Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Fenômenos Climáticos
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 3Código: 6991607

Segunda Fase

Indique e nomeie o fenômeno relacionado a chegada das frentes frias a região norte do Brasil.m Definição do fenômeno climático atmosférico das frentes frias.m Interpretação no mapa (Geografia).m Indique a região de surgimento dos ventos alísios e sua principal consequência para as condiçôes meteorológicas da faixa equatorial.m

Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Exibir texto da questão

3. A movimentação das massas de ar é responsável pelas mudanças no tempo atmosférico. O mapa abaixo mostra a dinâmica dos sistemas atmosféricos na América do Sul em maio de 2018. Observe o deslocamento dessas massas de ar sobre o território brasileiro e responda às questões a seguir. 80°O 60°O 40°O 20°O | 4 . SISTEMAS ATMOSFERICOS Z | ce vei] E DA AMÉRICA DO SUL = | (| |2 20 de maio de 2018 o | o E! re, Legenda | Sistemas Atmosféricos | OCEANO | ATLÂNTICO e e Frente Quente | OCEANO 4 4 Frente Fria o | o wo |-nhs Frente Estacionária O” Y ro ee | e == Zona de Convergência | do e Intertropical - ZCIT a Ê OTA 4 j - Es 0 | “a É | LO : : : (Adaptado de CPTE/INPE, 2018.) 80°O 60°O 40°O 20°O a) Explique o que é uma frente fria e, considerando o alcance e o deslocamento da frente fria até a região Norte do Brasil, indique qual é o fenômeno representado no mapa. b) A Zona de Convergência Intertropical resulta do encontro dos ventos alísios. Onde se originam os ventos alísios? Qual sua principal consequência para as condições meteorológicas da faixa equatorial?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 23Código: 7507753

Primeira Fase - Prova Q e X

Identificação das condições naturais proprias a formação dos ciclones tropicais.m Moçambique.b

Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Exibir texto da questão

Moçambique foi atingido por três ciclones tropicais entre março e abril de 2019. Ciclone tropical é um termo geral para grandes e complexas tempestades que giram em torno de uma área de baixa pressão formada em águas oceânicas tropicais ou subtropicais quentes. A formação de um ciclone tropical requer enormes quantidades de calor na superfície da água, que devem atingir no mínimo 26,5ºC, e ventos de pelo menos 119 km/h em algum ponto da tempestade. A partir do exposto, assinale a alternativa que explica a gênese dos ciclones tropicais na costa de Moçambique. a) A corrente marítima das Agulhas foi responsável pelo deslocamento das águas superficiais aquecidas para áreas de baixa pressão situadas no canal de Moçambique. b) O clima semiárido e desértico no litoral de Moçambique faz com que as águas de sua costa estejam sempre aquecidas, favorecendo assim a formação dos ciclones. c) Os ciclones que atingem o litoral de Moçambique têm origem no encontro das águas quentes do Oceano Atlântico com o Oceano Índico, no cabo da Boa Esperança. d) À corrente marítima de Benguela foi responsável pelo deslocamento das águas aquecidas do Oceano Indico para o canal que separa Moçambique de Madagascar.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2018)Número Original: 55Código: 6971162

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Aspectos gerais sobre a dinâmica atmosférica e a sua influência no macroclima da América do Sul.m Interpretação no mapa (Geografia).m América do Sul.b

Questão de Vestibular - ENEM 2018
Exibir texto da questão

TEXTO | Há mais de duas décadas, os cientistas e ambientalistas têm alertado para o fato de a água doce ser um recurso escasso em nosso planeta. Desde o começo de 2014, o Sudeste do Brasil adquiriu uma clara percepção dessa realidade em função da seca. TEXTO II Dinâmicas atmosféricas no Brasil Elementos relevantes ao transporte de umidade na América do Sul a leste dos Andes pelos Jatos de Baixos Níveis (JBN), Frentes Frias (FF) e transporte de umidade do Atlântico Sul, assim como a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), para um verão normal e para o verão seco de 2014. “A” representa o centro da anomalia de alta pressão atmosférica. Verão normal Verão de 2014 MARENGO, J.A. et al. A seca e a crise hídrica de 2014-2015 em São Paulo. Revista USP, n. 106, 2015 (adaptado). De acordo com as informações apresentadas, a seca de 2014, no Sudeste, teve como causa natural o(a) constituição de frentes quentes barrando as chuvas convectivas. formação de anticiclone impedindo a entrada de umidade. presença de nebulosidade na região de cordilheira. avanço de massas polares para o continente. VIVO baixa pressão atmosférica no litoral.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM- BR - 2018)Número Original: 71Código: 6971212

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Características do meio físico que atuam como influenciadores na distribuição espacial dos ciclones tropicaus pelo planeta Terra.m Interpretação no mapa (Geografia).m Mundo.b

Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
Exibir texto da questão

Trajetória de ciclones tropicais Disponível em: http://globalwarmingart.com. Acesso em: 12 jul. 2015 (adaptado). Qual característica do meio físico é condição necessária para a distribuição espacial do fenômeno representado? Cobertura vegetal com porte arbóreo. Barreiras orográficas com altitudes elevadas. Pressão atmosférica com diferença acentuada. Superfície continental com refletividade intensa. VODO O Correntes marinhas com direções convergentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(USP- SP - 2016)Número Original: 67Código: 6387591

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Circulação dos ventos atmosféricos sobre a influência do efeito de Coriolis.m

Questão de Vestibular - USP 2016
Questão de Vestibular - USP 2016
Exibir texto da questão

O vento é o movimento do ar em relação à superfície terrestre. Ele se deve à existência de gradientes de pressão atmosférica, e sua distribuição é representada pelas isóbaras (linhas com o mesmo valor de pressão atmosférica). O vento também sofre influências do movimento de rotação da Terra, podendo-se destacar, entre outras, a força de desvio conhecida por efeito Coriolis. Esse efeito atua sobre os ventos deslocando sua trajetória ao longo das isóbaras, conforme os hemisférios do planeta. ‘A Tubelis& FJ. L Nascimento, Meteorologia Descritiva: Fundamentos e Aplicações Brasileiras. São Paulo: Nobel, 1983. Adaptado. Com base no texto e em seus conhecimentos, em relação aos centros de alta pressão (A), pode-se representar corretamente a circulação dos ventos nos Hemisférios Sul (HS) e Norte (HN), conforme o esquema indicado em: Hs HN E a) A, b) d) e)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.