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1(UFPB- PB - 2012)Número Original: 12Código: 7038

Terceira série

João Cabral de Melo Neto Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPB 2012
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A partir da leitura do texto, pode-se inferir que esses versos enfocam a) a problemática da miséria, condenando a postura dos sociólogos que veem no mangue um lugar sedutor. b) a banalidade com que se trata o nascimento de crianças em regiões socialmente desassistidas, onde a vida e a morte parecem ter o mesmo sentido. c) uma visão otimista sobre a vida a partir do nascimento de uma criança, a quem a natureza se curva em reverência. d) a vida nos mangues, cuja população não vislumbra qualquer possibilidade de mudança e) o sentimento de pessoas que, vivendo em lugares muito pobres, deixam de celebrar a vida.


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2(UFPB- PB - 2012)Número Original: 13Código: 7035

Terceira série

João Cabral de Melo Neto Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPB 2012
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Uma relação de causa /consequência é observada entre os seguintes versos: a) “conversais e não sabeis / que vosso filho é chegado?” (versos 3-4 da 1º estrofe) b) “Estais aí conversando / em vossa prosa entretida:” (versos 5-6 da 1º estrofe) c) “não sabeis que vosso filho / saltou para dentro da vida?” (versos 7-8 da 1º estrofe) d) “e estais aí conversando; | pois sabei que ele é nascido.” (versos 11-12 da 1º estrofe) e) “Foi por ele que a maré) esta noite não baixou” (versos 3-4 da 2º estrofe)


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3(UFPB- PB - 2012)Número Original: 9Código: 7034

Terceira série

João Cabral de Melo Neto Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPB 2012
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Na primeira estrofe do poema, verifica-se a ocorrência de paródia do texto bíblico em que se narra o nascimento do Menino Jesus, uma vez que os personagens da narrativa literária distanciam-se dos personagens da História Sagrada. paráfrase com a narrativa bíblica, pois a criança “que saltou para dentro da vida” é o próprio Menino Jesus, que veio ao mundo para transformá-lo. intertextualidade com passagens da história bíblica, apresentando personagens que se assemelham a algumas figuras sagradas. analogia com fatos imaginários sitrados no âmbito da criação literária e que, por isso, distorcem a veracidade da narrativa bíblica. comparação com o relato bíblico do nascimento de Jesus, negando-LHE, contudo, a sua natureza sagrada, por apresentá-LO em sua caracterização humana.


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4(UFPB- PB - 2012)Número Original: 10Código: 7033

Terceira série

João Cabral de Melo Neto Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPB 2012
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Considerando a primeira estrofe do poema, verifica-se que a mulher, dirigindo-se ao compadre, utiliza a) uma linguagem respeitosa, configurando uma situação de comunicação em que os interlocutores pertencem a classes sociais distintas. b) um nível linguístico extremamente rebuscado, coerente com a natureza literária do texto. c) a segunda pessoa do plural (vós) para referir-se a uma pessoa tão familiar (o compadre), o que revela o seu desconhecimento da língua. d) o nível formal da linguagem, como uma exigência da comunicação oral. e) a expressão metafórica “saltou para dentro da vida”, para referir-se ao ato de nascer.


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5(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 11Código: 17398

Segundo Semestre, Junho - Prova A

João Cabral de Melo Neto Guimarães Rosa
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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Considere as seguintes assertivas relacionadas aos dois textos, levando em conta a produção dos respectivos autores. I. O caráter literário de Ie de II resulta da beleza, concisão e clareza da linguagem utilizada pelos autores para registrar fidedignamente um universo típica e exclusivamente brasileiro. II. O valor literário de 1 e II deve-se ao especial tratamento linguístico que confere às palavras sentidos múltiplos. III. O efeito conotativo dos textos permite dizer que tanto o homem referido em I, quanto o sertão referido em II, transcendem os limites do regional para representarem valores universais. Assinale: a) se todas as assertivas estiverem corretas. b) se apenas Ie II estiverem corretas. c) se apenas II e III estiverem corretas. d) se apenas II estiver correta. e) se apenas III estiver correta.


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