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1(ENEM- BR - 2012)Número Original: 111Código: 10829

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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Labaredas nas trevas Fragmentos do diário secreto de Teodor Konrad Nalecz Korzeniowski 20 DE JULHO [1912] Peter Sumerville pede-me que escreva um artigo sobre Crane. Envio-lhe uma carta: “Acredite-me, prezado senhor, nenhum jornal ou revista se interessaria por qualquer coisa que eu, ou outra pessoa, escrevesse sobre Stephen Crane. Ririam da sugestão. [...] Dificilmente encontro alguém, agora, que saiba quem é Stephen Crane ou lembre-se de algo dele. Para os jovens escritores que estão surgindo ele simplesmente não existe.” 20 DE DEZEMBRO [1919] Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal. Sou reconhecido como o maior escritor vivo da língua inglesa. Já se passaram dezenove anos desde que Crane morreu, mas eu não o esqueço. E parece que outros também não. The London Mercury resolveu celebrar os vinte e cinco anos de publicação de um livro que, segundo eles, foi “um fenômeno hoje esquecido” e me pediram um artigo. FONSECA, R. Romance negro e outras histórias, São Paulo Toni des Letras, 169% (mento) Na construção de textos literários, os autores recorrem com frequência a expressões metafóricas. Ao empregar o enunciado metafórico “Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal”, pretendeu-se estabelecer, entre os dois fragmentos do texto em questão, uma relação semântica de OQ causalidade, segundo a qual se relacionam as partes de um texto, em que uma contém a causa e a outra, a consequência O temporalidade, segundo a qual se articulam as partes de um texto, situando no tempo o que é relatado nas partes em questão. O condicionalidade, segundo a qual se combinam duas partes de um texto, em que uma resulta ou depende de circunstâncias apresentadas na outra. O adversidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta uma orientação argumentativa distinta e oposta à outra. @ finalidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta o meio, por exemplo, para uma ação e a outra, o desfecho da mesma.


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2(UERJ- RJ - 2008)Número Original: 4Código: 10250

Primeiro exame de qualificação

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Questão de Vestibular - UERJ 2008
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A metáfora-base do texto se realiza, em plenitude, no terceiro parágrafo O caráter conferido por esse parágrafo ao texto pode ser qualificado como: (Al emotivo (B) sensual (Cl figurativo [D) contemplativo


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3(UERJ- RJ - 2010)Número Original: 13Código: 9642

Segundo exame de qualificação

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Questão de Vestibular - UERJ 2010
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O texto apresenta algumas figuras de estilo, como, por exemplo, a metáfora. O par de vocábulos com emprego metafórico está indicado em: (A) ziguezagues (¢. 2) - xadrez ((. 3) UJ (B) subconsciente ((. 2) - espelho ((. 7) (C) matéria ((. 6) - carne ((. 8) (D) substância ((. 13) - aço ((. 13)


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4(AFA- RJ - 2007)Número Original: 60Código: 22173

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Questão de Vestibular - AFA 2007
Questão de Vestibular - AFA 2007
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O teólogo Santo Tomás de Aquino listou algumas metáforas sobre a inveja. Numere a segunda coluna observando a explicação para a metáfora da primeira coluna. Em seguida, assinale a opção correta. 1- Ainveja é podridã 2- Roer-se de inveja. 3- O arroto da inveja. 4- O espinho da inveja. 5- Ainveja avinagra. ( ) A inveja não pode ser sufocada por muito tempo, pois ela acaba por vir à tona e é desagradável. (1) A inveja degrada as relações humanas e revela o lado fraco daquele que a sente. (1) A inveja traz em seu bojo um elemento que fere e espicaça quem asente. (1) A inveja é um sentimento que dilacera, além das relações humanas, o próprio coração do invejoso. () A inveja azeda, exaspera as relações entre as pessoas, transformando-as em pessoas infelizes.


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5(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 2Código: 10460

Segundo exame de qualificação

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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Mas corça-mulher só falava a lingua da floresta e o principe so sabia ouvir a lingua do palácio. (¢. 25 - 27) Mas o principe tinha a chave da porta. E ela não tinha o segredo da palavra. (£. 40 - 41) Dos fragmentos acima, foram destacados pares de idéias contrárias que são utilizados com valor simbólico. A alternativa em que os pares se correspondem metaforicamente é: (A) corça-mulher e príncipe — natureza e cultura (B) língua da floresta e língua do palácio - bem e mal (C) só falava e só sabia ouvir - dominação e subserviência (D) chave da porta e segredo da palavra — força e fraqueza


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