Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Geografia Populacional
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(USP - 2021)Número Original: 6Código: 9131146

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Políticas sociais influenciadas pela teoria demográfica neo Malthusiana Identificação do nome da teoria demográfica descrita no texto Identificação de argumentos contrários a teoria demográfica neo Malthusiana Estilo completar lacuna (geografia).m
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2021
Exibir texto da questão

O crescimento populacional a partir da década de 1950, no entender da teoria , determinaria a existência de uma população excedente às possibilidades do desenvolvimento econômico nos países do 3º Mundo e, assim, explicaria seu subdesenvolvimento. Ficavam evidentes o receio de comprometer os recursos naturais mundiais e a pressão e ameaça política representadas por essa população excedente. Nessa teoria estava presente o pavor da prolificidade de “raças inferiores”. Amélia Damiani. População e Geografia, 1991. Adaptado. A partir do excerto, a) preencha, na Folha de Respostas, qual palavra denomina a teoria. b) explique dois argumentos que contrariam a teoria citada. c) cite e explique uma política social influenciada por essa teoria. a) Teoria


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UERJ- RJ - 2015)Número Original: 9Código: 5880790

Exame Discursivo

Brasil.b Interpretação no mapa (Geografia).m Aspectos gerais sobre os fluxos emigratórios no Brasil durante a segunda metade do século XX e o início do século XXI.m Fatores de atração e repulsão populacional da região Sul para a região Nordeste e Centro-Oeste do Brasil a partir da década de 1990.m Aspectos gerais sobre os fluxos imigratórios no Brasil durante a segunda metade do século XX e o início do século XXI.m
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2015
Exibir texto da questão

FLUXOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS MAIS IMPORTANTES NA SEGUNDA METADE DO SECULO XX E NO INÍCIO DO SECULO XXI Mapa 1 Mapa 2 Mapa3 entre 1960 e 1980 entre 1980 e 1990 a partir de 1990 Sepé de “a A largura das setas é proporcional ao número de migrantes em cada fluxo. Adaptado de sesi.webensino.com.br. Identifique, no conjunto dos três mapas, a macrorregião do país com os maiores fluxos emigratórios e a macrorregião com os maiores fluxos imigratórios. Em seguida, indique um fator de atração e um de repulsão para o fluxo da região Sul para as regiões Norte e Centro-Oeste, observado no mapa 3.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2010)Número Original: 12Código: 12542

Verão

Geografia Populacional Teoria Neo-Malthusiana Teoria Malthusiana
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
Exibir texto da questão

Sobre as teorias Malthusiana e a Neomalthusiana, é correto afirmar que A) a teoria Malthusiana afirmava que a popu- lação crescia em progressão geométrica e a Neomalthusiana postulava que o crescimento populacional estacionaria no final de século XIX. B) a teoria Malthusiana defendia o emprego da tecnologia como solução para amenizar a fome no mundo, enquanto a Neomalthusiana não considera- va o papel da tecnologia na produção de alimentos. C) ambas propunham o controle da natalidade atra- vés do emprego de preservativos e de pílulas anti- concepcionais. D) embora as duas teorias fossem antinatalistas, os neomalthusianos defendiam o controle da natali- dade preponderantemente nos paises subdesen- volvidos, e os malthusianos propunham um meca- nismo chamado sujeição moral. E) também chamados alarmistas, os malthusianos afir- mavam que a solução para conter a miséria do mun- do seria a abstinência sexual e o desenvolvimento de tecnologias para o melhoramento genético.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(USP- SP - 2014)Número Original: 1Código: 31825

Segunda Fase - Terceiro Dia

População Economicamente Ativa Transição Demográfica Brasil.b Pirâmide Etária
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2014
Exibir texto da questão

Os gráficos abaixo representam a composição da população brasileira, por sexo e idade, nos anos de 1990 e 2013, bem como sua projeção para 2050. Observe que, para cada ano, está destacado o percentual da população economicamente ativa (PEA). 1990 - POPULAÇÃO TOTAL: 146 592 579 2013 POPULAÇÃO TOTAL: 198 043 320 2050 POPULAÇÃO TOTAL: 235 287 463" idade ‘om Idade Him Idade Him so so E 60 60: so 40 40 ao (=) 20 20 20 of - ot - of - 1 12 o 42 12 0 12 0 12 Em milhões. Em milhões Emmilhões LTS +projeção wwvwiibge.govbr, Acessado em 20/08/2013, Adaptado. Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, atenda ao que se pede. a) Na atualidade, o Brasil encontra-se no período denominado “janela demográfica”. Caracterize esse período. b) Analise a pirâmide etária de 2050 e cite duas medidas que poderão ser tomadas pelo governo brasileiro para garantir o bem-estar da população nesse contexto demográfico. Explique.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP- SP - 2014)Número Original: 6Código: 32325

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Fatores de Atração e Repulsão de Migração Problemas Sociais das Migrações Internacionais América Central.b Brasil.b Migrações Internacionais
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2014
Exibir texto da questão

Nos três primeiros meses de 2013, entraram no território brasileiro cerca de três mil pessoas vindas do Haiti. O aumento substancial no fluxo de entrada de haitianos no pais se deu principalmente pelo pequeno município de Brasileia, no Estado do Acre. A cidade, com cerca de 20 mil habitantes, faz fronteira com a Bolívia e o Peru, e, de janeiro ao final de março, viu chegar um número estimado de 2 mil imigrantes haitianos. Chtp:/razilianpost co uk. Adaptado) “Aponte dois motivos que expliquem o aumento recente da migração de haitianos para o Brasil. Explique a diferença entre esse fluxo migratório de haitianos para o Brasil e a maioria dos fluxos migratórios instalados no mundo na segunda metade do século XX.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?