Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Pedogênese
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFMG - 2007)Número Original: 34Código: 6346677

Primeira Etapa

Processo de formação dos solos ao longo do tempo geológico.m Interpretação de esquema (Geografia).m
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFMG 2007
Exibir texto da questão

Analise esta sequência de figuras, em que está representada a formação do solo ao longo do tempo geológico, sabendo que as divisões que aparecem em cada figura e na legenda representam as etapas dessa evolução: Legenda: Horizonte A Horizonte B Horizonte C Rocha Tempo geológico SCHAETZL, R.J.; ANDERSON, S. Soil— genesis and geomorphology. Cambridge: University Press, 2005. p. 369. (Adaptado) A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que essa sequência de figuras sugere que A) a evolução e o aumento da espessura do solo estão condicionados à escala do tempo geológico. B) o crescimento aéreo e subterrâneo da vegetação é inversamente proporcional ao desenvolvimento do solo. C) o desenvolvimento do solo, ao longo do tempo, resulta na sua diferenciação em horizontes. D) o material inorgânico presente no solo resulta de alterações ocorridas na rocha.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(MACKENZIE- SP - 2009)Número Original: 29Código: 17655

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Intradisciplinar Pedogênese
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
Exibir texto da questão

“Os estudos relacionados aos tipos e à utilização de solos nos permitem conhecer o passado, incrementar e aprimorar práticas no presente e projetar resultados para o futuro.” A respeito do tema acima, assinale a alternativa correta. a) b) e) d) Ao processo que origina os solos e seus horizontes dá-se o nome de pedogênese. A laterização é responsável por formar e modelar a estrutura dos solos, determinando maior ou menor nível de fertilidade. A calagem, procedimento muito utilizado na antiguidade, era utilizado para garantir profundidade do solo, sendo, o material orgânico, o elemento essencial para a obtenção de resultados positivos. Nas áreas de declividade acentuada, os solos são mais profundos; assim, recomenda-se o cultivo agrícola em curvas de nível. Nas últimas décadas, o uso dos solos tem ocorrido de forma mais racional, abandonando práticas tradicionais como as queimadas, principalmente, nos países subdesenvolvidos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 26Código: 19617

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Europa Central.b Classificação dos Solos Pedogênese
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
Exibir texto da questão

O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera, mas também é um dos determinantes das características da biosfera e é modificado por elas, por meio dos processos interativos, que mantém com os seres vivos. ROSS,J. L.S.(Org.) Geografia do Brasil. Sobre o tema central a que o texto faz referência, é INCORRETO afirmar que a) b) d) os solos, quanto à origem, podem ser eluviais, aluviais e orgânicos, sendo o último diretamente relacionado à ação do clima local sobre o material orgânico de origem animal e vegetal em estado de decomposição. As florestas pluviais oferecem boas condições para esse tipo de solo. a fertilidade do solo pode determinar sua vocação agrícola. Em áreas de clima temperado (invernos frios e verões quentes e úmidos) como na Ucrânia e Rússia, o solo Tchernozion surge em decorrência do congelamento de gramíneas que, ao entrarem em estado de decomposição, passam a integrar a sua camada orgânica. Esse processo é mais intensamente ativado durante os verões, permitindo a ocorrência de extensas áreas férteis. o solo do tipo Loess (solto), em decorrência da ação eólica, é formado por grânulos finos de argila, quartzo e cálcio. Apresenta uma coloração amarela, é típico de áreas de relevo suave. Demonstra alto grau de fertilidade. É encontrado na Europa e principalmente na China, ao longo do Rio Amarelo. os Latossolos, típicos das áreas tropicais, apresentam coloração avermelhada e/ou alaranjada em função da presença em maior ou menor grau de óxidos de ferro. A acidez é uma característica comum a esse tipo de solo. Passou a ser corrigido no Cerrado brasileiro por meio da técnica da calagem. o tipo de solo conhecido como Podzol recobre áreas de florestas temperadas caducifólias (sul da Itália e França) com predomínio de clima Mediterrâneo. Esse aspecto oferece maior nível de fertilidade ao seu horizonte “A” mantendo-se arenoso e ácido com grande quantidade de óxidos de ferro e húmus durante todo o ano.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?