Podemos definir uma causa como um objeto, seguido de outro, tal que todos os objetos semelhantes ao primeiro
são seguidos por objetos semelhantes ao segundo. Ou, em outras palavras, tal que, se o primeiro objeto não
existisse, o segundo jamais teria existido. O aparecimento de uma causa sempre conduz a mente, por uma
transição habitual, à ideia do efeito; disso também temos experiência. Em conformidade com essa experiência,
podemos, portanto, formular uma outra definição de causa e chamá-la um objeto seguido de outro, e cujo
aparecimento sempre conduz o pensamento àquele outro. Mas, não temos ideia dessa conexão, nem sequer
uma noção distinta do que é que desejamos saber quando tentamos concebê-las.
(Adaptado de: HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. Seção VII, 29. Trad. José Oscar de
Almeida Marques. Sao Paulo: UNESP, 2004. p.115.)
Com base no texto e nos conhecimentos acerca das noções de causa e efeito em David Hume, assinale a alternativa
correta.
a) As noções de causa e efeito fazem parte da realidade e por isso os fenômenos do mundo são explicados através da
indicação da causa.
b) A presença do efeito revela a causa nele envolvida, o que garante a explicação de determinado acontecimento.
d
e) A causa e o efeito proporcionam, necessariamente, explicações válidas sobre determinados fatos e acontecimentos.
)
c) A causa e o efeito são noções que se baseiam na experiência e, por meio dela, são apreendidas.
) À causa e o efeito são conhecidos objetivamente pela mente e não por hábitos formados pela percepção do mundo.
)