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Resultados

1(UEL - 2021)Número Original: 12Código: 12907155

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Processos políticos e culturais das relações das populações ameríndias entre si e com a sociedade brasileira moderna .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UEL 2021
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De acordo com Priscila Tapajowara, indígena e ativista: Em nossa cultura indígena, [...] vivemos em comunhão com o próximo. Nós compartilhamos utensílios domésticos, dividimos o mesmo espaço de convivência, em nossas habitações vivem muitas pessoas, o que facilita o contágio de doenças infecciosas. [...] Ao longo da história, [...] nós povos indígenas viemos sofrendo grandes massacres e muitos povos foram dizimados. [...] Outro fator que dizimou povos inteiros foram as doenças trazidas pelo homem branco. Doenças infectocontagiosas, como gripe, sarampo, tuberculose e varíola, [...] foram umas das responsáveis pela redução da nossa população. TAPAJOWARA, Priscila. Disponível em: www.uol.com.br. Com base no texto e nos conhecimentos sobre Antropologia, assinale a alternativa correta. a) A relação entre povos indígenas e povos não indígenas deve fundamentar-se no etnocentrismo, conceito segundo o qual há respeito e compreensão sobre as especificidades e diferenças culturais. b) A expressão “Em nossa cultura indígena”, utilizada pela ativista, afirma que tal cultura é heterogênea e que os povos indígenas estão integrados à sociedade brasileira. c) Nas duas últimas décadas, no Brasil, as políticas indigenistas têm se baseado em ideias evolucionistas e em práticas de tutela e assimilação cultural, visando promover a evolução cultural destes povos. d) Parte dos povos indígenas do Brasil, por suas especificidades culturais e condições objetivas de sobrevivência, está mais sujeita a doenças infecciosas. e) A constituição física dos indígenas, em razão do seu estado de vida natural, garante a eles maior imunidade as doenças infecciosas oriundas de povos não indígenas.


Opções de Resposta: 
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     B     
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     D     
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2(UECE - 2020)Número Original: 75Código: 11427754

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Questões com causas ou consequências (sociologia) Brasil.b Considerações sobre as contradições estruturais da sociedade brasileira no pensamento de Darcy Ribeiro .f
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Para Ribeiro (2006), a história da formação e o sentido da sociedade brasileira explicam o porquê de o Brasil “não ter dado certo”. Ele quis dizer com isso que o nosso país não conseguiu atingir de modo satisfatório justiça social para todos. Ainda, segundo este autor, as nossas matrizes formadoras iniciais, a Lusa, à Tupi e a Afro, passaram principalmente pela experiência colonial, por meio da qual índios foram *desindianizados” e negros foram “desafricanizados” (desculturalizados de suas diversas culturas originais) devido à escravidão que, ao lado da base econômica colonial das monoculturas latifundiárias geradoras de concentração de terras na posse de poucos, ajudou a gestar uma sociedade cheia de disparidades, contradições e antagonismos que subsiste sob o rótulo de “povo brasileiro”. RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasilei a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. Considerando esse “Brasil que não deu certo”, sugerido por Darcy Ribeiro, assinale a afirmação verdadeira. A) As matrizes Tupi e Afro foram as responsáveis pelo subdesenvolvimento. B) A desindianização e a desafricanização provocam as contradições políticas. C) O investimento em monoculturas explica por que o Brasil não se acertou. D) A escravidão e o latifúndio estão nas origens desse insucesso do Brasil.


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3(UFPR - 2021)Número Original: 57Código: 11602623

