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1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 21Código: 3689

Prova Fraudada - Segundo Dia

Descrição (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Quer evitar pesadelos? Então não durma de barriga para cima. Este é o conselho de quem garante ter sido atacado pela Pisadeira. Ameliante costuma agir em São Paulo e Minas Gerais. Suas vítimas preferidas são aquelas que comeram demais antes de dormir. Desce do telhado — seu esconderijo usual — e pisa com muita força no peito e na barriga do incauto adormecido, provocando os pesadelos. Há controvérsias sobre sua aparência. De acordo com alguns, é uma mulher bem gorda. Já o escritor Comélio Pires fomeceu a seguinte descrição da malfeitora: “Essa é ua muié muito magra, que tem os dedos cumprido e seco cum cada unhão! Tem as perna curta, cabelo desgadeiado, quexo revirado pra riba e nari magro munto arcado; sobranceia cerrado e zoio aceso...” Pelo sim, pelo não, caro amigo....barriga para baixo e bons sonhos. Almanaque de Cultura Popular. Ano 10, out. 2008, nºt14 (adaptado) Considerando que as variedades linguísticas existentes no Brasil constituem patrimônio cultural, a descrição da personagem lendária, Pisadeira, nas palavras do escritor Comélio Pires, (A) mostrahábitos linguísticos atribuídos à personagem lendária. (B) ironiza vocabulário usado no registro escrito de descrição de personagens. (C) associa a aparência desagradável da personagem ao desprestígio da cultura brasileira. (D) sugere crítica ao tema da superstição como integrante da cultura de comunidades interioranas. (E) valoriza a memória e as identidades nacionais pelo registro escrito de variedades linguísticas pouco prestigiadas.


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2(ENEM- BR - 2013)Número Original: 96Código: 30812

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2013
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GFUPO ESCOLAR OE PALMEIRAS, Redan “de Maria Anna de Blaso e J.B. Pereira sobre Bandera Nacional, Panaio (5), 822 1911 "Actrvo APESP. Colo DAESP 10278, Open om: vw arcvcestdo sm gvie ‘Acweso om: 15 mao 2013. o documento foi retirado de uma exposição « on-line de manuscritos « do estado de São Paulo do início do século XX. Quanto à relevância social para o leitor da atualidade, o texto OQ funciona como veículo de transmissão de valores patrióticos próprios do período em que foi escrito. O cumpre uma função instrucional de ensinar regras de comportamento em eventos cívicos. O deixa subentendida a ideia de que o brasileiro preserva as riquezas naturais do país. O argumenta em favor da construção de uma nação com igualdade de direitos. Q apresenta uma metodologia de ensino restrita a uma determinada época.


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3(UFPB- PB - 2013)Número Original: 12Código: 6780

Terceira série

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Questão de Vestibular - UFPB 2013
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Observa-se a predominância de sequência textual descritiva no seguinte fragmento: a) “Os jornais da Paraíba deram notícias, falando no progresso que entrava para a várzea do Paraíba, no gênio empreendedor do dr. José de Melo [...]” (linhas 5 - 6) b) “E as negras tiveram que procurar abrigo mais para longe. Avelina, Luísa, Generosa, Joana Gorda que fossem arranjar os seus teréns lá para o alto.” (linhas 17 - 18) e) “D. Dondon, mulher do dr. Juca, estranhou aquilo. Falou com o marido, que aquilo não se faxia, que as negras não podiam ser tratadas como cachorros.” (lunhas 19 - 20) d) “No dia da botada da Bom Jesus houve festa de arrombar, veio banda de música, gente de toda a parte, parentes do Ttambé.” (linhas 28 - 29) e) “Folhas de zinco cobriam a maquinaria, uma chaminé de tijolo vermelho mostrava-se nova em folha, dominando tudo com aquela ponta fina dos para-raios.” (linhas 32 - 33)


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4(UERJ- RJ - 2008)Número Original: 5Código: 10251

Primeiro exame de qualificação

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Questão de Vestibular - UERJ 2008
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No texto, fragmentos narrativos associam-se a sequências descritivas, originárias de um processo subjetivo de observação. A alternativa que apresenta uma dessas sequências descritivas é [A] “atenta e obediente ao seu amado, mas sem perda de caráter e dignidade;” (£. 16-17) (B) “E não é à toa que um dos seus mais antigos ascendentes se chama viola d'amore,” (£. 23-24) [C) | “Ponha-se num céu alto uma Lua tranquila. Pede ela um contrabaixo?” [£. 33-34) (D] “só o violão é capaz de ouvir e de entender a Lua.” [£. 40-41)


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5(ENEM- BR - 2012)Número Original: 120Código: 10857

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Descrição (Tipos Textuais) (Interpretação de textos) Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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TEXTO | A caracteristica da oralidade radiofônica, então, seria aquela que propõe o diálogo com o ouvinte: a simplicidade, no sentido da escolha lexical; a concisão e coerência, que se traduzem em um texto curto, em linguagem coloquial e com organização direta; e o ritmo, marcado pelo locutor, que deve ser o mais natural (do diálogo). É esta organização que vai “reger” a veiculação da mensagem, seja ela interpretada ou de improviso, com objetivo de dar melodia à transmissão oral, dar emoção, personalidade ao relato de fato. VELHO.A. PM A linguagem do rádio multimídia, Disponivel em: wu bocc ubi pt, Acesso em 27 few. 2012. TEXTO II A dois passos do paraíso A Rádio Atividade leva até vocês Mais um programa da séria série “Dedique uma canção a quem você ama” Eu tenho aqui em minhas mãos uma carta Uma carta d'uma ouvinte que nos escreve E assina com o singelo pseudônimo de “Mariposa Apaixonada de Guadalupe” Ela nos conta que no dia que seria o dia mais feliz de sua vida Arlindo Orlando, seu noivo Um caminhoneiro conhecido da pequena e Pacata cidade de Miracema do Norte Fugiu, desapareceu, escafedeu-se Oh! Arlindo Orlando volte Onde quer que você se encontre Volte para o seio de sua amada Ela espera ver aquele caminhão voltando De faróis baixos e para-choque duro... BLITZ. Disponivel em htpleras tera com.br Acesso em: 28 fov 2012 (fragmento) Em relação ao Texto |, que analisa a linguagem do rádio, o Texto Il apresenta, em uma letra de canção, © estilo simples e marcado pela interlocução com o receptor, típico da comunicação radiofônica. O lirismo na abordagem do problema, o que o afasta de uma possível situação real de comunicação radiofônica. @ marcação rítmica dos versos, o que evidencia o fato de O texto pertencer a uma modalidade de comunicação diferente da radiofônica. O) direcionamento do texto a um ouvinte específico, divergindo da finalidade de comunicação do rádio, que é atingir as massas. O objetividade na linguagem caracterizada pela ocorrência rara de adjetivos, de modo a diminuir as marcas de subjetividade do locutor.


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