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1(UFPR - 2015)Número Original: 6Código: 6340739

Segunda Fase

Desigualdades sociais no Brasil.g
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Questão de Vestibular - UFPR 2015
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Tomando como referência o livro Os clássicos da política (WEFFORT, Francisco. (org.). vol. 1. São Paulo: Ática, 2006), explique as diferenças entre as análises de Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau a respeito das finalidades do Estado após o estabelecimento do contrato social.


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2(UEL - 2021)Número Original: 12Código: 12907155

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Processos políticos e culturais das relações das populações ameríndias entre si e com a sociedade brasileira moderna .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UEL 2021
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De acordo com Priscila Tapajowara, indígena e ativista: Em nossa cultura indígena, [...] vivemos em comunhão com o próximo. Nós compartilhamos utensílios domésticos, dividimos o mesmo espaço de convivência, em nossas habitações vivem muitas pessoas, o que facilita o contágio de doenças infecciosas. [...] Ao longo da história, [...] nós povos indígenas viemos sofrendo grandes massacres e muitos povos foram dizimados. [...] Outro fator que dizimou povos inteiros foram as doenças trazidas pelo homem branco. Doenças infectocontagiosas, como gripe, sarampo, tuberculose e varíola, [...] foram umas das responsáveis pela redução da nossa população. TAPAJOWARA, Priscila. Disponível em: www.uol.com.br. Com base no texto e nos conhecimentos sobre Antropologia, assinale a alternativa correta. a) A relação entre povos indígenas e povos não indígenas deve fundamentar-se no etnocentrismo, conceito segundo o qual há respeito e compreensão sobre as especificidades e diferenças culturais. b) A expressão “Em nossa cultura indígena”, utilizada pela ativista, afirma que tal cultura é heterogênea e que os povos indígenas estão integrados à sociedade brasileira. c) Nas duas últimas décadas, no Brasil, as políticas indigenistas têm se baseado em ideias evolucionistas e em práticas de tutela e assimilação cultural, visando promover a evolução cultural destes povos. d) Parte dos povos indígenas do Brasil, por suas especificidades culturais e condições objetivas de sobrevivência, está mais sujeita a doenças infecciosas. e) A constituição física dos indígenas, em razão do seu estado de vida natural, garante a eles maior imunidade as doenças infecciosas oriundas de povos não indígenas.


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3(UEL - 2023)Número Original: 7Código: 12907358

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Aspectos sociológicos das relações políticas e econômicas entre o Estado e o desenvolvimento da Ciência .f Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia)
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Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
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A migração e o exílio de cientistas da Europa constituíram uma realidade durante a Segunda Guerra Mundial, pois mui- tos foram considerados inaceitáveis por critérios raciais e ideológicos adotados pelos Estados nazi fascistas. O des- locamento de cientistas ocorre também na atualidade, mas por outras razões, como o baixo índice de investimento, por parte de alguns governos, em ciência e pesquisa, caracteri- zando uma “fuga de cérebros” para potências econômicas como os Estados Unidos. Ao longo dos séculos XX e XXI, as ações dos Estados em relação à ciência e aos cientistas vêm oscilando entre a perseguição política e o investimento financeiro. Com base nos conhecimentos sobre Estado e políticas para a Ciência, considere as afirmativas a seguir. Il. A perseguição política e ideológica a cientistas por parte dos Estados fascistas e nazistas expressa o uso violento do monopólio da força do Estado sobre seus próprios cidadãos e cidadãs. ll. Em Estados democráticos, os cortes orçamentários no financiamento público voltado à ciência e à tecnologia expressam uma decisão de Estado e não de Governo, justamente porque cabe ao Estado uma ação política administrativa para elaborar programas e políticas pú- blicas. II. O Projeto Mãe de Todas as Bombas foi delineado pelos aliados dos Estados Unidos para conter o avanço nu- clear dos países do Eixo, marcadamente o Japão, que passava por grande desenvolvimento científico. IV. O Projeto Manhatan foi o esforço do governo norte- americano para a produção da bomba atômica, após a advertência de Albert Einstein de que a Alemanha es- tava em condições de produzir o artefato. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas | e Il são corretas. b) Somente as afirmativas | e IV são corretas. c) Somente as afirmativas Ille IV são corretas. d) ) e Somente as afirmativas I, Ile Ill são corretas. Somente as afirmativas Il, Ille IV são corretas.


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4(UFU - 2022)Número Original: 81Código: 12917820

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Brasil.b Processos e fatos sociológicos sobre a repressão das comunidades indígenas no Brasil a partir da segunda metade do século XX .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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De 1969 até meados da década de 1970, a Fundação Nacional do Índio (Funai) manteve silenciosamente em Minas Gerais dois centros para a detenção de índios considerados “infratores”. Para lá, foram levados mais de cem indivíduos de dezenas de etnias, oriundos de ao menos 11 estados das cinco regiões do país. O Reformatório Krenak, em Resplendor (MG), e a Fazenda Guarani, em Carmésia (MG), eram geridos e vigiados por policiais militares sobre os quais recaem diversas denúncias de tortura, de trabalho escravo, de desaparecimentos e de intensa repressão cultural. CAMPOS, André. Ditadura criou campos de concentração indígena. Repórter Brasil, 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 set. de 2022. O texto revela um exemplo de repressão das comunidades originárias no Brasil durante a ditadura. A partir de uma leitura antropológica, esse episódio revela a A) consequência de ideais relativistas que ignoravam a diversidade étnica. B) influência de teorias racialistas na tutela de comunidades indígenas. C) tentativa de pacificar indígenas civilizados. D) ausência da resistência indígena em face do poder colonizador.


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5(UFU - 2022)Número Original: 82Código: 12917821

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Processos e fatos sociais da manifestação do racismo no Brasil contemporâneo .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Trazendo um recorte racial, [...] percebemos que pessoas brancas candomblecistas tendem a sofrer racismo religioso somente quando estão paramentadas ou quando assumem publicamente sua identidade religiosa. Por outro lado, no caso da população negra, percebemos que, junto a essa discriminação religiosa, vem a discriminação racial a partir do fenótipo dessa população. RODRIGUES, Ozaias da Silva; NYACK. As múltiplas faces do racismo religioso: reflexões acerca do impacto desse fenômeno em “corpos- macumbeiros”. 32. RBA, 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2022. O texto exemplifica como o racismo no Brasil A) ocorre de maneira implícita, buscando incorporar a diversidade étnica e religiosa. B) envolve a intolerância em relação aos cultos e seitas que não são reconhecidos oficialmente pelo Estado. C) está subordinado à desigualdade econômica, permitindo que a discriminação recaia sobre brancos e negros. D) está disseminado na sociedade, depreciando modos de vida de matriz africana.


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