Primeira Fase

Reflexões antropológicas sobre a dinâmica da cultura na movimentação das sociedades .f Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia) Mundo.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2021
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No livro Cultura: um conceito antropológico, o antropólogo Roque de Barros Laraia argumenta em favor da influência da cultura na constituição humana e na organização das sociedades. Segundo Laraia: O tempo constitui um elemento importante na análise de uma cultura. Nesse mesmo quarto de século, mudaram-se os padrões de beleza. Regras morais que eram vigentes passaram a ser consideradas nulas: hoje uma jovem pode fumar em público sem que a sua reputação seja ferida. Ao contrário de sua mãe, pode ceder um beijo ao namorado em plena luz do dia. Tais fatos atestam que as mudanças de costumes são bastante comuns. Entretanto, elas não ocorrem com a tranquilidade que descrevemos. Cada mudança, por menor que seja, representa o desenlace de numerosos conflitos. Isso porque em cada momento as sociedades humanas são palco do embate entre as tendências conservadoras e as inovadoras. As primeiras pretendem manter os hábitos inalterados, muitas vezes atribuindo aos mesmos uma legitimidade de ordem sobrenatural. As segundas contestam a sua permanência e pretendem substituí-los por novos procedimentos. (LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 96.) A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. As maneiras de ver o mundo, os julgamentos de valor, hábitos e comportamentos sociais são produtos de uma herança cultural. 2. O caráter dinâmico da cultura e as tentativas de mudanças nos costumes colocam em risco a preservação dos sistemas culturais. 3. O etnocentrismo designa a tendência em considerar lógico e coerente apenas o próprio sistema cultural, atribuindo aos demais um alto grau de irracionalismo. 4. Os sistemas culturais de sociedades simples são estáticos enquanto que os de sociedades complexas como a nossa são dinâmicos. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.


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4(ENEM - 2021)Número Original: 83Código: 10788019

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Azul

África.b Função dos artefatos culturais na comunicação interna do povo Woyo da região da Cabinda .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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No seio de diversos povos africanos, nomeadamente no antigo Reino do Congo, existem testemunhos gráficos de que a escrita tomava várias formas. Exemplo disso são as tampas de panela esculpidas em baixo-relevo do povo Woyo (região de Cabinda), com cenas e provérbios do cotidiano, desenhos na terra ou areia, imagens gravadas ouinscritas nos bastões de chefe ou em pedras sagradas, mas, sobretudo, movimentos do corpo humano inscritos num gestual familiar. Entre os Woyo existia o costume de os pais oferecerem aos filhos testos ou tampas de panelas entalhados, transmitindo uma espécie de recado, com signos codificados que traduziam orientações para conseguir uma boa relação conjugal, ter sensatez na escolha do cônjuge e estar alerta para as dificuldades do casamento. ROORIGUES,M RA Mt: TAVARES, À C. P. Seguladaces museciógica de uma tátua ‘com esculturas em diego do alambamento so casamento em Catonda (Angola) Anais do Museu Paulista, n 2. maio aço. 2017 (sdaptado) Para o povo Woyo, os artefatos culturais mencionados no texto cumprem a função de uma O pedagogia dos costumes sociais. O imposição das formas de comunicação. O desvalorização dos comportamentos da juventude. © destituição dos valores do matrimônio. Q etnografia das celebrações religiosas.


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5(UFPR - 2023)Número Original: 3Código: 13024336

Processo Seletivo - Segunda Fase - Provas Específicas - Prova de Sociologia

Questões com causas ou consequências (sociologia) Considerações antropológicas sobre o etnocentrismo nas culturas humanas .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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“Na maioria das vezes, a atitude etnocêntrica implica uma desvalorização do que é diferente de nossa própria cultura. Consideramos bárbaro o que não é civilizado, e só consideramos civilizado o que nos é familiar, próximo de nosso jeito de ser, nossos valores, nossas maneiras. O etnocentrismo indica que determinado grupo étnico se considera superior a outro, já que o diferente é visto como inferior. Provoca uma atitude preconceituosa em relação ao diferente e pode mesmo gerar gestos de incompreensão diante dos modos e comportamentos de outras culturas. [...] A atitude etnocêntrica reduz as diferenças quando define que determinado modelo deve prevalecer. E mais: além de reduzir as diferenças porque não as aceita, elege determinada visão de mundo e de cultura que deve ser universalizada.” O'DONNEL, Julia et. al. Tempos modernos, tempos de sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018. p. 168-169. Qual é o conceito que nas Ciências Sociais é fundamental no estudo do etnocentrismo? Mencione os aspectos que envolvem a análise do etnocentrismo e a construção de estereótipos decorrentes dessa posição.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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