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Resultados

1(UEPA- PA - 2015)Número Original: 41Código: 5979828

Prosel - Segunda Etapa - Prise SubPrograma XVII

Aplicação da fórmula da intensidade sonora em Decibéis (Estilo comum).f
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Questão de Vestibular - UEPA 2015
Questão de Vestibular - UEPA 2015
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Leia o Texto XVIII para responder à questão Texto XVIII Festas de aparelhagem, alto-falantes, carros- som, e até celulares tocando músicas com volume alto dentro dos ônibus são algumas das reclamações recebidas diariamente pela Delegacia do Meio Ambiente (Dema) em Belém. Já houve até mesmo denúncias de pessoas com caixas de som portáteis funcionando em alto volume dentro de supermercados da capital. De acordo com o Conselho Nacional de Meio Ambiente, durante o dia, sons excessivos ou ruídos não podem ultrapassar a marca de 55 decibéis. Durante a noite, a partir das 18h, esse número cai para 50 decibéis. Quem infringe a lei pode receber penas leves, como ajuda comunitária e ações educativas, ou também uma detenção, que pode variar de 1 a 4 anos de prisão. (http://91.globo.com/pa/para/noticia/2012/06/poluicao-sonora- em-belem-gera-grande-numero-de-denuncias.html) Nivel Sonoro para ambientes externos Tipos de àreas Diumo | Noturno Áreas de sítios é fazendas 40 35 Area estritamente residencial urbana ou de 50 15 hospitais e escolas Área mista, predominantemente residencial 55 50 Area mista, com vocação comercial e 60 55 administrativa Area mista, com Vocação recreacional 6 55 ‘Area predominantemente industrial 70. 60 (Fonte: NBR 10151: Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento) Dados: Limiar de audibilidade = 1022 W/m? Limiar da dor = 1 W/m? Considerando que uma pessoa encontra-se numa área mista, predominantemente residencial, analise as seguintes afirmações: I. A razao entre o limiar da dor e a intensidade sonora indicada para o turno diurno é de 1085. II. A razão entre as intensidades sonoras indicadas para o turno diurno e noturno é de 10. HI. O nível sonoro associado ao limiar da dor é de 120 dB. IV. O nível sonoro associado ao limiar da audibilidade é igual a 1. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: Tell Te lll Hell Ile IV Ile Iv 0280500


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2(USP- SP - 2016)Número Original: 11Código: 6387494

Segunda Fase - Segundo Dia

Aplicação da fórmula da intensidade sonora em Decibéis (Estilo comum).f
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Questão de Vestibular - USP 2016
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O nível de intensidade sonora /, em decibéis (dB), é definido pela expressão // = 10 logi (I / Jo), na qual Ié a intensidade do som em W/m? e Jp = 10: W/m? é um valor de referência. Os valores de nível de intensidade sonora /= 0 e /3= 120 dB correspondem, respectivamente, aos limiares de audição e de dor para o ser humano. Como exposições prolongadas a níveis de intensidade sonora elevados podem acarretar danos auditivos, há uma norma regulamentadora (NR-15) do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, que estabelece o tempo máximo de 8 horas para exposição ininterrupta a sons de 85 dB e específica que, a cada acréscimo de 5 dB no nível da intensidade sonora, deve-se dividir por dois o tempo máximo de exposição. A partir dessas informações, determine a) a intensidade sonora Jo correspondente ao limiar de dor para o ser humano; b) o valor máximo do nível de intensidade sonora (3, em dB, a que um trabalhador pode permanecer exposto por 4 horas seguidas; c) os valores da intensidade 1 e da potência P do som no timpano de um trabalhador quando o nível de intensidade sonora é 100 dB. Diâmetro do timpano = 1 cm


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3(UEPA- PA - 2010)Número Original: 36Código: 6004170

Segunda Etapa

Relação entre a altura (ou nota musical) e a Frequência ou Período em uma onda sonora .f
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Questão de Vestibular - UEPA 2010
Questão de Vestibular - UEPA 2010
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O processo de envelhecimento do ser humano provoca diversas modificações no organismo. No aparelho auditivo, algumas células não se renovam e vão ficando cada vez mais danificadas, tornando dificil ouvir sons agudos. Mundo Estranho, nº 51, set./2009, p. 36, (com adaptações). Com base nessas informações, nesse estágio da vida, o ser humano percebe melhor os sons de maior comprimento de onda. menor intensidade. maior frequência. menor amplitude. maior altura. 00090


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4(ETEC- SP - 2012)Número Original: 29Código: 4961210

Segundo Semestre

Elementos característicos de uma onda Sonora Rec
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Questão de Vestibular - ETEC 2012
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A poluição sonora nas grandes cidades é tão intensa e constante que nem mais a percebemos, pois já nos habituamos. São motores de veículos, buzinas, sirenes, máquinas, todas fontes sonoras produzindo sons que vão do grave ao agudo. Com respeito aos sons agudos, podemos dizer que correspondem a sons de frequências (A) _altas e de grandes comprimentos de onda (B) altas e de pequenos comprimentos de onda (C) “ baixas e de pequenos comprimentos de onda (D) “ baixas e de grandes velocidades de propagação. (E) baixas e de pequenas velocidades de propagação.


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5(ETEC- SP - 2011)Número Original: 27Código: 5059794

Segundo Semestre

Elementos característicos de uma onda Sonora Rec
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Questão de Vestibular - ETEC 2011
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Na carta ao seu filho, Henrique Dumont menciona o gramofone. O gramofone foi inventado por Thomas Edison, em 1877, e foi aperfeiçoado, dez anos depois, por Emile Berliner que passou a utilizar discos planos para a gravação do som. O gramofone é composto por uma cometa que capta os sons e faz vibrar uma membrana conectada a uma agulha, cuja vibração deixa marcas no disco. Após a gravação, o processo é repetido de forma contrária. As marcas deixadas no disco fazem vibrar a membrana que, por sua vez, faz vibrar o ar. À corneta capta essa vibração e, como uma caixa acústica, amplífica o som Esquema simplificado das ondas sonoras Cometa Agulha “lendo” o disco Gramofone na corneta do gramofone (http www. faqs orgiphoto-dictiphrase/437/ (http: ww nerdrops.com/wpcontent/uploads/gramofone samophone Hi Acesso em: 3008 201) Acesso em: 08022011) Com base nessas informações, conclui-se que a principal função da corneta, no gramofone, é tornar o som mais = alto, z baixo. ruidoso. sa rápido no intenso.


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