no cenário político nacional, após o colapso do primeiro regime encabeçado por Getúlio Vargas. e) as primeiras participações eleitorais de candidatos trabalhadores ganharam importância histórica, uma vez que a política partidária brasileira da chamada Primeira República era dominada por grupos oriundos de grandes elites econômicas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNICAMP - 2023)Número Original: 61Código: 12877642

Primeira fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e Z

Brasil.b Aspectos políticos, econômicos e sociais do movimento operário brasileiro no contexto da greve geral de 1917 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Exibir texto da questão

Na Greve de 1917 em São Paulo, os conflitos propagaram-se a partir do Cotonifício* Crespi, com cerca de 2 mil trabalhadores; em pouco tempo, congregaram 50 mil pessoas numa cidade de 400 mil habitantes. Entre sociedades de classes, as quais eram combativas, políticas e de identidade étnica, havia sido organi- zado em março daquele ano, pouco antes da eclosão da greve, o Comitê Popular de Agitação contra a exploração das crianças. Por meio de enquetes, reuniões e palestras, o Comitê procura- va revelar as relações de trabalho a que os menores estavam sujeitos: jornadas extenuantes e graves acidentes. Nas notícias de jornais, era comum encontrar casos como o de José, de 12 anos, que teve o braço esmagado por uma máquina amassa- deira da fábrica de biscoitos “A Fidelidade”, e Henrique Guido, de 8 anos, que teve os dedos decepados numa oficina da Barra Funda. (Adaptado de FRACCARO, Glaucia. Mulheres, sindicato e organização política nas greves de 1917 em São Paulo. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 37, n. 76, p. 76-77, 2017.) *Cotonifício: algodoaria. Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a história do trabalho no Brasil, é correto afirmar que a) as mobilizações da greve de 1917 tinham por objetivo im- plementar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), base legal da igualdade salarial entre homens, mulheres e crian- ças, reconhecida nos anos de 1990. b) em resposta à greve de 1917, o presidente Venceslau Brás institui, no ano seguinte, para a indústria brasileira, a igual- dade de salário entre homens e mulheres e torna ilegal o trabalho infantil no setor têxtil de todo o país. c) a greve de 1917 foi impulsionada, entre outros fatores, pe- los baixos salários (não obstante o cenário de alta inflação), multas contra os trabalhadores, acidentes, jornadas extenu- antes, e falta de regulamentação do trabalho de menores. d) na época da greve de 1917, o trabalho das crianças nas fábricas era considerado ilegal; o trabalho infantil foi regu- lamentado posteriormente por Getúlio Vargas por meio das leis trabalhistas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ETEC - 2017)Número Original: 37Código: 7808981

Segundo semestre

Brasil.b Relações entre o futebol e o desenvolvimento dos movimentos trabalhistas na Primeira República .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2017
Questão de Vestibular - ETEC 2017
Exibir texto da questão

“ Nas primeiras décadas do século passado, operários de fábricas brasileiras formaram times de futebol que superaram a função de diversão do operariado. Primeiramente fundados com o apoio dos patrões como um mecanismo de controle do tempo de lazer de seus funcionários, esses times logo se caracterizariam por um perfil mais democrático, em contraste com os padrões da sociedade brasileira de então. Além disso, a reunião proporcionada pelo futebol no ambiente industrial possibilitava a discussão e a mobilização pela melhoria das condições de trabalho. Acesso em: 10.02.2017. Adaptado. o De acordo com o texto, é correto afirmar que (A) (B) o perfil dos primeiros times operários era resultado dos padrões democráticos da sociedade brasileira de meados do século XX. os jogadores operários, dirigidos pelos patrões, se opuseram à reivindicação por direitos trabalhistas no começo do século XIX. os times operários, com apoio dos empresários, organizaram reivindicações pelos direitos trabalhistas no Brasil no início do século XIX. no começo do século XX, o momento proporcionado pelo futebol nas fábricas contribuiu para a organização das reivindicações dos operários. inicialmente proibidos pelos patrões em princípios do século XX, os times operários ganharam o apoio deles após a melhoria das condições de trabalho.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFRGS - 2022)Número Original: 39Código: 11557134

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Brasil.b Aspectos do movimento operário brasileiro na primeira república e suas relações com o movimento operário internacional.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2022
Questão de Vestibular - UFRGS 2022
Exibir texto da questão

Nas duas primeiras décadas do século XX, ocorreram muitas greves de trabalhadores no Brasil. Com relação à história do movimento operário brasileiro, é correto afirmar que (A) foi relevante o papel de imigrantes europeus, sobretudo italianos, que trouxeram ideais anarquistas e socialistas para o pais. (B) foi organizado a partir de sindicatos patronais, que pressionavam o governo republicano por subsídios para a indústria nacional. (C) foi uma resposta à política do “café com leite”, que privilegiava o setor agrícola, e ocasionou a desindustrialização do país. (D) foi um movimento predominantemente antiabolicionista, que criticava o fim da escravidão e o aumento da oferta de mão de obra livre. (E) foi uma reação ao fim dos grandes latifúndios produtores de café, que empregavam o maior número de trabalhadores naquele período.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?