Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Expansão do islamismo.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 1Código: 6387441

Segunda Fase

Aspectos das relações entre fé e ciência na Alta Idade Média do mundo islâmico .f Características políticas e culturais da península arábica pré-islâmica .f Oriente Médio.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Exibir texto da questão

A palavra árabe iman provém de uma raiz que significa ‘ter certeza” e designa fé, no sentido da certeza. A fé, por conseguinte, não contradiz o conhecimento nem a compreensão. Pelo contrário, o desejo de saber é uma obrigação religiosa, e os tempos pré-islâmicos (século VI) na Arábia são chamados pelos islâmicos de jahiliya, ignorância. (Adaptado de Burkhard Scherer (org.), As Grandes religiões: temas centrais comparados. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 77.) a) Cite uma caracteristica política e uma característica religiosa da península arábica pré-islâmi b) Como conviveram fé e conhecimento científico no mundo islâmico na Alta Idade Média?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UNITAU - 2022)Número Original: 12Código: 11855043

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Península Ibérica.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Aspectos e características do domínio muçulmano na península ibérica a partir do século VIII.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Exibir texto da questão

Os muçulmanos desembarcaram na península Ibérica em 711, onde permaneceram, em distintas regiões, até 1492. Introduziram inovadoras técnicas agrícolas, desenvolveram as atividades comerciais, cunharam moedas, construíram estradas e edificaram cidades que foram autênticos símbolos da riqueza da sociedade urbana andaluza, como Granada, Sevilha, Córdoba e Toledo. A longa permanência dos conquistadores muçulmanos deixaria marcas definitivas no Ocidente. . YAZBEK, Mustafa. A Espanha muçulmana. São Paulo: Ática, 1987. Adaptado. A cultura muçulmana, presente na península Ibérica desde o século VIII, agiu no Ocidente como uma força sintetizadora, levando para as regiões conquistadas o que havia de mais significativo no conhecimento árabe, chinês, indiano e grego. Sobre a herança deixada pelos islâmicos medievais para a cultura ocidental, leia as afirmativas abaixo. I. Introduziram no Ocidente os algarismos hindus, hoje chamados arábicos, desenvolveram a álgebra e a astronomia. Il. Imortalizaram nomes como os dos médicos e filósofos Averróis e Avicena, sendo que este teve sua obra enciclopédica utilizada durante muito tempo nas escolas europeias de Medicina. HI. Traduziram e difundiram o conhecimento clássico grego, recuperando e entregando aos europeus da Idade Média, um vasto saber. IV. As divisões sociais e religiosas estabelecidas pelos muçulmanos na península Ibérica medieval impediram que o conhecimento científico lá produzido se propagasse pelas demais regiões da Europa. Está CORRETO o que se afirma em: a) I, apenas b) Le Il, apenas c) Il, Ile IV, apenas. d) I, Ile IV, apenas. e) I, Ie III, apenas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPR - 2022)Número Original: 17Código: 11750379

Fase Única - Prova Objetiva e Discursiva

Disputas políticas no mundo islâmico após a morte do profeta Maomé no contexto da Idade Média .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Oriente Médio.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2022
Exibir texto da questão

Leia o seguinte excerto: O choque da morte de Maomé foi uma das mais sérias crises que a comunidade muçulmana teve de enfrentar. Até então, Maomé guiara cada um de seus passos. Como então poderiam continuar sem ele? [...] Alguns muçulmanos mais comprometidos também ficaram imaginando se a morte de Maomé pusera mesmo fim à sua empreitada, e os que desejavam apontar um sucessor dividiram-se imediatamente em grupos rivais. (ARMSTRONG, Karen. Maomé: uma biografia do profeta. Tradução Andréia Guerini, Fabiano Seixas Fernandes, Walter Carlos Costa. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 288-289.) Considerando o excerto acima, é correto afirmar que a crise acarretada pela morte de Maomé teve como resultado: a) a separação da comunidade muçulmana entre duas capitais distintas: Meca e Bagdá. b) a divisão da comunidade muçulmana entre sunitas e xiitas. c) o estabelecimento de duas dinastias muçulmanas rivais: os Almorávidas e os Almôadas. d) o surgimento de vertentes religiosas como o sufismo e o ismaelismo. e) o aparecimento de comunidades muçulmanas independentes, como as taifas e os emirados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(FAMEMA - 2018)Número Original: 26Código: 7817826

Prova 2

Aspectos e características dos fundamentos científicos desenvolvidos pelo mundo islâmico na Idade Média
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
Exibir texto da questão

lon al-Khatib, médico e filósofo muçulmano de Granada, escreveu sobre a Peste Negra no século XIV: “A existência do contágio é estabelecida pela experiência, investigação, evidência dos sentidos e relatos dignos de fé. O fenômeno do contágio torna-se claro para o investigador que verifica como aquele que entra em contato com os enfermos apanha a doença, enquanto o que não está em contato permanece são, e como a transmissão se efetua através do vestuário, vasilhame e atavios.” (Maria Guadalupe Pedrero-Sánchez. A Península Ibérica entre o Oriente e o Ocidente, 2002. Adaptado.) Esse comentário sobre a epidemia revela (A) o predomínio de superstições típicas da mentalidade medieval. (B) a oposição entre estudos teóricos e investigação científica. (C) a importância da religião na explicação das causas do fenômeno. (D) as bases do método científico desenvolvido no mundo islâmico. (E) os vínculos entre ciência e fé na realização de expe- riências.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(FATEC - 2018)Número Original: 16Código: 7877689

Segundo semestre

Questões com causas ou consequências (Hist.) Aspectos e características do domínio muçulmano na península ibérica a partir do século VIII.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2018
Exibir texto da questão

O idioma árabe exerceu forte influência na língua portuguesa que, desse idioma, incorporou palavras como alambique, álcool, alface, açúcar, arroz, álgebra e azeitona, entre outras. Assinale a alternativa correta sobre os contatos entre árabes e portugueses que possibilitaram essa influência. (A) (B) (C) (D) (E) No início do século XXI, a eclosão da Primavera Árabe possibilitou o estreitamento dos laços entre os paises muçulmanos e Portugal que, ao receber refugiados desses países, sofreu forte influência em seu idioma e hábitos alimentares. A partir do século XX, o advento das Grandes Navegações possibilitou o contato da Europa com regiões até então desconhecidas, como o Oriente Médio, cuja sofisticação cultural influenciou os hábitos e costumes da elite letrada de Portugal. Em meados do século XVI, durante a Conferência de Berlim, as potências europeias partilharam os territórios do Oriente Médio e, ali, Portugal estabeleceu intercâmbios comerciais, culturais e linguísticos com as populações de origem árabe. No final do século XII, fugindo da perseguição religiosa islâmica exercida pelo Império Turco, árabes cristãos migraram para Portugal e lá influenciaram a língua portuguesa com a introdução de cantigas tradicionais e histórias folclóricas. A partir do século VIII, populações de língua árabe se estabeleceram na Península Ibérica como resultado da expansão e conquista islâmicas, e sua influência se tornou visível na arquitetura, na arte, na medicina e na ciência ibéricas, marcando, também, a formação da língua portuguesa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?