Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Pessoas (Flexões Verbais)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UERJ- RJ - 2013)Número Original: 6Código: 16011

Segundo exame de qualificação

Pessoas (Flexões Verbais) Estratégias argumentativas


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2013
Exibir texto da questão

A expressão somos escravocratas é repetida quatro vezes no texto que, embora assinado pelo autor Cristovam Buarque, é todo enunciado na primeira pessoa do plural. O uso dessa primeira pessoa do plural, relacionado à escravidão, reforça principalmente o objetivo de: (A) situar a desigualdade social (B] apontar o aumento da exclusão social (C) responsabilizar a sociedade brasileira (D) demonstrar a importância da educação


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 3Código: 10634

Discursivo

Pessoas (Flexões Verbais) Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2007
Exibir texto da questão

Além de possuir conhecimento total da narrativa, das ações, dos sentimentos e dos pensamentos dos personagens, o narrador do texto influencia os leitores, na medida em que os convida a participar dessa onisciência, tratando-os como reais interlocutores. Transcreva os dois trechos da narrativa em que se verifica essa interlocução.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 4Código: 10535

Primeiro exame de qualificação

Pessoas (Flexões Verbais) Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2007
Exibir texto da questão

No romance Esaú e Jacó, o narrador põe em evidência seus pensamentos e suas percepções, conduzindo a reação dos leitores durante toda a narrativa. O fragmento que melhor exemplifica esse direcionamento da reação dos leitores é: (A) "Já então os dois gêmeos cursavam, um a Faculdade de Direito, em S. Paulo; outro a Escola de Medicina, no Rio.” (¢. 1 - 3) (B) “Note-se - e este ponto deve ser tirado à luz, - note-se que os dois gêmeos continuavam a ser parecidos e eram cada vez mais esbeltos.” (£. 25 - 27) (C) "Flora mudava os nomes também, e os três acabavam rindo.” (£. 36 - 38) (D) "Ou então fazia ambas as coisas, e tocava falando, soltava a rédea aos dedos e a língua.” (8.42 - 43)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 4Código: 10621

Discursivo

Pessoas (Flexões Verbais) Pronome Pessoal do caso Oblíquo


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2007
Exibir texto da questão

Se o romance Luciola fosse narrado de uma perspectiva externa, tanto Lúcia quanto Paulo seriam identificados por pronomes de terceira pessoa. Considere o seguinte trecho: De bem longe avistei Lúcia que me esperava e me fez um aceno de impaciência; apressei o passo para alcançar o portão do jardim. Ela estendeu-me as mãos ambas risonha e atraindo- me, reclinou-se sobre o meu peito com um gracioso abandono. Sentamo-nos nos degraus da pequena escada de pedra, ((. 20 - 22) Reescreva-o do ponto de vista externo, com especial atenção para as adaptações que deverão ser feitas nas formas pronominais e verbais.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.