Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais estão graficamente representados uma circunferência de centro O e um quadrado FGHI, inscrito nessa circunferência, sendo F(2, 5) e H(6, 1). YA XY A área da região destacada na figura é igual a (A) 8/2 x (B) 8(n— 1) (C) 8x (D) 8(x — 2) (E) 4(n-—2)
Considere a semicircunferência y, que possui raio de 5V5 cm e contém os quadrados ABCD e BEFG, conforme indica a imagem. Os vértices €, De F pertencem à y, e os vértices A, Be E estão sobre seu diâmetro. A área do quadrado BEFG, em cm, é igual a:
Na figura abaixo, três discos P, Q e R, de mesmo raio, são construídos de maneira que Pe R são tangentes entre si e o centro de Q é ponto de tangência entre P e R O quadrilátero sombreado ABCD têm vértices nos centros dos discos P e R e em dois pontos de interseção de Q com Pe R. Se o raio do disco P é 5, a área do quadrilátero ABCD é
A figura representa um trapézio ABCD de bases AB e CD, inscrito em uma circunferência cujo centro O está no interior do trapézio. Sabe-se que AB = 4, CD = 2e AC =3y2. a) Determine a altura do trapézio. b) Calcule o raio da circunferéncia na qual ele esta inscrito. c) Calcule a área da região exterior ao trapézio e delimitada pela circunferência.
Amedida da área, em cm?, de um quadrado que pode ser inscrito em um círculo de raio igual a 5 cm é (A) 20 (B) 252 (C) 25 (D) 502 (©) 50