Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Revolução Cultural Chinesa
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(USP - 2019)Número Original: 83Código: 6983277

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Processos e fatos históricos sobre a Revolução Cultural Chinesa na segunda metade do século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
Exibir texto da questão

Sobre a revolução cultural ocorrida na China, a partir de 1966, é correto afirmar que se tratou de (A) movimento dirigido por intelectuais e estudantes contra o governo ditatorial de Mao Tsé-Tung. (B) proposta encaminhada pelos camponeses em busca da retomada das raízes xintoístas da China imperial. (C) reação dos intelectuais refratários ao regime comunista que pretendia restaurar o mandarinato. (D) expurgo de cunho anti-intelectualista que recusava as influências ocidental e soviética. (E) um processo que culminou nas reivindicações de livre- pensamento e na abertura da China para o mercado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEPA- PA - 2012)Número Original: 18Código: 5996333

Terceira Etapa

China.b Questões com causas ou consequências (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a Revolução Cultural Chinesa na segunda metade do século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEPA 2012
Questão de Vestibular - UEPA 2012
Exibir texto da questão

A “Revolução Cultural Chinesa”, também chamada de “Grande Revolução Cultural Proletária”, foi adotada pelo regime de Mao- TséTung na década de 1960. Foi um contragolpe político aos críticos do fracasso de seu plano politico-econémico “Grande Salto para Frente”, dos anos anteriores, que pretendia desenvolver o país segundo o modelo de industrialização soviético. A nova orientação política imposta por Mao e resumida em seu “Livro Vermelho” conclamava os jovens chineses, fieis à revolução, a denunciar políticos e intelectuais com supostas inclinações burguesas. Na verdade, a propalada revolução cultural resultou: O num movimento de perseguição generalizada política e social de todos os críticos do regime maoista, dentre eles dirigentes políticos, artistas e intelectuais. O num verdadeiro salto adiante da Revolução Chinesa, com a adoção de uma linha de desenvolvimento econômico pautado na agricultura e na criação de uma nova estrutura política que perdurou nas décadas seguintes. O numa aproximação com o regime do Kuomitang (Partido Nacionalista), estabelecido na ilha de Taiwan (Formosa), política que entrou em declínio a partir da morte de Mao em 1976. O num avanço no desenvolvimento das artes e da cultura no país, em grande medida, liderado por grupos maoístas partidários da formação de um socialismo à chinesa, mais aberto ao ocidente capitalista. © no rompimento com a União Soviética e com a linha bolchevista adotada pelo Partido Comunista Chinês, o que levou o pais ao gradativo processo de abertura aos capitais internacionais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(MACKENZIE - 2009)Número Original: 49Código: 6892071

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Processos e fatos históricos sobre a Revolução Cultural Chinesa na segunda metade do século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
Exibir texto da questão

“...) Para os mais velhos, Mao é um constrangimento. É raro encontrar quem o defenda. Ao fim da viagem, quando eu já me conformava com o ritmo lento e as respostas esquivas dos chineses, testemunhei a única reação direta, quase intempestiva, de um professor de Economia da Universidade de Tsing-Hua, Denggao Long. Ao indagar se as mudanças na China mostravam uma verdadeira revolução de Deng, Long deu um pulo na cadeira e até arriscou o inglês: “Revolução? Não! Reforma. Eu sorri, e ele continuou: “Revolução, nunca mais na China. A Revolução Cultural foi uma tragédia, um erro (...)” Revista Época, 06/2008 Que aspecto da Revolução Cultura Chinesa, ocorrida entre as décadas de 1960/1970, justificaria a afirmação destacada no trecho acima? Assinale a alternativa que responde, corretamente, à questão. a) A Revolução Cultural agiu em favor da burocratização do Estado Chinês e da planificação excessivamente centralizada da economia. b) No plano econômico, a Revolução Cultural atrasou o avanço tecnológico do país, entre outros aspectos, devido às inúmeras perseguições a intelectuais, cientistas e educadores. c) Por meio da mudança de mentalidade, o governo maoísta pretendia consolidar os ideais revolucionários burgueses, em detrimento da massa camponesa. d) A Revolução Cultural combateu, duramente, o isolamento tradicional da cultura chinesa, valorizando o cosmopolitismo e a inovação criadora trazida pelo Comunismo. e) Defendendo uma revolução proletária urbana, nos moldes da Revolução Russa, Mao Tse-tung precisou usar de extrema violência para conter a participação da massa camponesa, o que resultou em massacre.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNICAMP- SP - 2010)Número Original: 22Código: 4547

Segunda Fase

Revolução Cultural Chinesa Marxismo político, econômico e filosófico.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
Exibir texto da questão

No ocidente, as relações de Mao Tsé-Tung com o marxismo foram objeto de discussão. Alguns estudiosos questionaram se Mao era realmente um marxista, enquanto outros argumentaram que seu pensamento estava baseado no stalinismo e não acrescentava nada de original ao marxismo-leninismo. As idéias de Mao só foram reconhecidas internacionalmente pelo termo “maoísmo” depois da Revolução Cultural. (Adaptado de Alan Lawrence, China under communism. Londres e Nova York: Routledge, 2000, p. 6.) a) Identifique no texto duas visões diferentes sobre o pensamento de Mao Tsé-Tung. b) O que foi a Revolução Cultural na China?


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?