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Resultados

1(URCA - 2022)Número Original: 8Código: 11701075

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre a guerra entre o México e os EUA no século XIX .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) México.b Questões com Mapas (Hist.)
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Questão de Vestibular - URCA 2022
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Observe os mapas: Sobre o processo de perdas territoriais do México e o au- mento do território dos Estados Unidos da América, no século XIX: I. As tratativas sobre os territórios foram pacíficas, tendo ape- nas sido paga uma indenização por parte do governo dos Es- tados Unidos da América. II. Na Guerra Mexicano-Americana (1846-1848), 0 México foi derrotado e cedeu os territórios do Texas, da Califórnia e do Novo México para os Estados Unidos. III. Por causa das derrotas e tendo o Rio Grande como novo li- mite de fronteira entre os dois países, o México perdeu apro- ximadamente 40% de seu território. Marque a alternativa correta: A) Apenas a afirmação I está correta. B) Estão corretas as afirmações I e II. C) Estão corretas as afirmações II e HIT. D) Todas as afirmações estão corretas: 1, Ile HI. E) Nenhuma das afirmações é verdadeira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(USP- SP - 2016)Número Original: 80Código: 6387579

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Processos históricos sobre o desenvolvimento do México como Estado Nacional a partir da sua independência no século XIX
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Questão de Vestibular - USP 2016
Questão de Vestibular - USP 2016
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Somos produto de 500 anos de luta: primeiro, contra a escravidão, na Guerra de Independência contra a Espanha, encabeçada pelos insurgentes; depois, para evitar sermos absorvidos pelo expansionismo norte-americano; em seguida, para promulgar nossa Constituição e expulsar o Império Francês de nosso solo; depois, a ditadura porfirista nos negou a aplicação justa das leis de Reforma e o povo se rebelou criando seus próprios líderes; assim surgiram Villa e Zapata, homens pobres como nós, a quem se negou a preparação mais elementar, para assim utilizar-nos como bucha de canhão e saquear as riquezas de nossa pátria, sem importar que estejamos morrendo de fome e enfermidades curáveis, sem importar que não tenhamos nada, absolutamente nada, nem um teto digno, nem terra, nem trabalho, nem saúde, nem alimentação, nem educação, sem ter direito a eleger livre e democraticamente nossas autoridades, sem independência dos estrangeiros, sem paz nem justiça para nós e nossos filhos. “Primeira declaração da Selva Lacandona” (janeiro de 1994), in Massimo di Felice e Cristoval Mufioz (orgs.). A revolução invencível. Subcomandante Marcos e Exército Zapatista de Libertação Nacional. Cartas e comunicados. São Paulo: Boitempo, 1998. Adaptado. O documento, divulgado no início de 1994 pelo Exército Zapatista de Libertação Nacional, refere-se, entre outros processos históricos, à a) luta de independência contra a Espanha, no início do século XIX, que erradicou o trabalho livre indígena e fundou a primeira república na América. b) colonização francesa do território mexicano, entre os séculos XVI e XIX, que implantou o trabalho escravo indígena na mineração. c) reforma liberal, na metade do século XX, quando a lgreja Católica passou a controlar quase todo o território mexicano. d) guerra entre Estados Unidos e México, em meados do século XIX, em que o México perdeu quase metade de seu território. e) ditadura militar, no final do século XIX, que devolveu às comunidades indígenas do México as terras expropriadas e rompeu com o capitalismo internacional.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(PUC-CAMPINAS - 2019)Número Original: 34Código: 7507990

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Aspectos e características do governo de Lázaro Cárdenas no contexto do populismo da década de 1930
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2019
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Alguns políticos e intelectuais perseguidos na URSS, no período do stalinismo, buscaram exilar-se no continente americano, caso de Leon Trotsky, que chegou ao México durante o governo de Lázaro Cárdenas. Esse governo, comumente associado pela historiografia ao populismo, foi marcado (A) pela criação de ejidos, propriedades estatais de usufruto indígena, e pelas estreitas relações econômicas com os Estados Unidos, aderindo a um discurso em defesa da democracia e da liberdade de expressão no contexto da Política da Boa Vizinhança. pela realização de uma reforma agrária prevista na Constituição e pela postura de acolhimento a refugiados espanhóis, que haviam se oposto ao franquismo durante a Guerra Civil Espanhola. pela aliança com líderes populares como Emiliano Zapata e pelo grande empenho na comunicação com os trabalhadores, ao mesmo tempo que garantia benefícios à elite agrária mexicana. pela aproximação política aos demais líderes populistas latino-americanos que eram seus contemporâneos, Vargas e Perón, e pelos esforços em prol da modernização e industrialização do México. pelas medidas de nacionalização e estatização na economia, e pela promulgação de uma Constituição inspirada na Carta del Lavoro italiana, fortalecendo os sindicatos e centrais trabalhistas, bem como seu partido, o Partido Revolucionário Na- cional.


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4(UNESP- SP - 2008)Número Original: 56Código: 14851

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Independência do México
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Octávio Paz, escritor mexicano, assim se referiu à participa- ção de índios e mestiços no movimento de Independência do México: A guerra se iniciou realmente como um protesto contra os abusos da metrópole e da alta burocracia espanhola, mas também, e sobretudo, contra os grandes latifundiários nativos. Não foi a rebelião da aristocracia contra a metrópole, mas sim a do povo contra a primeira. Daí que os revolucionários tenham concedido maior importância a determinadas refor- mas sociais que à independência propriamente dita: Hidalgo decreta a abolição da escravatura; Morelos a divisão dos latifúndios. A guerra de Independência foi uma guerra de classes e não se compreenderá bem o seu caráter se igno- rarmos que, diferente do que ocorreu na América do Sul, foi uma revolução agrária em gestação. (O labirinto da solidão, 1976.) Segundo o autor, a luta pela Independência do México (A) contou com o apoio dos proprietários rurais, embora eles considerassem desnecessária a questão da ruptura com a Espanha. (B) opôs-se aos ideais políticos do Iluminismo europeu, divi- dindo o país em regiões politicamente independentes. (C) recebeu a solidariedade de movimentos revolucionários europeus, dado o seu caráter de guerra popular. (D) enfraqueceu o Estado Nacional, favorecendo a anexação de territórios mexicanos pelos Estados Unidos da América. (E) apresentou um caráter popular, manifestando questões sociais de longa duração na história do país.


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